Quem está conectado
15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 57 em Qui Maio 25 2017, 20:26

Serão meras extrassistoles???!!!

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Serão meras extrassistoles???!!!

Mensagem por lemos-nuno em Sab Jul 09 2011, 00:34

boa noite.. bem resolvi criar um novo post e pedia ajuda a gente que tem as ditas extrassistoles tal como eu.. para tentar decifrar se o que sinto neste preciso momento serao meras extrassistoles ou algo mais...resumindo

ora bem ja tenho extrassistoles supraventriculares a cerca de 1a e meio isto do qual tenho registo do holter, depois de sentir a tal "falha" ou sensaçao de "soco" a mais no coraçao efectuei alguns holters em alturas distintas onde o 1º nao acusou nada apenas 1, e o 2º fiz prepositado pois foi numa fase critica em que as sentia diariamente isto é quase todos os minutos sentia 1 extrassistole (no fundo batimento a mais) como quem tem sabe isto é um desconforto imenso.. e conclusao bateu certo com o cardiologista me disse... 336 penso eu extrassistoles supraventriculares, 1extrassistole ventricular..., e 70% do exame com bradicardia... mostrei isto ao cardiologista e disse-me directamente amigo isto vale zero bradicardia na sua idade nao tem mal o ritmo sinusal apesar de tudo esta normal, essas extrassistoles com um ecocardiograma perfeitamente normal sem lesoes de estrutura nao tem signficado clinico... logo nao o vou medicar e tem duas soluçoes aguentar (coisa fantastica) ou aumentar a ansiolitico.... nao fiz uma coisa nem outro e a verdade tenho fases que nao tenho nem uma... que é o caso desde prai março que sinto uma de longe a longe... CÁ VAI A DUVIDA...

Ora bem certo dia cerca das 23h.. vou-me para deitar normalmente e ja deitado la começam as malditas, ora bem refiro "as" porque nao estou a referir uma nem duas nem 3.... resumindo sentia as dezenas seguidas... parecia que o coraçao nao batia certo nem um segundo ate vontade de tossir tinha... nao entrei em panico tentei controlar as pulsaçoes digo que estavam normais nao ouve disparo nada... bem mudava de posiçao e continuava... a unica salvaçao era quando me punha a pé mas fazia isso paravam... ou deixava de as sentir... esperava uns minutos e deitava novamente e novamente batimentos irregulares sempre sempre era impensavel durmir assim alias nem sabia se seria perigoso ou nao... e pensei bem de pe nao vou ficar a noite toda ou vou ao hospital ou vou tomar ansioliticos a ver se abranda assim fiz.... 1olcadil... e mais tarde meio victan..... bem confeço que ao fim de umas horas aterrei e nao me lembro de ter mais isso...
entrentanto esta noite que passou... nao tenho tido uma semana muito boa a nivel de descanso tenho dormido muito mal... e entao ontem precisamente nesta posiçao sentado na cama senti 3 ou 4 extrassistoles seguidas e la me estiquei e passou... e lembrei-me preciso mesmo de dormir uma noite sossegado e tomei 1/2 victan... adormeci que foi uma maravilha e as 5h30 da manha acordo novamente com as extrassistoles as centenas digo isto porque num minuto nao consigo descrever quantas sentia... mas sei que de segundo em segundo sentia o coraçao bater irregularmente... e ainda estava meio a dormir e pensei isto novamente nao por favor.... la tentei virar-me de barriga para cima e nao resolveu nada... e novamente a pé e pronto deixei de as sentir... tomei o restante 1/2victan que tinha ficado e bem mais tarde deitei-me para o lado oposto e la se foram embora... e consegui dormir... de referir que sempre mantive a calma, nao ouve taquicardias, nem sintomas associados, a unica coisa que sentia era esses batimentos fortes e irregulares e vontade de tossir que isso me causava quando tinha um mais forte...

bem a duvida persiste eu sei que tenho extrassistoles supra etc etc... agora para mim 1 extrassistole como tinha no holter isolada era uma coisa.... assim desta forma pudera ser extrassistoles na mesma??? pudera ser outro tipo de arritmia?? por momentos ainda pensei me vestir e ir ao hospital naquele preciso momento mas o mais certo era meterem-me a fazer um electro e naquele momento dar tudo normal e casa.... gostava sinceramente que me ajudassem se alguem ja sentiu isto, se pode ser algo grave... eu quero acreditar que isso nao seja prejudicial mas ao mesmo tempo é impossivel ficar indiferente pq chegamos a um ponto e penso o coraçao nao vai aguentar e vai parar...
obg a todos e tambem espero de certa forma falar mais sobre isto visto que no forum ainda pouco se abordou mais um dito sintoma da ansiedade ou nao lol... obg a todos que queiram ajudar Wink

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Esses sintomas são de ansiedade e talvez inicio de depressão

Mensagem por zeta em Sab Jul 09 2011, 07:18

Se o cardiologista disse para não te preocupares, então deixa correr...Eu sei que é dificil de aguentar pois já passei por isso, mas se tomares certinho, durante um tempo o 1/2victan de manhã e 1/2 victan a noite isso passa. Mas se realmente não passar consulta um neurologista pede ajuda e lembra-lhe que queres ser tratado e não ficar dopado...para ele não te encharcar com medicação que mais tarde terás de deixar..
Boa sorte
zeta
Moderador
Moderador

Reputação : 122

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Re: Serão meras extrassistoles???!!!

Mensagem por lemos-nuno em Sab Jul 09 2011, 13:16

zeta escreveu:Se o cardiologista disse para não te preocupares, então deixa correr...Eu sei que é dificil de aguentar pois já passei por isso, mas se tomares certinho, durante um tempo o 1/2victan de manhã e 1/2 victan a noite isso passa. Mas se realmente não passar consulta um neurologista pede ajuda e lembra-lhe que queres ser tratado e não ficar dopado...para ele não te encharcar com medicação que mais tarde terás de deixar..
Boa sorte

zeta desde ja obrigado pela resposta... mas estas a querer dizer o que a mim so me preocupa uma coisa... que seja realmente algo grave?? ou que tenha tudo a ver la no fundo com a ansiedade e noites mal dormidas... eu percebo mas como grande parte das pessoas ja me conhece aqui eu tomava 1/2pacinone de manha e 1/3 de triticum a noite depois de mts desmames.... e agora acabei por conseguir deixar o triticum... e tomo o victan em SOS coisa que irei continuar a fazer... estou ao maximo a tentar deixar as drogas.. e como tal nao quero entrar pelo victan de manha e à noite... estou a tomar suplementos para tentar contrariar isso e apenas tomo o pacinone...
agora diz-me ja sentiste exactamente aquilo que descrevi, durante a noite sensaçao de centenas e centenas de batimentos irregulares durante a noite seguidos e que te levantavas e paravam? ou o que tiveste foi apenas aquilo de sentir 1, ou 2 batimentos irregulares de vez em quando e nada mais.... é que isso eu sei pq como disse no holter acusou extrassistoles supraventriculares e sei que nao e grave...e foi confirmado pelo cardiologista... o que estou a tentar perceber é se o que senti nessas duas noites diferentes sao meras extrassistoles em grande quantidade e se elas podem proporcionar assim desta forma...
obg pela ajuda e compreensao:)

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por lemos-nuno em Dom Jul 17 2011, 23:10

bem ao mesmo tempo fico feliz por ninguem ter mais nada a dizer sobre isto ou que tenha sentido isto.... mas ao mesmo tempo triste por nao conseguir ouvir varias opinioes... para tentar chegar a alguma conclusao;) se alguem tiver a dizer algo mais sobre isto agradecia... e mesmo tu ZETA se ja tiveste como eu se puderes ajudar a descrever se algo se identificava com o que descrevi ou se sentias de forma bem diferente... obg a todos;)

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por lemos-nuno em Qui Ago 25 2011, 21:58

boas apesar de pouca gente pelos vistos ter este tipo de sintoma, a mim leva-me a postar pois é realmente o que me leva a exaustao... estou seriamente a pensar procurar um cardiologista embora ja me estejam a criticar.... ja fiz exames etc etc e tudo bem aceito e tento sempre me convencer felizmente que nao tenho nada de mais... mas a verdade é que nas ferias, estes dias sempre estive bem nao tenho tido crises a meses... sinto-me bem... simplesmente volta e meia la sinto varias palpitaçoes seguidas, aquela sensaçao de falha que identificava como sendo as extrassistoles nao tenho conseguido indentificar sinto mais como se fossem varias batidas fortes descontroladas e anormais... o que me leva a ficar stressado depois com medo de algo mais... penso que aqui é este proprio sintoma que me gera ansiedade... a questao é sempre a mesma apesar de os exames darem tudo normal... pelo que sei existem certas arritmias que podem nao ser faceis de detectar e posso fazer exame e ate andar com o holter 24h e nao encontrar nada de nessas 24h nao sentir ou tiver essa arritima... o que leva ao cardiologista a dizer que está tudo dentro do normal... acredito que seja uma arritmia benigna como grande parte delas o são....mas nao deixa de causar medo e desconforto sempre que esteja mais ansioso um bocado... as vezes até e posiçoes estranhas ou a trabalhar distraido... tenho pena de aqui nao conseguir encontrar alguem que me possa ajudar com as suas palavras... de qlq forma obrigado a todos que leram e compreendem

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por JCPVO em Seg Ago 29 2011, 16:55

Boas Lemos,

Eu tb sinto essas falhas como tu dizes...
É de facto também uma das coisas que me faz cair ao fundo, estas bem sem crises e tal, e de repente sente se isto...e pimba recaidaaa..

Já me aconteceu sentir e logo a seguir jogar futebol e olha ainda ca ando...hheehhee

Fazer o k??

Tb já fiz exames,...e nada..

JCPVO

Reputação : 7

Ver perfil do usuário

Mensagem por bichobrabo em Seg Ago 29 2011, 21:08

Lemos, esta é a minha opinião.

Tu tens um problema e por isso te queixas. Mas acho que te deves centrar em assumir a causa do teu problema, que pelo que descreves é psicológico. Depois de teres feito exames e consultado médicos cardiologistas, acho que deves começar a colocar de parte os problemas cardíacos e tentar resolver o psicológico.

E o facto é que ansiedade não provoca morte fulminante. E quanto mais tu desvalorizares esses sintomas, melhor vais conseguir viver com eles.

E além disso, como costumo dizer a mim próprio, morrer não é pior, de certeza, do que ter um ataque de pânico.
bichobrabo
Moderador
Moderador

Reputação : 131

Ver perfil do usuário

Mensagem por lemos-nuno em Seg Ago 29 2011, 23:28

amigos desde já agradeço as vossas opiniões, ajudam sempre a reconfortar e tentar aceitar isto da melhor forma...todos nós temos mais ou menos receio sobre determinados sintomas e a mim embora sem crises de ansiedade neste momento, mas este sintoma a mim deixa-me de rastos como bem sabes isto quando aparece ficamos assustados e com medo que desencadeie algo mais grave talvez porque é um dos orgaos vitais e acaba por nos deixar a pensar o pior... eu acredito que isto tenha a ver com a parte psicologica... mas a certeza que tenho realmente é que no holter a cerca de meio ano acusou extrassistoles supraventiculares e ventriculares...mas o sintoma que tinha quando sentia estes batimentos era diferente do que sinto no presente... e a duvida é mesmo essa se o que sinto neste momento puderá ser na mesma as famosas extrassistoles... no fundo o medo é que tenha alguma arritima mais grave... como nos sabemos embora os electrocardiograma, ecocardigrama e prova de esforço tenha resultados normais, existem arritmias que nao sao faceis de detectar porque nem sempre estao presentes, nao tem hora nem dia marcado... por isso o holter tem é um exame de 24horas e ajuda a aumentar a hipotese de encontrar alguma coisa durante esse tempo... espero realmente que isto seja tudo da minha cabeça e tambem a verdade é que já nao sei mais o que fazer por isso tento descontrair mas a verdade é que por muito que tente quando sinto isto fico revoltado...
agora o que sinto as vezes sao muitas batidas seguidas descontroladas principalmente sentado ou deitado, ou entao parece o coraçao a tremer por instantes... so espero que realmente eu e voces tenhamos razao e sejam um mero sintoma da ansiedade, e como dizes bichobrabo e bem as crises apesar do medo que provocam nao matam... mas estes sintomas sao desgastantes.... enfim... um grande abraço e obrigado por tudo;)

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por tonecas em Sab Fev 04 2012, 13:58

amigo Lemos: compartilho a sua angústia. são sintomas que mesmo que não traduzam nenhuma doença fisica acabam por ser por si próprios uma doença. a ansiedade, sentimento de impotencia e de morte eminente são extremamente desgastantes e diminuem a qualidade de vida. comecei a ter extrasistoles há uns 7 anos. por sorte a mim são raras e pouco intensas e ocorrem de forma isolada. isto até há uns 2 anos e ao recente Holter que fiz ter acusado um "run" de 14 extra sistoles auriculares/supraventiculares (PAC). esta foi a terceira vez que senti um run, o que é pouco e reduz o risco real potencial e o risco pressentido (ajuda-me a relativizar a situação). o que é estranho é que este run as vezes que o tive foi na cama, ao acordar e ao estar com o corpo virado para o lado esquerdo e a cabeça e tronco para cima ou lado direito e em perfeito estado de descontração e ritmo cardiaco. as extrasistoles isoladas que vou tendo sao normalmente auriculares e raramente ventriulares. penso até que haverá diferença nos sintomas. as auriculares tendem a produzir um efeito mais de retirada rápida de ar do peito, como se fosse um furo rapido, e a ventricular mais uma batida forte e paragem do batimento do coração, como se o coração desse uma pequena cambalhota no peito. no meu caso notei uma "evolução" no sentido das extrasistoles auriculares e o recente holter parece confirmar isso com 25 individuais e uma ventricular. é reconfortante saber que são poucas e que ocorreram numa fase em que tenho andado extremamenrte ansioso o que leva a acreditar que se trata mais de resultados se stress+ansiedade+pouco dormir.

pelo que conta parece estar a ter "runs" de extrasistoles. seria bom que conseguisse registar isso num holter para saber a origem e se há alguma alteração electrica. se estiver a atravessar um periodo de mais ansiedade e de maior frequencia de extrasistoles peça o mais rapido possivel um holter. até hoje os meus ECGs, provas de esforço, ecocardiograma (vou fazer outro agora ao fim de 5 anos em que fiz o primeiro e unico) e holteres nunca acusaram nada, para além de 1 extra sistole ventricular. já fui tambem ás urgencias em 2 episodios em que sentia uma extrasistole a cada batida normal que nao passou ao fim de 10 minutos. claro que quando cheguei às urgências já as extrasistoles eram escassas e nada me foi detectado (apesar de ter sentido uma ou outra!!). todos os médicos apontam como causa a ansiedade. ao todo já conto com as mesmas opiniões vindas de 4 cardiologistas e 2 médicos de clinica geral e um psiquiatra/psicologo Smile. mas o facto de tanta gente contar que foi muito dificil até descobrir que tinham realmente alguma arritimia de fundo e o facto de não se conseguir ter 100% de certeza que não há problema nenhum faz-nos estar sempre de sobressalto e a remoer o assunto. o mais terrivel é que tendem a ocorrer quando estamos a descançar e a pensar que estamos calmos Neutral

dando uma de cardiologista diria que tem episodios de extrasistoles auriculares: paroxistica ou flutters/taquicardia auricular
www[.]manualmerck[.]net/?id=42&cn=625&ss=

nao estou a tomar medicação actualmente excepto um zolipdem para dormir, após ter andado 2 anos a tratar de uma depressão (as extrasistoles já vêm de trás). ando há 1 mês com uma ansiedade enorme (provavelmente resultante de uma descontinuação de medicamentos demasiado rapida), que até me lava a ter dores de costas dada a tenção permanente mas tenho resistido a tomar medicação para a ansiedade. não sei se compensa o desgaste psicológico e fisico mas queria ver se não ficava dependente de drogas ainda relativamente novo Sad
pelo que contou também não está a tomar medicação em excesso de modo que eu até aconselhava a manter a medicação ansiolitica. ajuda bastante e acho que vou ter de recorrer mesmo ao mesmo pois está a ser muito complicado controlá-la.

uma coisa que um amigo me disse e que tem muita verdade: para se ter conhecimento é preciso saber lidar com ele. senão resta-te ter confiança na opinião de terceiros. a ignorância é muitas vezes uma benção.
e de facto assim é. quanto mais leio sobre isto mais me assusto. o melhor é não ligar e acreditar que não há nada demais. o que poderá ser pior: morrer ou viver sobre medo constante?

abraço e força!

tonecas

Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por lemos-nuno em Sab Fev 04 2012, 17:02

tonecas... desde ja agradeço inteiramente o teu testemunho... como dizes eu ja visitei 2cardiologistas diferentes, varios medicos de clinica geral e inclusive um arritminologista onde peguei em todos os exames que continha e lhe mostrei... Realmente ele baseado no que descrevo diz que não havia necessidade de estudos, o que tenho sao meras extrassistoles.. e que esses 3episodios que tive durante a noite era importante se voltar a acontecer recorrer um a um hospital e tentar pedir naquele instante um ECG a fim de ver se apanha alguma anomalia... Como diz que sinto isto de longe a longe é quase impossivel detectar seja atraves de um holter, electro ou eco... Para ja nao me devo preocupar... A verdade é que tive esses 3 episodios em periodos de extrema ansiedade, altura em que anda separada da namorado e tomava medicaçao para tentar controlar mas acho que á noite tinha essas descargas... O que consideras esses "RUN" uma sensaçao de batidas repetidas seguidas??? entao tambem ja chegaste a sentir isto? e no momento em que te levantavas elas desapareciam? é que deitado nao conseguia star mas no momento em que me levantava passava... Para ja nao me deram motivos para preocupçaoes mas como tu bem sabes isto é muito dolorosa e assusta muito realmente e pensamos sempre o pior.... Tambem é verdade que quanto mais lemos pior é... Por isso ja ouvi a opinao dele e todos os anos tento fazer os exames a ver se estao normais... estando tenho acima de tudo de confiar no que os cardiologistas me dizem.... abraço e obg

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por tonecas em Sab Fev 04 2012, 17:38

o "run" é o termo usado no holter para indicar uma série de extrasistoles sem uma batida normal a intercalar. penso que acima de 3 é um run e é um evento mais preocupante embora também pelo que li não queira dizer nada demais em geral. curiosamente, este run é algo de que não me queixo! simplesmente não liguei as raras vezes que os tive (ou senti!). aconteceram sempre de manhã ao acordar e demoraram uns 3 segundos (este no holter ficou registado como 14 extrasistoles e uma frequencia cardiaca de 150 bpm, o que quer dizer que terá durado uns 6 segundos - o que não sei como é possivel pois a ideia que tenho é que passou só uns 3 ou 4 segundos no maximo). o que se sente num run é as batidas muito rapidas do coração mas não são batidas normais mas sim como sopros ou borboletas a mexer no coração. o mais estupido é que agora sim após ter detectado isto no holter é que fiquei mais preocupado! até agora o que me incomodava mais eram as extrasistoles isoladas que me vão aparecendo, a qualquer altura e que nunca tinham sido registadas. nem sei se fiquei melhor ou pior em saber Smile

não me acontece particularmente na cama. e a melhor forma que tenho quando sinto mais extrasistoles seguidas (sem ser um run) é mexer-me e "stressar-me". é como se o susto normalizasse os impulsos cardiacos. parece ridiculo mas a minha experiencia mostra-me isso e até me parece fazer sentido pois um susto provoca uma descarga de adrenalina no corpo que tem influencia no sistema nervoso. qq posição em que me ocorra a extrasistole ajuda-me mexer-me. se for na cama basta-me mexer-me e assustar-me um pouco Neutral

uma das coisas que me ajuda a relativizar a situação é constatar que tenho mais extrasistoles quando durmo menos (e/ou deito-me tarde) e/ou ando mais stressado. e sempre que abuso nestas coisas já sei que pouco tempo depois vão surgir as extrasistoles e normalmente quando parece que estou mais relaxado! tipo a ver televisão no sofá completamente relaxado e um ritmo cardiaco baixo.

uma coisa que não consegui perceber até hoje é o facto de ser matematico ocorrer-me extrasistoles se estiver deitado a ler. por causa disso deixei há uns poucos anos de ler na cama. o facto de ter de ficar coms os braços meio levantados para ler, ou indo-me ponto em posições "tortas" para descançar da posição deitado de leitura parece que provoca as extrasistoles. não consigo arranjar nenhuma explicação "cientifica" para isto... e pelo menos conscientemente, não estou a pensar nelas nem em nenhum problema. simplesmente surgem esteja ou não tranquilo.

estou á espera de consulta para que o cardiologista interprete os resultados do Holter e diga de sua justiça. espero que sejam boas noticias... neste momento boas noticias para mim já é o médico dizer que não há nada fisiológico de relevante, mesmo que não consiga explicar porque isto acontece ou garantir-me que não vou ter alguma complicação...

tonecas

Ver perfil do usuário

Mensagem por lemos-nuno em Sab Fev 04 2012, 18:40

engraçado mas identifico-me perfeitamente naquilo que sentes, e ate hoje confeço que de todas as pessoas que tèm isto é aquele que em termos de posiçoes em que sente etc está mais em sintonia comigo... Posso te dizer tambem eu tinha o vicio de me encostar na cama ou no portatil ou a ler e passado uns minutos de um momento para o outro sentia 3ou 4 seguidas o que parecia obrigar-me a esticar o externo e parecia que aliviava aquela pressao... Normalmente so as sinto ou sentado, principalmente debroçado ou deitado.... De pé muito raramente as sinto as vezes que sinto sao em mudanças de posiçao repentinas, por exemplo vestir um casaco muito rapido e esticar o braço esquerda e torçer o corpo as vezes sinto mais em efeito de dor tipo espasmo... Realmente as vezes que senti isso posso te dizer que nao foram 6segundos.... mas sim bem mais, e nao se prolongava porque realmente a tosse como sentia esses batimentos deitado e mts mts seguidos dava-me vontade de tossir e obrigava-me a por a pe e so nesse momento a que passava, se me voltasse a deitar voltava... Ja nao tenho esses episodios à mais de meio ano.. Logo nao estou muito preocupado mas se isso voltar algum dia vou a um hospital tentar fazer um electro naquele momento a ver o que puderá ser.... Outra questão importante que estive a falar com o arritminologista... é o facto de ter uma gastrite cronica, isso pode ser uma das causas para as extrassistoles... e normalmente se eu por exemplo abusar muito de molhos, temperos alcool etc ando à rasca e nos dias seguintes tenho mts mais extrassistoles... O dor tambem me falou que nos nao somos todos iguais e o facto de o esofago passar a escassos 3mm da auricula direita esses problemas gastricos que eu tenho podem ser a razao para me dar uma sensaçao de aperto e me causar essas extrassistoles seguidas so quando estou sentado ou deitado... Outra coisa que eu fiz foi nesses episodios atraveis da arteria ver os batimentos e apesar de estar a sentir aquilas falhas o ritmo cardiaco estava normal nao existiu nenhuma taquicardia nem nada... Apesar de tudo sem duvida que eu queria realmente saber o que foi aquilo... Agora o importante é os cardiologistas me dizeram que estruturalmente tenho um coraçao saudavel e ja apanhado num holter tive 200 e tal extrassistoles em 24horas e supra ventriculares das menos perigosas... e essas eu sei idenficar noralmente o sintoma.... O que me falta defenir é esses tais "RUN" que falas mas que segundo o arritminologista apesar de sentir isso em escassos momentos pode nao ter nada de grave.. e assim espero sempre que seja...

Sem duvida e outra coisa que e´certinho... Se passar uma noite sem dormir ou estiver super ansioso é certo que irei ter uns dias proximos terriveis de ansiedade e extrassistoles... acho que sem duvida temos algo em comum, embora as extrassistoles no teu caso sejam em locais diferentes...

abraço e vai dando novidades mesmo o que o cardiologista te disser é sempre importante para irmos esclarecendo isto visto que nem toda a gente sente isto

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por tonecas em Sab Fev 04 2012, 19:49

por acaso nao sabia que existia uma especialidade de arritmiologia Neutral só consultei até hoje cardiologistas. fizeste algum exame especial com o arritminologista?

quandos sentes as extrasistoles elas são isoladas apear de muitas ou são seguidas? isto é, sentes o salto, sopro, ou outra sensção e depois uma batida normal, seguido de outro salto? ou sentes salto, salto, salto, batida normal,...? e as extrasistoles são rapidas e várias por segundo, com o coração a palpitar rapidamente no peito? e por quanto tempo as sentes?

partilho também da mesma causa para as extrasistoles. normalmente acontecem-me sentado e especialmente quando faços movimentos que obrigam de alguma forma a alterar o ritmo cardiaco quando estou muito calmo. a situação do braço esquerdo também a partilho! é devera intrigante. noto que se estiver deitado e ao fins de uns minutos movimentar o braço esquerdo ou se estiver com ele com a mao a apoiar a cabeça na cama me provoca as extrassistoles (sempre isoladas, sem run)

no caso dos runs nunca medi o pulso mas o Holter parece que indicou pulsação de 150 bpms

tonecas

Ver perfil do usuário

Mensagem por lemos-nuno em Dom Fev 05 2012, 00:16

boas eu descobri este arritminologista recentemente no Porto por intermédio de outra pessoa que tambem tem uma arritmia... Sim é uma especialidade, e enquanto um dito cardiologista pode desvalorizar aquilo que sentes este estuda a parte electrica e em caso de duvidas podes bem ter de fazer exames mais complexos... No meu caso com dezenas de exames como provas de esforço, electros e ecos normais e apenas um holter que acusou as 200 e tal extrassistoles supraventriculares em 24horas nao achou necessario fazer qualquer estudo agora se realmente aquelas sensaçoes da noite fossem mais persistentes podia ter que se fazer um estudo mais complexo como meter um cateter no coraçao, ou holter de 15dias... exames mais complicados afim de perceber os desturbios electricos...
Agora por partes, aquilo que eu digo sentir quando tenho uma extrassistole supraventricular isolada o que sinto é uma snsaçao de falha ou batida mais forte seguida de uma batida normal e normalmente sao isoladas... posso ter ate de 2em 2min mas nunca sempre seguidas.... ás vezes sinto de outra forma como se se me agachasse ou stivesse curvado para a frente e senti-se 4, 5 pulos mais fortes como se fosse tipo tremer naquele instante mas nao tenho qlq sintoma associado a isso... O coraçao parece bater normal mas com esses pulos.... Depois normaliza....
Tambem sinto de vez em quando um pulos fortes em determinado ponto do coraçao e isolados apenas 1 ou outro...
E essa sensaçao que ja tive à noite bem diferente que é como se sentisse o coraçao a tipo vibrar e me da vontade de tossir... e me obriga a mexer e levantar para normalizar porque me deixa á rasca mesmo.... Para veres estava a dormir bem descansado e cheguei a acordar com isso logo é muito desconfortavel... parece que sinto o coraçao com varias batidas irregulares, descompassadas e mais fortes... sao sensaçaoes mt estranhas.... confeço que as ditas extrassistoles isoladas nao me assustam apesar do desconforto no momento até porque como ja sei o que isso é desvalorizo... agora por descobrir esta o que realmente tenho quando sinto o resto durante a noite...

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Oiiii

Mensagem por Patricia21 em Dom Fev 05 2012, 01:29

Olá Nuno... Bem já vi que já andas de volta das tuas extrassistoles eu vou te dizer sinceramente a minha opinião. Sempre ouvi dizer que a unica coisa que não tem cura é A MORTE e estou de acordo. Sinceramente não acho de forma alguma normal o que sentes no coração aconselho te a ires a um cardiologista privado do melhor que possa existir e te queixares mesmo nem que tenhas de chorar e nunca digas que sentes isso e que ja foste a varios medicos se não ele diz te igual e come te é o dinheiro e xau ate amanha... no minimo que lhe podes dizer é que foste pela tua medica de familia fazer um holter e acusou e descreves ma que tem vindo a piorar passas noites mal dormidas etc etc... certamente que ele te vai ajudar tem de haver algo para tu poderes ter qualidade de vida porque como o meu psiquiatra diz quando me vou abaixo: assim não é qualidade de vida e tens de tomar meicação para teres qualidade de vida porquue tens direito a ela, eu quero dizer que temos sempre neste mundo alguma coisa que se tome para poderemos ter uma vida normal.
O meu padrasto andava cheio de dores na coluna fizeram lhe um exame a coluna e nada receitaram lhe medicamento para as dores e nada ele ja quase não andava mesmo a conduzir tinha de parar o carro varias vezes porque as dores da coluna atacavam lhe a perna e ele não conseguia conduzir com dores ando assim mt tempo.... Até que foi ao Porto a um dos melhores medicos que se relaciona com essa área e descobrir que tem 2 elos da coluna desfeitos Shocked já não pode fazer nada quanto a isso mas receitou lhe uns comprimidos milagrosos e ele hoje esta optimo não tem dores absolutamente nenhumas. Por isso te digo investe algum dinheiro e vai saber disso a um bom cardiologista porque tem de haver solução para ti acredita em mim Smile

Beijinhussss vai dando noticias

Patricia21

Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por lemos-nuno em Dom Fev 05 2012, 13:13

Ola patricia desde ja obrigado pelo teu comentário... Agora é o seguinte este post tinha algum tempo, criei-o na minha fase de desespero de imensas extrassistoles ou la que tinha no dia a dia e nao arranjava realmente forma de combater e vim aqui desabafar mais uma vez... Só que apesar de todos termos sintomas mt parecidos este nem toda a gente o tem, e este nosso amigo "tonecas" deve ter lido e identificado e me respondeu e deu o seu parecer e agradeço porque apesar de anda numa fase mais calma isto nao me largou e deve ser tipo a maldita ansiedade pode melhorar mas desaparecer nunca... E estavamos a trocar ideias recentes agora...
Quanto ao que aconselhas não sei se les-te eu ja fui á 4anos para ca atençao desde a 1a crise, 2cardiologistas atençao um deles considerado dos melhores do hospital de guimaraes, o qual me fez os 1ºs exames onde conlcuiu que nada tinha no coraçao de anormal, nesta fase ainda nao tinha as malditas, elas vieram passado 1ano... E o 1º grande episodio que tive destas malditas foram no dia após uma consulta de psicoterapia que me levou aos extremos na tentativa de descobrir o que causou este disturbio todo... E realmente a psicologa na altura avisou-me que poderia sentir algumas coisas anormais... é verdade nesse sabado andei aflito era de 10em 10 segundos tive centenas daquilo que na altura nem sabia o que seria.... Lá lhe liguei aflito a dizer o que sentia e ela disse pedro isso é normal apos o esforço que fizemos, nos proximos dias isso vai à vida... e assim foi...
Mas passado uns tempos voltou sem causas aparentes... Cheguei a ir novamente visitar esse dr. o qual me explicou que é normal da ansiedade, com muitas duvidas e como conhecia o meu caso desde o inicio fui a outro cardiologista, e atençao sempre particular nao em hospitais... Ele viu os exames e disse exactamente a mesma coisa, e perguntei o porque de sentir isto?!!! ele disse existe gente que os tem e nao sente, gente como eu que os sente e se torna muito desconfortavel... Soluçoes? 1 delas seria aumentar-me o ansiolitico coisa que segundo ele nao deveria fazer, 2 tentar tomar um beta bloqueador mas que so em casos mais graves em que se têm milhares a que acoselham e ainda tenho a questao de ter bradicardia o meu ritmo ando em repouso anda pelas 48bpm o que poderia baixar ainda mais e ai ser preocupante.. e 3 soluçao aguentar!!! eu optei como é obvio dentro do possivel a 3opção...
Bem passaram uns tempos e isto sinto que é por fases normalmente tenho mais batimentos ou em alturas que ando ansiedade ou estando calmo dentro dos normais, de setembro a março normalmente pelo que sinto ando pior....
Agora este final de ano andava com dores fortes tipo espasmos batidas irregulares de diversas formas e este final de ano resolvi ir segundo sei a um grande especialista para teres noçao fui em dezembro ao especialista e num dos locais onde ele atendia hospital da arrabida a vaga mais proxima que tinha era só em março... Bem la consegui por outros meios num dos locais onde ele atende...
E fui a um especilista (arritminologista) onde levei exames que ja tinha feito aos meus queridos 16anos levei tudo tudo...
Nao menti disse que tinha tido uma crise forte de ansiedade mas que estava estavel e bem, e ele nem falou sequer nisso... Viu exame 1 a 1 tirou todos os dados que precisava e me deu o parecer tecnico dele, que estruturalmente o coraçao é saudavel está mais que provado, que o holter acusa as tais extrassistoles supraventriculares que valor clinico por si so nao tem, ritmo cardiaco baixo acha normal dentro da idade que tenho, e que nao existem motivos para fazer exames evasivos nesta fase... Apenas se notou que ficou curioso relativamente aqueles episodios onde relato durante a noite acordar cm dezenas e dezenas de falhas e isso ele pediu para se voltasse a sentir realmente fosse a um hospital e fazer de imediato um ecg afim de tentar apanhar algo palpavel onde ele depois pudesse fazer alguma coisa... Isto porque segundo ele arritmias por vezes sao dificeis de descobrir com exames regulares mesmo o holter em 24h pode nao apanhar nada podes-te sentir bem nessas 24h e nao ter nada e leva-os a induzir em erro... Para isso precisa ter algo... Voltei a questionar se nao seria melhor fazer um estudo mais complexo, mas voltou a frizar que nao se justificava até porque esses exames onde levam cateter ao coraçao etc tambem tem o seu risco curto mas tem, e so se fazem quando realmente existe provas que algo nao esta bem... Penso que apesar de existir as tais fases que ando de rastos e isto me deixa "borrado de medo" tenho de confiar num homem que apenas estudo a parte electrica do coraçao e estou ciente que tenho 27a e às dezenas de exames que levei e esteve a ver 1 por um... se corresse algum risco ele certamente nao iria arriscar e ficar na duvida...
Apenas me disse uma coisa que nao fiz, deixar de tomar os produtos naturais porque é contra isso nao sabe se sao feitos os devidos controles ao produtos e nao sabe se realmente aquilo que metem la sao ervas sao la o que.... mas ai acabo por discordar porque claro sao medicos e para eles a vertente que cura sao quimicos, produtos naturais nao deve ser o forte deles digo eu...
Agora como tu dizes e bem para morrer so basta estar vivo, e nao sei o meu futuro como ninguem o sabe, poderei ate morrer disto, á gente que infelizmente ja morreu sem ter nada como eu... Agora eu como tenho sintomas estou a levar á exaustao tudo o que posso saber sobre isto mas tambem nao vou meter na cabeça que tenho de encontrar uma opiniao que me diga tens algo grave e teras de ser operado corres risco de morrer... Se nao acreditarmos em especialistas com casos super complicados que encontram como vamos puder fazer algo na vida?!!! Mas é como tudo ele proprio diz o nosso coraçao é um musculo muito intelegente, mas como sabemos existem boas maquinas que tambem param, e isto penso que ainda ninguém nasceu para explicar o porque de existirem pessoas super saudaveis, com coraçao bom sem tensao sem nada e ter uma paragem cardiaca e outros terem arritmias tensoes fumar, alcool e andam ai... é como digo assusta-me nao digo que nao é algo que so quem sente pode explicar, mas acabo por nesta fase pelo menos ter de saber viver com isto o melhor possivel...

beijinho patricia e obrigado por tudo Wink desculpa la o testamento lol

lemos-nuno
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pablito em Ter Fev 07 2012, 22:51

Boa noite...sou novo por aqui mas vou deixar o meu comentario.

Nuno o que esta a aconteçer ctg ja aconteçeu cmg e continua a aconteçer com menos frequençia..
Fui a 3 cardio e todos me disseram que tinha um coração a 100%, fiz 2 ecocardiogramas, um diferente do outro, teste de 24h holter e prova de esforço.
Ia imensas vezes ao hospital, com os mesmos sintomas que tu tens e mais alguns, 1º coisa que disseram foi logo que era ataque de anciedade, depois de muitas idas ao hospital e muitos ecg´s feitos la acusou extra sistolia ventricular, mas do numero de vezes que fui ao hospital so em 2 ocasioes o ecg mostrou essas extra sistolias..depois disso fui fazer uma data de exames que ja mencionei, ou qual eu ja andava com "medo" se juntou insuficiencia minima nas 2 valvulas do coração detectada num ecocardigrama, resultado disto mais medo e prencipio de depressao, fui medicado, fiz o desmane e fiquei fino...tirando a parte de continuar a sentir as extra sistolias que me continuam a acompanhar durante o dia as vezes com a ansiedade a querer a dar sinais de si..
Como tmb falaste que tinhas um problema de esofago, o que te disseram a ti, foi o mesmo que me disseram a mim!
Recentemente descobri que tinha uma esofagite, entao o medico que me fez a endoescopia alta ao eu lhe falar sobre a extra sistolia, ele disse que como o esofago fica "coladinho" ao coração, e como inflamaçoes a nivel de esofaso e estomago, fazem com que o esofago tenha espasmos, as vezes ate podemos confundir a extra sistolia com o espasmo do esofago...
Nao me vou alongar mais, alguma questao a nivel da medicação que tives e sintomas etc.. estas a vontade..
abraço

Pablito

Ver perfil do usuário

Mensagem por tonecas em Qua Fev 08 2012, 20:17

olá Pablito. obrigado pelo teu testemunho. no meu caso a endoscopia deu tudo bem, apesar de ter passado por umas fases com refluxo e de ter eliminado a maldita epilori do estomago.

fiz hoje o ecocardiograma e felizmente está tudo bem. veio mesmo a calhar pois tenho estado com a ansiedade no topo. falta agora a avaliação pelo médico do run de extrasistoles que detectou no holter... às vezes começo a pensar que estou a inventar uma doença à força, pois os exames, graças a deus, esses vão dando sinal de que tudo está ok. eu diria que isto é uma doença em si mesmo. e eu não me considero uma pessoa hipocondriaca ou piegas, como está na moda dizer-se. mas por mais opiniões profissionais que se tenha de que não há nada de mal o facto é que ninguem consegue dizer a 100% que também não haverá problema nenhum. o facto de ninguem saber explicar ao certo porque isto acontece é assustador. é muito mais fácil gerir ou explicar dores no estomago ou intestinos por consequencia de ansiedade/sono/depressão. os sintomas no coração são de longe mais destabilizadores.

tonecas

Ver perfil do usuário

Mensagem por tonecas em Qua Fev 15 2012, 21:34

uma actualização do meu caso que pode ajudar outros. fui hoje ao cardiologista para analizar o holter e ecocardiograma e dsse que não há nada de mal. realmente o run é a uncia coisa mais preocupante mas não há nada de errado que se veja pois as extrasistoles são bastante comuns e a maioria das pessoas têm-nas muitas vezes sem saber. disse que só se tiver muitas vezes isto, diariamente e causar desconforto se pode pensar em medicação ou outros exames. é curioso como o sintoma menos normal foi o que menos me preocupou até agora, pois para além de ser muito raro sempre achei que fosse algo relacionado com algum espamo muscular. realmente, a ignorância é por vezes uma benção. resta-me tentar ignorar isto que é o mesmo que aconselho a todos. abraços

tonecas

Ver perfil do usuário

Mensagem por tonecas em Seg Fev 20 2012, 22:28

mais algo que pode ajudar outros, ou pelo menos vou ver se me ajuda a mim Smile

fui hoje a um uma consulta de arritmologia seguindo a ideia dado pelo amigo Lemos e a conclusão foi a mesma: para não me preocupar, que não se vê nada de mal e para praticar exercício. algumas confidências interessantes: há pessoas com 30 ou 40 mil extrassistoles por dia e em desportistas de alta competição. há pessoas com milhares de extrassistolese sem que haja nada de errado ou seja sequer necessário medicação. no entanto, um run de extrassitoles não é assim já tão linearmente tranquilizador, pelo menos a julgar sempre pela reacção dos especialistas quando as encontram, mas continuam sempre a referir que desde que não haja nada de errado na estrutura do coração e não se detecte nenhuma arritmia de fundo no coração e que os episódios sejam contidos e não causem incomodos de maior tb é de não ligar.

tonecas

Ver perfil do usuário

serao meras extrassistoles...

Mensagem por zeta em Ter Fev 21 2012, 09:37

Oh pessoal, vocês continuam á procura de resposta para essas crises de ansiedade, e isso, na minha opinião não vos ajuda nada. Se o médico diz para não nos preocuparmos, porque é k havemos de procurar mais motivos e causas para preocupações? È que preocupações geram nervosismo e este por sua vez ansiedades...Vivam a vida e tentem aceitam que somos ansiosos e até já conhecemos os sintomas, temos que k deixa-los "passar" e passar não é deixar de sentir mas aceitá-los como um peso para a vida e deixar correr...
zeta
Moderador
Moderador

Reputação : 122

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Re: Serão meras extrassistules???!!!

Mensagem por Visionario em Ter Mar 27 2012, 21:44

Nuno, este é um topico interessante e que posso partilhar alguma coisa contigo.
A sensação que descreves assemelha-se a um aperto intermitente no peito, que aperta e suaviza de imediato é mais o menos isto correto? eu tenho desde miudo, e o que me leva a querer é que é de nossa natureza, isto é um sintoma certamente de ansiadade, no meu exame acusou cento e tal extra sistules que de inicio me deixaram preocupado, mas depois fui esclarecido, por exemplo: em 300 e tal mil batimentos em 24 horas ocorreram apenas cento e tal extra sistules.

A ansiadade é de facto uma patologia muito muito interessante, tao interessante que a ciencia não sabe porque ela se manifesta, porque fica e nao vai embora, porque da crises e como pode ser travada. A meu ver não lhe dao é muita importância talvez porque nunca ninguem tenha morrido dela, o que me leva a querer é que a ansiadade mexe de facto com o coração, mas sera um problema psicologico? Quanto aos apertos eu ainda os tenho, e nem no desporto me incomodam.

Visionario

Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem por tOOmates em Qua Fev 06 2013, 12:13

Bom dia. Apesar de fazer quase um ano desde a ultimo post, vou comentar a minha experiência pessoal. Há uma semana para cá que tenho tido episódios estranhos de espasmos que me provocam tossir e que alteram quase "insignificativamente" os meus batimentos cardíacos. Tenho um historial de episódios de ansiedade desde á 6 anos, com uma ida para as urgências e internamento desde à 6 anos com uma taquicardia supra ventricular que após a mesma foi-me detectado um pro-lapso da válvula mitral muito ligeiro, quase inexistente e sem qqr impacto na vida diária do meu coração. Depois de andar nos últimos 3 anos sem qualquer crise grave, eis que me volta a acontecer uma situação desagradável e que me esta a intrigar. Subitamente sinto um espasmo ligeiro quase como uma "vontadinha" de tossir que me altera o batimento tipo: tum.tum.....tum.tum.....tum.tum......................tum...........tum.tum.. .
Noto também que se forçar a tosse para aliviar este sintoma. Ressalvo também que ando mais ansioso esta ultima semana. Ontem fui ao Hospital S. Franciso Xavier, passei la 8 horas, fiz Radiografia, electrocardiograma e analises e os resultados foram normais. De salientar que no período em que diz o electro tb nao me deu essa súbita vontade de tossir, dai nao ficar nada registado. O médico quando me entregou os exames nem olhou para mim e nem quis tentar perceber o que estava a sentir. Ao fim de 4 horas de espera para ser atendido, entre palpitações e ansiedade, e ataques de pânico, estava a desesperar já por ser atendido. Valeu me um segurança que percebeu o meu estado e foi la meter uma "cunha". De notar que os hospitais públicos estão uma vergonha, pessoas de idade à espera 9 horas largadas a um canto, na sala de espera....enfim... .
Próxima sexta tenho consulta no Médico de Família que tem seguido o meu estado. De todos os exames que ja fiz, electro, holter, dopler, eco, nada de relevante surgiu mas a sensação que temos quando nos dá uma crise destas é de tal forma dura e intensa que nos deixa quase fora de nós, rendidos à vontade do nosso coracao ansioso. Tomo Inderal 20 mg e Paroxetina 10 mg à quase 5 anos. Fiz o desmame das quantidades mas ainda não me sinto suficientemente forte para deixar até porque qdo não tomo por esquecimento ( Já aconteceu ) percebo logo que tenho o coração mais acelerado e o meu estado de "alerta" em dobro. O episódio de ter estado internado com uma taquicardia depois de um jogo de futebol, em que senti um espasmo forte no peito e pensei que fosse morrer, sendo levado de urgência pelos meus pais, com o coração a mil e a pensar que seria desta que iria, sem duvida que me marcou, e iniciou este percurso que tem vindo a ter até hoje. Tenho 29 anos, vivo efusivamente as emoções ( Sou treinador de futsal...) e acreditem que temos de aprender a viver com isto. Ontem mesmo estava a trabalhar ( trabalho numa multinacional para alem da actividade de futsal ), comecei a sentir estes espasmos e tive de sair e arrancar com o carro até ao hospital porque não estava a aguentar pensar que estes batimentos estavam alterados e o que poderá acontecer. E sei que estavam alterados porque fico em alerta, fico a senti-los...talvez fruto do que vivi no passado em relacao a estes episódios.

Relativamente ao espasmo que sinto, também tenho muitas vezes refluxo gástrico e como o esófago esta colado ao coração pode eventualmente provocar esta ligeira alteração. Tal como disseram anteriormente, quando fazemos exageros ( Álcool, molhos, comidas fartas ) ficamos mais sujeitos ao refluxo que pode originar pequenos "eventos" no esófago que demoram a passar e que dão este tipo de espasmos.

Estou a começar a tomar pantoprazol e confesso que neste momento quando sinto aquele pico entre tossir e nao tossir, tusso com força e parece que alivia a sensação durante algum tempo e as respectivas batidas irregulares.

Hoje parece-me que será só uma tosse que estará a despoletar esta situação.

Ontem parecia que o meu coração estava a dar de si...

A ansiedade trabalha-nos as voltas amigos....

Força a todos.

tOOmates

Ver perfil do usuário

Mensagem por Visionario em Qui Fev 07 2013, 09:31

Ola tOOmates

Algumas coisas que descreves são me familiares, disses-te que fizes-te um holter 24H certo, bem penso que este exame é dos melhores a fim de despistar qualquer arritmia maligna pois resgista milhares de batimentos cardiacos e daí ser feita uma analise mais conclusiva. Eu tambem tenho extra sístules e sinto-as todas, quando ando mais ansioso elas aumentam, mas já fiz exames e esta tudo bem, continuo a praticar desporto, tambem tenho espasmos de tal forma que aqui há pouco tempo até me fizeram suar era uma dor tao forte... já fui observado por medicos da "nossa" medicina convencional e por especialistas em medicina chinesa. Todos partilham a mesma opiniao. A diferênça é que uns dou-te umas pastilhas e outros espetam-te umas agulhas mas no entanto o pessoal da medicina chinesa sempre me deram mais atenção e falaram mais abertamente comigo.

Eu tenho um tio que para além de sofrer de ansiedade relata os sintomas da tosse tal e qual os teus mas no entanto fez exames e apesar de fumador esta tudo normal. Eu tenho a opiniao que o problema em si é igual para todos mas no entanto todos nós passamos fases da vida diferentes e temos formas diferentes de lidar com o problema.

Eu recordo-me quando um médico me disse que estava com hiperreflexia, nessa altura não tinha controlo sobre o meu estado emocional, tremia como uma vara verde e tinha os mais variados sintomas, eu parecia que via fantasmas em todo o lado.
Receitaram-me alprazolam e sertralina mas depois disso ainda fui mais duas ou tres vezes parar ás ugencias dos hospitais, e andaram-me a alterar a medicação e acrescentaram-me mais medicamentos até que ao fim de uns longos meses de toma os sintomas não desapareciam, entao fiz o desmame adequado e parei de tomar. (Nunca mais tomei o que fosse) nem um victan para controlar algum ataque esporadico. Esta tudo na nossa mente!

Aceitei a ansiedade como um sintoma natural e lido com ela de forma natural não com quimicos. Aprendi tambem a ignorar o problema, quando vives obsecado com algo então é muito dificil, da mesma forma que o pensamento positivo faz o contrario.

Visionario

Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem por inesr em Qui Fev 07 2013, 18:21

Pavra-chave: Neurose Cardíaca

Boas,
Bom, j’agora também deixo o meu testemunho para futuros visitantes deste tópico.

Eu tenho extra-sístoles desde criança (há 15 anos). Comecei a senti-las na disciplina de Educação Física e durante imensos anos vivi com elas sem me preocupar e sem nunca fazer exames ao coração, porque nunca achei que fosse nada de grave e porque não eram muito frequentes.
Uns anos mais tarde, quando houve um boom de noticias em Portugal de jogadores de futebol que morriam em campo com paragens cardíacas - que se iniciaram no seguimento da morte do Miklós Fehér - eu comecei de repente a preocupar-me exageradamente com o meu coração e a achar que, também eu podia morrer subitamente por causa das minhas arritmias.

Andei ansiosa durante alguns dias até ter um ataque de pânico. Depois disso os meus dias tornaram-se num inferno. Comecei a sentir imensas extra-sístoles (umas mais leves, outras mais acentuadas); passei a dormir entre 2h a 4h por dia porque ganhei medo de dormir; deixei de correr e fazer exercícios mais intensos, porque cada vez que corria tinha imensas extra-sístoles e pensava que podia morrer; passava o dia todo angustiada e a pensar nisso; sentia palpitações constantes e respiração pesada; tive ataques de pânico e fui umas duas vezes às urgências, e numa das idas o médico mandou-me para um psiquiatra, o que me deixou bastante ofendida.

Fiz todos os exames que haviam para fazer ao coração, mas todos indicavam que o que eu tinha eram extrassístoles isoladas (extrassístoles que não fazem parte do batimento cardíaco normal).
Tive consultas com 2 psicólogos, mas que não me ajudaram em nada porque eu achava que o meu problema era só orgânico e eles não me podiam ajudar; porque eu não ia para lá falar disto, mas sim da minha vida. Cheguei a ir a uma consulta com o Dr. Daniel Sampaio no HSM que me receitou Cipralex, mas não cheguei a tomar porque não acreditei que esse tipo de medicação me pudesse ajudar. Nunca cheguei a tomar nenhum tipo de medicamento.

Fui a um cardiologista e também não me ajudou, porque estava tudo normal nos exames e ele não podia fazer nada.
Andei assim durante 1 ano e perdi até o meu último ano do secundário devido a isto, e nunca tinha chumbado.

Passado quase um ano comecei a aceitar que de facto o meu problema podia ser psicológico (devido à ansiedade, preocupação e afins), e que era isso que agrava e que aumentava as minhas extrassístoles.

Comecei a pesquisar imensa coisa na net, na área da psicologia, para descobrir e perceber o que é que eu podia ter… li imensa coisa sobre hipocondria e transtornos psicossomáticos e fui ter a uma coisa que se chamava NEUROSE CARDIACA.
E era tal e qual aquilo que eu tinha. Depois de deixar de focar tanto na parte física e perceber e aceitar que a minha ansiedade e os meus pensamentos eram a verdadeira razão do meu mal estar, consegui voltar normal.
Continuo a ter extra-sístoles (de diferentes formas e tamanhos), hoje até com mais frequência do que tinha há uns anos, porque penso que vão aumentando à medida que vamos envelhecendo.

Segundo o ABC saúde “extra-sístoles podem acontecer esporadicamente, considera-se que até 10 por minuto nem sempre seja uma manifestação de doença cardíaca.”

Sem dúvida nenhuma que as extra-sístoles ocorrem, e se tornam mais frequentes, se não dormirmos, ou dormirmos pouco; se não nos alimentarmos bem, principalmente antes de qualquer exercício físico, como caminhar até ao trabalho (se não temos os nutrientes suficientes, o coração ressente-se); se não dormirmos e não comermos então é uma festa; chá, café, tabaco e álcool obviamente agravam isso tudo. Por experiência própria comer cereais integrais (com magnésio) e bananas previne-me mais os sintomas.
Também sinto mais extra-sístoles numa posição inclinada ou deitada, mas isso é porque a pressão sanguínea cai quando mudamos de posição.

É tal q e qual o que a zeta disse. A ansiedade gera sintomas e agrava-os. Quando andei nesta fase bastava concentrar-me no batimento cardíaco do meu coração que tinha uma extrassístole. A nossa mente tem uma grande capacidade de influenciar o nosso corpo e se percebermos isso é meio caminho andando.
inesr

Reputação : 4

Ver perfil do usuário http://www.abobadanocturna.blogspot.pt/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: