Últimos assuntos
Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 57 em Qui Maio 25 2017, 20:26

Crise existencial?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crise existencial?

Mensagem por Shepard em Seg Jun 17 2013, 20:35

Boa tarde.

Me chamo Eduardo, tenho 24 anos e estou pela primeira vez abrindo minha situação a outras pessoas... Gostaria de ajuda, pois não sei mais a o que recorrer e não me sinto confortável para me abrir a meus pais e/ ou amigos e namorada.

Venho sofrendo uma angústia terrível a quase um ano, um peso imenso na alma, uma sensação de que não faço parte deste mundo... Não sei se é o fato de que estou há OITO anos estudando na mesma faculdade, fazendo o mesmo curso (sim, eu sei, empurrei demais com a barriga, mas já está no fim), se é por estar há CINCO anos trabalhando na mesma empresa e não ver mais futuro (e ainda ver um monte de coisas erradas/ indevidas acontecerem), se é por eu estar há SEIS anos com a mesma namorada e ela só ter "reduzido" minha vida social (posso contar nos dedos de uma mão a quantidade de amigos com quem me relaciono) ou por eu ser um perfeito lunático (quando criança, minhas professoras sempre avisaram minha mãe de que eu vivia mais no mundo da lua (pensando sozinho) do que no mundo real - o que virou motivo de piada). Pessoalmente, imagino que seja o resultado de TODAS estas situações... O grande problema é que já estou tão afundado que a única coisa que eu sinto vontade de fazer é fugir desta realidade... Então, quando tenho tempo livre, fico completamente imerso jogando no computador (atualmente estou jogando um jogo que me fez ficar ainda mais pra baixo, pois a história é tão bem escrita e o cenário tão rico que faz com que eu queira viver lá, naquele mundo, e não aqui - e não é nenhum jogo fantástico, ele é uma distopia do futuro da humanidade).

Sou jovem, saudável, me considero bonito e tenho muita força de vontade, mas nada está me adiantando, continuo sendo tragado para esse poço de depressão e angústia... Por exemplo agora, estou aqui contando os minutos para ir embora, fazer minha aula de natação e depois me colar no PC para jogar, não consigo mais nem suportar ouvir a voz dos meus colegas. Já decidi que neste segundo semestre de 2013 vou começar a estudar o que eu realmente quero (design - adoro desenhar, criar, inventar), mas quando eu paro para pensar, olho para trás e vejo todos os anos que joguei no lixo estudando algo que nunca quis, me afastando de meus [poucos] amigos, deixando de fazer tanta coisa...

Enfim, vou deixar me desabafo aqui, às vezes é bom abrir a válvula de escape não é? Na verdade eu até sei o que eu preciso fazer para mudar minha situação, mas não é fácil...

Shepard

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por cla em Ter Jun 18 2013, 10:51

[quote=mas quando eu paro para pensar, olho para trás e vejo todos os anos que joguei no lixo estudando algo que nunca quis, me afastando de meus [poucos] amigos, deixando de fazer tanta coisa...][/quote]

Olhe, nunca é tarde. Estou a passar por uma situação semelhante, e por isso compreendo razoavelmente o que sente.

Em minha opinião, Eduardo, deve mesmo seguir aquilo que sente, estudar o que realmente gosta. Quando pensar que é tarde, lembre-se de que só temos uma vida, e é esta que devemos usar para fazer o que realmente gostamos. Se é cedo para morrer, então não é tarde para viver... Siga o seu sonho. Isso dar-lhe-à a motivação de que necessita. Assim viverá a sua verdadeira vida, em vez de viver vidas virtuais.

Descobri em Abril passado o que quero realmente fazer, que tenho coragem para tal, e hei-de tentar tudo o que me for possível. Não importa o que os outros pensem, por eu ter nascido em 1986. Mais vale tarde do que nunca.

cla

Mensagens : 24
Reputação : 10
Data de inscrição : 17/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por Kity em Ter Jun 18 2013, 12:04

É giro, eu julgava ser a única, com pensamentos, atitudes...mas um dia, que estava mais em baixo por sinal, resolvi procurar na net...sentimentos de vazio, depressão etc e vi este fórum...realmente fico mais feliz por "não ser a única"...desde aí, registei-me e andei a vasculhar...e realmente Eduardo acho que o melhor é sermos aquilo que somos e seguir o que queremos, desabafar e ouvir conselhos dos outros é deveras importante...mas escutar sempre o nosso coração, essa é a prioridade! Eu tinha medo de estar sozinha comigo mesma...acabei por parar a este fórum e agora anseio por estar mais vezes sozinha para o devorar!! Agradeço a todos!
Smile
avatar
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por AlexCupertino em Qua Jun 19 2013, 00:39

Eduardo, crises existenciais existem e são mais comuns do que imaginamos. Eu tive uma quando me formei...

Sobre fazer o que gosta, isso é fundamental, não importa qual seja sua idade e não há tempo perdido, apenas experiências vividas. Eu já mudei de trabalho várias vezes e não vejo problema em mudar novamente. Mudar faz parte da vida.

Estamos aqui pra ajudar!

AlexCupertino

Mensagens : 88
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por isaferreira em Qua Jun 19 2013, 13:01

Olá Eduardo, estás com uma depressão, e pões tudo em questão, ainda bem que estás a acabar a faculdade, acerca do trabalho tens de pensar que um emprego hoje em dia é um bem precioso, mas não é a nossa vida, a nossa vida fazêmo-la lá fora, estares sempre a pensar no pc é muito mau, isso vicia e além disso faz com que isoles mais, falaste na tua namorada, o tempo não tem nada a ver, o que é importante é se queres ficar com ela e se te sentes bem com ela, mas acima de tudo tens de te sentir bem contigo próprio primeiro. Tentar fugir desta realidade só te faz mal é a ti, pois ela existe e é nela que tens de viver, por isso tenta viver o melhor possível sem fugires de ti mesmo "da realidade". Pensa nisto e força.
avatar
isaferreira

Mensagens : 216
Reputação : 16
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 51
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por Shepard em Qui Jun 20 2013, 20:40

Oi pessoal, obrigado pelas palavras, sinto que este tipo de apoio me faz bastante falta.

Continuo com o peso no estômago e com a respiração por vezes bastante pesada, mas ao menos já estou um pouco mais bem-humorado... Acho até engraçado pois eu até tento dar risadas e me divertir com meus colegas aqui no trabalho, mas depois do momento de risada já cai meu astral de novo. Tenho medo de acabar entrando em uma depressão mais profunda e precisar de apoio profissional...

Shepard

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por Kity em Sex Jun 21 2013, 09:37

é isso Eduardo...qd a tristeza te invade, contraria...ri-te! Nem que seja de ti próprio entendes?!
há grupos que te ajudam nesse sentido, fazem passeios, falam das experiências de cada um, convivem etc...eu estou num desses grupos e desde aí que tudo tem vindo a melhorar! Une-te com pessoas que sofrem e passam o mesmo que tu (ou até pior) há pessoas até que já nem tomam medicamentos!!! é fabuloso o que um grupo faz!!!
avatar
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por isaferreira em Sex Jun 21 2013, 12:37

Olá Eduardo, isso de dares risadas no trabalho, já é bom para preencheres o teu vazio, mesmo que depois fiques na mesma, é uma espécie de prática, agora, como te disse também tens a tua vida fora do trabalho, que ainda é a mais importante, pois tens que viver contigo mesmo, não sei se o que a Paty diz em relação a juntares-te com pessoas que sofram como tu será muito boa ideia, só em caso de terapia, porque senão para além dos teus problemas, ainda tens de "levar" com os problemas dos outros. Eu já fiz uma terapia em grupo e foi horrível, ouvia com cada uma que quando chegava à minha vez de falar, dizia que estava tudo bem só para sair dali, tudo isso depende..., tenta é estar com gente alegre e não te "envies" no pc, faz coisas saudáveis, como desporto, passear, etc., realmente é melhor veres um profissional de saúde, antes que fiques pior. Vais ficar bem, vais ver!!! Um abraço!
avatar
isaferreira

Mensagens : 216
Reputação : 16
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 51
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por Kity em Sex Jun 21 2013, 14:40

Entendo isaferreira, para mim foi muito bom o estar num grupo porque ao contrario do que disses-te o meu grupo funciona de outra forma, para mim foi maravilhoso sair do meu "casulo" ali animam, falas se quiseres, passeamos etc...o falar, podes sempre falar ou não, no gripo ou em particular, mas somos todos diferentes, cada um é que sabe o que fazer para ultrapassar estes obstáculos...
avatar
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 147
Data de inscrição : 16/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por zeta em Sab Jun 22 2013, 09:07

Sai de casa e abre te ao mundo.
È muito fácil ,em qualquer lado podes comunicar com outras pessoas e algumas dessas pessoas ficarão tuas conhecidas e talvez amigas, mas para isso tens de te abrir e deixar ir.
Também acho que tens baixa auto estima, está na hora de mudar o que não gostas em ti, tem coragem e dá a volta e verás que a vida não é assim tão má, nem as pessoas são todas tão dificieis de alcançar.
Boa sorte

_________________
Minhas respostas e conselhos, baseiam-se em experiências por mim vividas, pelo que para melhor orientação a nivel de medicação, por favor consultem o especialista adequado.
avatar
zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 884
Reputação : 121
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 47
Localização : Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise existencial?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum