Últimos assuntos
» Grupo de Ajuda no WhatsApp
Hoje à(s) 08:02 por JohnnyF

» Facebook Oficial do Forum, Juntem-se!
Ontem à(s) 17:00 por 1006

» O desmame sugerido pela psiquiatra - OPINIÕES se faz favor
Ontem à(s) 16:07 por Gracej

» CORAÇÃO ACELERADO + TONTURAS
Ontem à(s) 14:10 por 1006

» Procuro psiquiatra de confiança na zona do grande Porto
Ontem à(s) 05:17 por sereia_encantada

» Psiquiatra no Porto - medicina integrativa
Ontem à(s) 05:13 por sereia_encantada

» Alprazolam
Dom Fev 26 2017, 09:40 por Lucas TTT

» alprazolam + coca
Dom Fev 26 2017, 09:38 por Lucas TTT

» Preciso da vossa opinião
Sab Fev 25 2017, 17:56 por 1006

» Preciso de recomendação
Sab Fev 25 2017, 11:03 por Siegfield

Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

Crise de identidade/existência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crise de identidade/existência

Mensagem por leandrodsrocha em Seg Jul 22 2013, 05:38

Boa noite a todos.

Me chamo Leandro, tenho 24 anos e cheguei em uma fase da minha vida de extrema negação. Vou compartilhar um pouco sobre o que tenho sentido.

Minha situação é parecida com a do companheiro que fez uma postagem com o título "Crise Existencial?". Estou na universidade a 6 anos, sendo que o curso é de 5 anos e só me formo no ano que vem. Vacilei em alguns momentos, mas penso que agora consigo concluir.

Trabalho em um colégio particular onde atuo como monitor "tira duvidas" no período da tarde e de manhã trabalho em um projeto na universidade, portanto ganho duas bolsas para conseguir me sustentar uma vez que não tenho ajuda de pai nem de mãe.

Moro com minha namorada há 8 anos. Nossa relação passou por varias turbulências, inclusive uma recentemente na qual nos separamos. Eu fui morar com a minha mãe e ela foi morar com um amigo dela. Mas depois da distancia sentimos falta um do outro e eu fui morar com ela. Agora estamos morando juntos e nossa relação mudou bastante e estamos firme novamente, no entanto eu não me senti bem: há um vazio em mim, uma angústia, uma sensação de cansaço extremo, de que tudo o que eu faço não faz mais sentido. E essa busca por sentido que tem sido meu foco ultimamente, mas sem sucesso.

Estou sem conversar com minha mãe e minhas irmãs há uns 3 meses pois minha irmã mais nova se envolveu com um drogado e eu fui tentar intervir através do diálogo, mas minha mãe não gostou e se irritou comigo. No fim eu sai como o vilão. Assim decidi me afastar. Penso que talvez se afastar não seja a solução, mas o fiz porque não queria mais sofrer vendo calado o que estava acontecendo. Mas é doloroso ficar sem conversar e ver minhas irmãs pois eu quem criei elas, fui irmão, pai e mãe.

Faz parte do meu perfil ser um cara reservado, que fala pouco, e que se posiciona só quando pertinente; mas ultimamente meu silencio está extremo. Tenho me comunicado muito pouco, mais ouço do que falo em conversas com as pessoas, amigos de faculdade e colegas de trabalho. E junto a isso estou passando pelo que chamo de uma crise de identidade pois estou quase concluindo a graduação e agora vem as duvidas com relação ao que fazer. Gosto de dar aula, quero ser professor, mas quero tentar o mestrado na área de Ensino, disso eu tenho certeza mas junto surgem as duvidas de qual linha escolher, mas penso que esse é o menor dos meus problemas.

Desse pequeno panorama que eu tentei transmitir acerca dos meus problemas eu desejo palavras de ações que possam me oferecer um norte, uma direção, um conforto. Não sou religioso, alias, respeito as decisões religiosas das pessoas mas não suporto qualquer apologia à religião. Com relação ao que acreditar eu sou adepto ao que propôs o filosofo Espinosa e faço minhas as palavras da filosofa comentadora de Espinosa Marilena Chaui: Eu não acredito em deus, eu conheço ele. Acreditar em deus é esperar que ele se revele através dos textos sagrados, conhece lo é exercer o trabalho do pensamento e da razão na direção de conhecer a estrutura do universo enquanto um ser ético.



leandrodsrocha

Mensagens : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/07/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise de identidade/existência

Mensagem por Kity em Seg Jul 22 2013, 11:54

Olá leandrodsrocha, o que estás a passar é muito comum porque desde novo tives-te muita responsabilidade, e agr que estás a acabar a faculdade sentes essa pressão do "e se eu falhar" pk sempre tives-te que "olhar" pelas tuas irmãs, tens muita responsabilidade e medo de errar, isso é normal...as crises existenciais são muito comuns, também tenho de lidar com a minha...o futuro é-nos receoso porque é algo que desconhecemos e temos medo de tomar as escolhas erradas e dp de viver com elas, mas a vida é mm assim...feita de escolhas e podes sempre voltar atrás, tomar outro rumo!
Pelo que noto tb sofres de alguma ansiedade e o que precisas é de controla-la.
O facto de teres namorada e a tua relação agr estar estável é normal sentires esse vazio, pk isso é algo nosso, é o nosso interior não exterior entendes? tens de te sentar e conversar mais com ti pp! tenta saber pk sentes esse vazio? o que queres fzr que não estas a fazer....ouve-te...

espero ter ajudado?
Força!
Smile

Kity

Mensagens : 622
Reputação : 146
Data de inscrição : 16/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise de identidade/existência

Mensagem por leandrodsrocha em Seg Jul 22 2013, 12:44

Obrigado pelas palavras Kity. Tbm acho q preciso me ouvir mais. Tenho buscado um sentido na minha vida mas não tenho encontrado, imagino que ninguém poderá me mostrar qual o sentido da vida senão eu próprio. Tudo deve ter um momento certo, mas não sei ate quando posso suportar mais viver assim, com esse vazio. Inclusive é uma sensação de angustia que eu carrego desde os 15 anos. Tenho uma tese: passei por um passado barra pesada e talvez isso ainda interfira na minha vida atual. Talvez trazer à tona esse passado e compreende lo poderia ajudar. Justamente pensando assim a uns 2 anos atras freqüentei as seções se psicologia da universidade mas parei pois era muito longe para me deslocar. Inclusive o q me motivou a buscar ajuda foi o fato se minha namorada ter engravidado mas infelizmente no 4 mês ela sofreu aborto espontâneo o que abalou ainda mais minha vida, uma vez que já estava com expectativa em ser pai. Vida foda.

leandrodsrocha

Mensagens : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/07/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise de identidade/existência

Mensagem por Kity em Seg Jul 22 2013, 12:54

É leandrodsrocha, a vida é mm tramada mas pk nós não a entendemos... sim, as agressões, reiki, meditação ajuda nessa busca...na descoberta de ti pp...e é isso k me tem ajudado, não sei se já leste outros tópicos onde eu falo num grupo que frequento?

Kity

Mensagens : 622
Reputação : 146
Data de inscrição : 16/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise de identidade/existência

Mensagem por leandrodsrocha em Seg Jul 22 2013, 13:10

Já ouvi sim. Mas vc pode me dar mais informações sobre esse grupo? Eu agradeço a sua ajuda Kity, só sentindo o que sentimos para ter idéia do quanto sofremos.

leandrodsrocha

Mensagens : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 22/07/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise de identidade/existência

Mensagem por Kity em Seg Jul 22 2013, 13:18

É verdade!
De nada, só faço o que me fizeram...tb soube deste grupo por outra pessoa de um outro fórum... aki está o link: https://www.facebook.com/pages/Um-por-todos_Todos-por-um-objetivoSer-Feliz/393265450784330?ref=ts&fref=ts

vai dar uma vista de olhos! se quiseres mais informações envia mail para: um_portodos@hotmail.com.

espero que te ajude como me tem ajudado a mim! Smile

Kity

Mensagens : 622
Reputação : 146
Data de inscrição : 16/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise de identidade/existência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum