Últimos assuntos
» O meu relato.
Hoje à(s) 20:39 por viper

» Victan - desmame-
Hoje à(s) 20:15 por viper

» Hipnose Condicionativa
Hoje à(s) 11:57 por caferreira

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Hoje à(s) 11:48 por caferreira

» Preciso da vossa opinião
Ontem à(s) 21:10 por twiggysp

» LINKS, INFORMAÇÕES ÚTEIS E NOVIDADES
Sab Fev 18 2017, 21:20 por 1006

» Urgente!!!! Gotas
Sab Fev 18 2017, 20:06 por Brick

» Redenção e Incompreensão
Sab Fev 18 2017, 14:19 por 1006

» Eu tenho uma síndrome?
Qui Fev 16 2017, 20:03 por viper

» Ansiedade, nervosismo e stress, tudo de forma repentina em tarefas básicas diárias e sociais
Qui Fev 16 2017, 12:29 por viper

Quem está conectado
20 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

Vertigens/tonturas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vertigens/tonturas

Mensagem por Maria Alzira em Ter Set 06 2011, 20:48

Encontrei este forum ao pesquisar sobre este assunto e resolvi apresentar o meu depoimento.
Tenho 61 anos, mas desde os 30 que tenho tonturas. Aprendi a conviver com elas, embora não soubesse qual a causa. Já era um pouco ansiosa, mas com o tempo e convívio com pessoas muito stressadas, fui ficando com sintomas de instabilidade emocional que começavam na Primavera e se prolongavam até ao fim do Verão. O Outono e o Inverno eram as estações de maior produtividade. Desde há uns 12 anos para cá, tive umas tonturas bastante fortes que quase caí sobre uma vitrine de vidros e cristais numa casa comercial. Fiquei um pouco abalada e a partir daí apareceram as vertigens. Tive duas crises terríveis, com o mesmo padrão que passo a descrever: ao acordar, mesmo sem abrir os olhos, o que até parece absurdo, sente-se a impressão que anda tudo à roda, abrem-se os olhos e, de facto, o quarto parece um carrocel. Ao levantar aparece a náusea, vómitos, suores frios e uma sensação muitíssimo desagradável que parece não ter retorno.
Andei assim meses e anos sempre pensando que eram crises de fígado/vesícula.
Por acaso ao consultar um otorrino falei-lhe nos zumbidos/assobios nos ouvidos que tenho desde jovem e ele disse-me que provavelmente tinha doença de Menière. Fiz vários exames, mas não todos os que me aconselharam. A partir daí comecei a prestar mais atenção e a relacionar a causa das vertigens e concluí que, em mim, há um conjunto de factores que favorecem a crise: tensão nervosa, poucas horas de sono, alimentação (gorduras) e, naturalmente, ansiedade. Já tomei uma embalagem de Betaserc cuja toma coincidiu com um mês de fortes vertigens. Já tive crises nas aulas de modo a ter de me agarrar à secretária e os alunos a observar, a entrar para o carro, sentada en frente ao computador, etc. Além das vertigens, já tive crises de pânico com todos os sintomas desagradáveis já conhecidos: coração a disparar, confusão mental, que resulta numa sensação desconfortável durante horas. Como já não estou a dar aulas e tomo Diplexil-R 250 e Dumyrox 50 (1 de cada à noite), há já mais de um ano que não as tenho. Uma coisa é certa: quando menos espero, elas aparecem.
Espero ter contribuido para ajudar alguém com o meu depoimento, no entanto, é muito importante que cada pessoa deve seguir os conselhos do seu médico.




Maria Alzira

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

vertigens-tonturas

Mensagem por zeta em Qua Set 07 2011, 07:42

Olá Alzira,

Tonturas e vertigens é um mal que infelizmente conheço muito bem. Comecei a ter tonturas depois do nascimento do meu filho mais velho há 14 anos e meio e as 1as vezes entrava em panico. Mas com o tempo de tonturas passaram a vertigens, em que tudo roda e não pára:somos obrigadas a parar e fixar-nos num só ponto,o que é mto dificil com tudo a andar á roda a uma velocidade impressionante.
Ontem foi um dia desses- ao levantar-me sentia-me muito esquisita e comecei a sentir tonturas, evitei ao máximo movimentar-me e tomei o betaserc e o sermion(este é um vasodilatador que me ajuda a prevenir as tonturas, que já tomo há 1 ano).Estive assim até por volta das 16h aí adormeci no sofá. Quando acordei tudo tinha passado como por milagre...Liguei á minha médica ,e contei-lhe o sucedido, ela recomendou que tomasse o betaserc 24mg 2 vezes ao dia por 7 dias e é o que vou fazer.
O meu problema tem a ver com má circulação cerebral, até pq sofro de enxaquecas e hoje acordei com uma-por isso tomo vasodilatadores para evitar essas crises e tem resultado, mas de vez em quando lá vem uma crise!!!Temos que aprender a viver com elas, mas sinceramente nunca me vou habituar e como disse esta sensação de insegurança gera uma ansiedade e medo terriveis , mas o melhor é deixar andar...não há outra solução..





zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 860
Reputação : 120
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 47
Localização : Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por resende em Qui Set 29 2011, 09:31

Ainda no seguimento Zeta que especialista consultaste? Eu de uma vez fui a um otorrino, fez-me uns exames da treta disse que poderia ter não sei o qu~e, receitou-me uns comprimidos e nada feito...

Tenho andado um bocado abananado com isto, tenho sentido muitas dores no peito e falta de forças, sei que é tudo ansiedade, mas isto das tonturas, vertigens e zumbidos é que me anda a atormentar mesmo...

Cumprimentos

resende

Mensagens : 285
Reputação : 10
Data de inscrição : 02/11/2010
Idade : 35
Localização : Aveiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

vertigens/tonturas

Mensagem por zeta em Qui Set 29 2011, 12:10

Resende,

O primeiro especialista que consultei foi o otorrino, que como tu disseste fazem uns exames da treta e não dizem nada de concreto"pode ser labirintite..." foi o resultado....
Também fiz exames ao coração: uma ecografia e não apareceu nenhuma anomalia, e o cardiologista disse ser tudo da cabeça para consultar um neurologista. E assim fiz, fui a uma neurologista que tb me fez uns exames e pareceu ficar indecisa do que seria ,então eu perguntei:"Doutora ,eu sofro de má circulação em varias partes do corpo, assim como meus pais, não será tb má circulação no cérebro?" Ela concordou e receitou vasodilatadores: sermion 30 e stugeron 25. Fiz a experiencia e realmente aquela sensação que se anda no ar desapareceu por completo. No entanto, de vez em quando tenho crises vertiginosas em que não posso levantar-me e aí tomo betaserc 24mg por uns dias e depois costuma passar.
Há uns tempos atrás experimentei deixar os vasodilatadores e ai a crises fortes eram diárias (não foram muitos dias que fui ao médico, que me receitou vastarel LM, mas dava-me muito speed pelo menos ao acordar...e deixei e voltei á medicação inicial:sermion e stugeron.)
Por agora acho que estão controladas,pelo menos aquelas mais pequenas que eram uma verdadeira "chatice" "andar sobre nuvens" e zumbidos que aborreciam muito. Os Zumbidos apareciam á noite no silêncio, eu chegava a perguntar ao meu marido se ele não ouvia uma fábrica lá muito longe...!!!!pois eu ouvia-a constantemente. Agora não ouço nada e fora aqueles episódios vertiginosos, que deram-me há 3 anos e voltaram há 15 dias -espero que demore outros 3 a 4 anos para voltar a dar, mas depende...Tento habituar-me pois conheço uma senhora que é minha vizinha que sofre mesmo muito com as vertigens porque não toma a medicação certinha, é que a ela o médico há 14 anos receitou-lhe o stugeron 75mg(o triplo da dose que eu tomo) e essa dose alta provoca aumento de peso , e como não quer ser gorda...de vez em quando está de cama....mas eu compreendo-a. Não acritico.

Não sei se te ajudei, mas comigo foi assim mesmo que se passou.


zeta
Moderador
Moderador

Mensagens : 860
Reputação : 120
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 47
Localização : Guimaraes

Ver perfil do usuário http://rosette27.webnode.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por Brick em Qui Set 29 2011, 12:11

REsende, já alguma vez foste mordido por carraças? tens alguma mancha vermelha redonda em alguma parte do corpo?

Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5372
Reputação : 549
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por Tremelix em Sex Set 30 2011, 00:36

Brick escreveu:REsende, já alguma vez foste mordido por carraças? tens alguma mancha vermelha redonda em alguma parte do corpo?
As carraças deixam uma mancha vermelha arredondada no sítio onde se agarram. Se não der febre não há problema! Abraço (desparasitado...) Laughing

Tremelix

Mensagens : 129
Reputação : 16
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 63
Localização : Por aqui

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por resende em Sex Set 30 2011, 09:23

Tremelix escreveu:
Brick escreveu:REsende, já alguma vez foste mordido por carraças? tens alguma mancha vermelha redonda em alguma parte do corpo?
As carraças deixam uma mancha vermelha arredondada no sítio onde se agarram. Se não der febre não há problema! Abraço (desparasitado...) Laughing

Que me lembre não.... Talvez quando fosse puto e andava lá nas matas a fazer cabanas Razz

Eu é que mordo aos cães e nunca os cães a mim nem me pegam carraças....

Já agora explicação disso das mordidelas das carraças?

Zeta, quando fui ao otorrino o que ele me receitou mostrei ao meu médico de familia e ele disse que era uma treta, que só me iam fazer engordar e voi verdade, gnahei peso o que até foi bom porque sou magrinho. Pior é que foi muito para a barriga Embarassed ...

Estou com ideias de fazer um check up ao coração pois fiz uma prova de esforço quando tudo isto começou e estuva tudo bem o que me deixa aliviado, mas uma vez que tenho seguro de saude.... São mais 13€ menos 13€... E estou a pensar seriamente deixar o psiq. e consultar um neurologista. Confesso que fui a um (sugerido por um psiq, amiguinho dele), bateu-me com o martelinho, mandou-me encostar o dedo á ponta do nariz e disse-me que estava bem (pois bebado não estava de certeza), e fiquei sem 80€m muito má impressão. Mas vou tentar novamente num neuroologista até para ver se faço uns exames à tola e ver se me ajuda a largar a medicação, e ver se começo a tomar coisas mais leves e naturais...

Obrigado Zeta és um bom apoio aqui à malta....

resende

Mensagens : 285
Reputação : 10
Data de inscrição : 02/11/2010
Idade : 35
Localização : Aveiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por Brick em Sex Set 30 2011, 11:51

A questão da carraça tem a ver com a doença de lyme... mas como diz o tremelix poderia dar uma febre terrivel, a minha mãe já teve, e teve dores de morrer Sad

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Lyme

Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5372
Reputação : 549
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por resende em Sex Set 30 2011, 16:18

Há tantas doenças....... Porra....... Essa acho que não seria o meu caso. Não tenho manchas no corpo e nunca vi nenhuma carraça no corpo. Nem me lembro de em puto alguma vez ter sido mordido...

A tua mãe ficou boa?

resende

Mensagens : 285
Reputação : 10
Data de inscrição : 02/11/2010
Idade : 35
Localização : Aveiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por Brick em Sex Set 30 2011, 16:22

sim, foi uma semana em que não conseguiamos dormir, coitada, gemia com tantas dores e escorria água de tanta febre!

Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5372
Reputação : 549
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vertigens/tonturas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum