Últimos assuntos
» Eu não sei mais o que fazer
Qui Abr 27 2017, 21:30 por rafaelvoodoo

» Depois do desespero
Qui Abr 27 2017, 20:21 por rafaelvoodoo

» Desmame de Alprazolam 0,25
Qui Abr 27 2017, 14:03 por Ingrid_K

» Quando a minha mente chegou ao limite...
Qui Abr 27 2017, 02:17 por Cristiane Aparecida Lessa

» Desmame Sertralina
Qui Abr 27 2017, 02:09 por Cristiane Aparecida Lessa

» desmame Sertralina
Qui Abr 27 2017, 01:56 por Cristiane Aparecida Lessa

» Ansiedade/ disturbio mental
Ter Abr 25 2017, 19:03 por ester

» Ataques de Pânico e Agorafobia
Seg Abr 24 2017, 17:20 por guevara

» opressão vs depressão
Dom Abr 23 2017, 22:54 por 1006

» Depois do desespero
Dom Abr 23 2017, 22:17 por lanaKayle

Quem está conectado
23 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 23 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

Meditação: vantagens..?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Meditação: vantagens..?

Mensagem por Nesquick em Dom Dez 15 2013, 19:25

Boa noite amigos,

Reparei que um dos conselhos que mais se da aqui por alguns membros é a meditação e o Yoga, gostava de saber que vantagens traz para quem sofre de depressão e ansiedade

Obrigado Smile

Nesquick

Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Re: Meditação: vantagens..?

Mensagem por Vitor em Dom Dez 15 2013, 20:49

Nesquick escreveu:Boa noite amigos,

Reparei que um dos conselhos que mais se da aqui por alguns membros é a meditação e o Yoga, gostava de saber que vantagens traz para quem sofre de depressão e ansiedade

Obrigado Smile

Olá Nesquick

A meditação sobretudo traz mais benefícios que a yoga. Embora a prática da meditação no meu ponto de vista não seja indicada quando se está fortemente medicado, porque os efeitos dos químicos impedem de alguma forma a eficácia da meditação. Quando a medicação é leve ou inexistente, a meditação opera milagres.
Qual a vantagem ou vantagens da meditação, perguntas tu?
1º É necessário saber o que realmente é a meditação. A meditação é uma prática que permite cultivar e desenvolver certas qualidades humanas fundamentais, que no nosso caso particular permite um controlo sobre os pensamentos e emoções, em suma um controlo da mente. A prática permite desenvolver a consciência do momento presente. Regra geral todos nós funcionamos como um avião em piloto automático, em que o comandante não dirige a nave. Isto é: o que pensamos é no nosso dia a dia quase sempre um "acto" involuntário sem que tenhamos qualquer controlo sobre ele. E pensar é não estar consciente do momento presente, porque geralmente os pensamentos estão relacionados com o momento passado ou com o momento futuro. É por isso se ocuparmos a nossa mente com qualquer coisa que que estejamos fazendo sentimo-nos bem porque estamos presentes nesse momento ou seja no AGORA.
Então a prática da meditação visa desenvolver, para além de outras coisas, o estar atento ao momento presente, ou seja a ATENÇÃO PLENA OU CONSCIÊNCIA PLENA. Isto não significa que as pessoas não pensem no passado para realizar uma tarefa no presente ou que não planifiquem o futuro.
A meditação visa desligar o "piloto automático" e tomarmos o volante nas mãos.
É uma tarefa que muitas pessoas dizem que é difícil e outras que não conseguem.
Todas a gente pode conseguir se tiver:
- Vontade
- Persistência
- Paciência
- Gosto
- Acreditar nos benefícios

Assim, sendo a Ansiedade, Ataques de Pânico, Depressão, fruto da nossa mente mal estruturada (e isto porque principalmente no ocidente a ciência materialista nunca viu o Ser Humano para além do seu cérebro), a meditação tem um papel fundamental na cura permanente deste tipo de problemas.
Aconselho a leitura dos livros:
- A Arte da Meditação de Matthieu Ricard (1)
- O Poder do Agora de Eckhart Tolle

http://www.nbcnews.com/health/meditating-marines-military-tries-mindfulness-lower-stress-1B8050993

http://www.recoveryranch.com/articles/trauma-and-ptsd-articles/meditation-as-a-part-of-ptsd-treatment/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1697747/

http://learning.tergar.org/2012/11/27/the-buddhas-brain/

http://www.anxietyandstress.com/meditationandmindfulness.html

Estes são apenas alguns exemplos.

Para quem deseja iniciar-se na meditação aconselho a União Budista Portuguesa em Lisboa, Porto, Coimbra, etc. Independentemente da crença religiosa ou não crença de cada, esqueçam a questão religiosa; em questões de meditação não existe melhor, na minha opinião, que os budistas. Embora o budismo tenha nascido na India, foi no Tibet que se conservou a semente. A União Budista Portuguesa está "ligada" ao budismo tibetano.

Para frequentar os cursos de meditação não é necessário tornar-se budista.

As minhas intervenções neste forum não visam de modo algum substituir o acto médico. Baseiam-se na minha experiência pessoal, de participantes deste forum e de outros. Cabe a cada participante do forum procurar aconselhamento médico, psicólogo ou outro pessoal qualificado.
Vitor
Moderador
Moderador

Reputação : 81

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nesquick em Dom Dez 15 2013, 21:24

Vitor escreveu:
Nesquick escreveu:Boa noite amigos,

Obrigado Smile

Olá Nesquick

A meditação sobretudo traz mais benefícios que a yoga. Embora a prática da meditação no meu ponto de vista não seja indicada quando se está fortemente medicado, porque os efeitos dos químicos impedem de alguma forma a eficácia da meditação. Quando a medicação é leve ou inexistente, a meditação opera milagres.
Qual a vantagem ou vantagens da meditação, perguntas tu?
1º É necessário saber o que realmente é a meditação. A meditação é uma prática que permite cultivar e desenvolver certas qualidades humanas fundamentais, que no nosso caso particular permite um controlo sobre os pensamentos e emoções, em suma um controlo da mente. A prática permite desenvolver a consciência do momento presente. Regra geral todos nós funcionamos como um avião em piloto automático, em que o comandante não dirige a nave. Isto é: o que pensamos é no nosso dia a dia quase sempre um "acto" involuntário sem que tenhamos qualquer controlo sobre ele. E pensar é não estar consciente do momento presente, porque geralmente os pensamentos estão relacionados com o momento passado ou com o momento futuro. É por isso se ocuparmos a nossa mente com qualquer coisa que que estejamos fazendo sentimo-nos bem porque estamos presentes nesse momento ou seja no AGORA.
Então a prática da meditação visa desenvolver, para além de outras coisas, o estar atento ao momento presente, ou seja a ATENÇÃO PLENA OU CONSCIÊNCIA PLENA. Isto não significa que as pessoas não pensem no passado para realizar uma tarefa no presente ou que não planifiquem o futuro.
A meditação visa desligar o "piloto automático" e tomarmos o volante nas mãos.
É uma tarefa que muitas pessoas dizem que é difícil e outras que não conseguem.
Todas a gente pode conseguir se tiver:
- Vontade
- Persistência
- Paciência
- Gosto
- Acreditar nos benefícios

Assim, sendo a Ansiedade, Ataques de Pânico, Depressão, fruto da nossa mente mal estruturada (e isto porque principalmente no ocidente a ciência materialista nunca viu o Ser Humano para além do seu cérebro), a meditação tem um papel fundamental na cura permanente deste tipo de problemas.
Aconselho a leitura dos livros:
- A Arte da Meditação de Matthieu Ricard (1)
- O Poder do Agora de Eckhart Tolle

http://www.nbcnews.com/health/meditating-marines-military-tries-mindfulness-lower-stress-1B8050993

http://www.recoveryranch.com/articles/trauma-and-ptsd-articles/meditation-as-a-part-of-ptsd-treatment/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1697747/

http://learning.tergar.org/2012/11/27/the-buddhas-brain/

http://www.anxietyandstress.com/meditationandmindfulness.html

Estes são apenas alguns exemplos.

Para quem deseja iniciar-se na meditação aconselho a União Budista Portuguesa em Lisboa, Porto, Coimbra, etc. Independentemente da crença religiosa ou não crença de cada, esqueçam a questão religiosa; em questões de meditação não existe melhor, na minha opinião, que os budistas. Embora o budismo tenha nascido na India, foi no Tibet que se conservou a semente. A União Budista Portuguesa está "ligada" ao budismo tibetano.

Para frequentar os cursos de meditação não é necessário tornar-se budista.

Obrigado pelo esclarecimento, e desculpa me se isto for uma pergunta estúpida, mas referiste te a um curso suponho que tenha custos envolvidos...nao ?

Nesquick

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nesquick em Dom Dez 15 2013, 21:26

Obrigado pelo esclarecimento, e desculpa me se isto for uma pergunta estúpida, mas referiste te a um curso suponho que tenha custos envolvidos...nao ?

Nesquick

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor em Seg Dez 16 2013, 07:46

Nesquick escreveu:Obrigado pelo esclarecimento, e desculpa me se isto for uma pergunta estúpida, mas referiste te a um curso suponho que tenha custos envolvidos...nao ?

Custos pouco significativos. Quem não poder pagar não paga. Consulta a página deles tens lá a informação nrcessária.

As minhas intervenções neste forum não visam de modo algum substituir o acto médico. Baseiam-se na minha experiência pessoal, de participantes deste forum e de outros. Cabe a cada participante do forum procurar aconselhamento médico, psicólogo ou outro pessoal qualificado.
Vitor
Moderador
Moderador

Reputação : 81

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: