Últimos assuntos
» sintoma específico
Hoje à(s) 19:02 por viper

» Alprazolam ou Triticum
Hoje à(s) 16:30 por Convidado

» Timidez ou fobia social?
Hoje à(s) 15:08 por viper

» Algum antidep para bloquear pensamentos tristes e ter concentração?
Hoje à(s) 15:02 por viper

» desmame alprazolam
Hoje à(s) 14:03 por SandraBanha

» Valdoxan.. efeitos secundários
Hoje à(s) 01:17 por Katarina

» grupos de apoio em lisboa?
Ontem à(s) 22:01 por Vicent_Vega

» Preciso da vossa opinião
Ontem à(s) 21:07 por vifc79

» Cria mais romance e amor na sua vida!
Ontem à(s) 20:16 por ester

» 12 semanas sem sedoxil.
Ontem à(s) 12:37 por araucaria

Quem está conectado
11 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 11 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

Uma Reflexão sobre os médicos e medicamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uma Reflexão sobre os médicos e medicamentos

Mensagem por FSL em Seg Fev 03 2014, 22:12

Olá a todos !

Sei que este tema é sensível e já foi largamente falado neste fórum, mas hoje apetece-me deixar aqui alguns pensamentos que tenho sobre o "state of art" do que hoje em dia se pratica na medicina para tratar depressões e estados de ansiedade/pânico.

Embora cada caso seja um caso, parece que ainda existe muita prática errada, mal informada, pouco ética e totalmente desproporcionada de bastantes profissionais da área (especialistas ou não).

Preocupa-me o estado em que as coisas estão. A receita de AD's e Ansiolíticos é feita de uma maneira muito automática e despreocupada, não existindo a meu ver, o cuidado que devia existir.

Será que um médico de família ou psiquiatra sabe as implicações da toma de um Xanax (alprazolam) e de um Anafranil ou Prozac? Continuo a ver pessoas no meu dia-a-dia a serem medicadas com isto como se fosse aspirina. Em pouco tempo vejo pessoas completamente drogadas e viciadas nisto. Entram num ciclo vicioso do qual dificilmente recuperarão e pergunto-me o que acontecerá a algumas pessoas que eu conheço daqui há uns 10, 20 anos: Tumor cerebral? Demência? Alzheimer? Problemas coronários?

Era preciso haver coragem e abertura para se fazer um estudo muito bem ponderado sobre o uso destes medicamentos.

Claro que cabe aos doentes fazerem também algo por si próprios mas eu fui um caso (entre milhares em portugal), a quem foi receitado medicamentos deste género sem me explicarem na altura o que iria sentir, as consequências a longo prazo.

Era medicado e mandado para casa tendo que ir trabalhar no dia seguinte. Quem consegue trabalhar estando a iniciar um tratamento destes ?

Depois ao longo do tempo vamos ganhando experiência e aprendemos sozinhos ou em sites como este como lidar com os medicamentos e a doença em si.

Nunca me foi dito por nenhum médico que devia dormir melhor indo para a cama mais cedo, ler um bom livro, praticar yoga, meditar, andar em contato com a natureza, etc. Tive de descobrir a beleza dessas coisas sozinho, mas um profissional de saúde, não deveria aconselhar estas coisas quando receita o que receita?

Penso que ainda há muito caminho a percorrer neste campo. Espero sinceramente que os futuros profissionais sejam mais bem preparados.



FSL

Mensagens : 518
Reputação : 73
Data de inscrição : 05/07/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uma Reflexão sobre os médicos e medicamentos

Mensagem por Brick em Seg Fev 03 2014, 22:28

Enquanto precisarmos deste estilo de vida stressado, rápido, sem tempo para descansar, etc... vamos aceitando estas drogas sem perguntar o que são e o que fazem. Os médicos/delegados de informação médica/laboratórios estão todos envolvidos em esquemas, o actual ministro da saúde tem desvendado alguns deles e tem actuado muito bem na área da fraude. NEste ramo não interessa curar nunguém. Interessa viciar/dominar um pouco a população mundial. Assim não fazemos perguntas e nem chateamos, estamos em estado zombie, não nos preocupamos com nada. Eu lembro.me de alguns vizinhos meus terem morrido e nem me apercebi.
Os médicos não sabem muitas vezes o que estão a receitar, dizem que os ads actuam na serotonina e pronto, já enganaram mais uns. Nem os próprios laboratórios sabem o que os ads fazem ou onde actuam, têm uma ideia. Na prática não é bem assim.
Tenho ideia que a informação sobre ads mantém-se, ainda há dias na farmácia me garantiam que os ansioliticos não causavam dependência, pois tinham estudado isso na universidade. É nesse momento que dou as conversas por terminadas. Valham-nos estes sites, já me salvaram a vida e salvarão muitas mais.

_________________
Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)

Brick
Admin
Admin

Mensagens : 5354
Reputação : 543
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : Viseu

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uma Reflexão sobre os médicos e medicamentos

Mensagem por mrbombas em Seg Fev 03 2014, 23:35

Realmente a partilha de ideias e testemunho muda a vida de muita gente, eu incluído...

Se não fossem vocês eu ainda continuava com a quetiapina , tive sorte também de encontrar, embora não no inicio, uma psiquiatra que dá medicamentos mas acredita mais na terapia do que nos fármacos....

Sorte acompanhada por uma psicóloga, investigadora do processamento de pensamentos ...

Em tudo precisamos de sorte mas no que toca aos nossos problemas em comum, vale mais a atitude e perseverança que a sorte, não acreditar em qualquer um mas tirar as próprias conclusões...

No fundo os psiquiatras apenas fazem o que aprenderam na escola...

_________________
distorções cognitivas

mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 34
Localização : Fátima

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uma Reflexão sobre os médicos e medicamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:53


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum