Últimos assuntos
» Fobia social
Ontem à(s) 20:59 por Natan

» Zolpidem e Anafranil
Ontem à(s) 16:46 por Brick

» Palpitações constantes...
Ontem à(s) 02:03 por Me

» Despersonalizacao
Qui Nov 23 2017, 14:22 por Contablogue

» SENSAÇÃO DE DESMAIO AO FECHAR OS OLHOS PARA DORMIR...
Qui Nov 23 2017, 10:49 por Duarte

» Zumbido (?)
Qua Nov 22 2017, 12:44 por Marta

» DESMAME DE ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS
Dom Nov 19 2017, 23:05 por Brick

» Extra sistoles , palpitações
Dom Nov 19 2017, 01:52 por Me

» Valdoxan.. efeitos secundários
Sab Nov 18 2017, 16:20 por Convidado

» Como ajudar uma pessoa com ansiedade?
Sab Nov 18 2017, 09:48 por ester

Quem está conectado
13 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 13 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 57 em Qui Maio 25 2017, 20:26

Sentimento de Culpa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sentimento de Culpa

Mensagem por Nikas em Sex Abr 04 2014, 11:54

Olá a todos!
Decidi escrever este tópico para vos perguntar se a vossa ansiedade vos faz ter sentimentos de culpa em relação a tudo e a nada. É que eu passo o dia a sentir-me culpada de tudo e a martirizar-me com isso! A fazer tempestades num copo de água lol
Ontem por ex foi um dia pa esquecer. Tive uma tarde com uma situação tão stressante que pela primeira vez pensei que ia ter um ataque de pânico! Ao fim do dia tive de ir entregar umas coisas... e esqueci-me de uma coisinha. Hoje lá me disseram "olha faltou isto..." pronto!!! Lá expliquei que sim que me esqueci e pedi desculpa... mas tenho estado a manhã toooooooooda a martirizar-me com isso  Mad uma coisa minima... sem importância!
Estupidez eu sei... e digo isso a mim mesma... só que adivinhem??? Não RESULTA  scratch 

Nikas

Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Re: Sentimento de Culpa

Mensagem por HugoSousa em Sex Abr 04 2014, 12:44

Nikas escreveu:...para vos perguntar se a vossa ansiedade vos faz ter sentimentos de culpa em relação a tudo e a nada. É que eu passo o dia a sentir-me culpada de tudo e a martirizar-me com isso! A fazer tempestades num copo de água

... e uma insegurança que por vezes assume proporções do tamanho do mundo, e por aí fora...
Sim, é próprio da ansiedade

HugoSousa

Reputação : 22

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nikas em Seg Abr 07 2014, 11:07

Grrrrr... isto aos poucos vai-nos matando  Mad Mad Mad Mad 

Nikas

Ver perfil do usuário

Mensagem por HugoSousa em Seg Abr 07 2014, 12:47

Nikas escreveu:Grrrrr... isto aos poucos vai-nos matando  Mad Mad Mad Mad 

Sim, isso aos poucos vai moendo, vai correndo devagarinho. .

Por vezes tenho a necessidade de ver, a mim e ao meu trabalho (seja trabalho mesmo ou hobbies) reflectidos noutras pessoas, como se desse feedback tirasse alguma coisa. Tiro um pouco mas é tão volátil. Depois lá vão surgindo os tais sentimentos e os pensamentos que se revezam a martirizar-nos. Acho que o importante é mesmo como nos vemos.
A parte boa é ter consciência disto, saber de onde vem o que realmente está mal. Porque algo está mal, não será no que fazemos mas sim no modo como nos avaliamos a fazê-lo, elevamos muito a fasquia. Percebendo isso vai então tornando-se progressivamente menos difícil, ou mais fácil melhor dizendo. Se não consegues para já calar esses pensamentos, se não consegues para já destituí-los da sua excessiva importância, tenta apenas deixá-los passar com o tempo deles. Não os alimentes Wink

HugoSousa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ventura em Seg Abr 14 2014, 18:08

Isso tambem não será depressão? Vocês tomam alguma medicação? Eu tomo alprazolam e sertralina, as vezes exagero na bebida e quando isso acontece tambem me sinto culpado, em baixo e deprimido...

Última edição por Ventura em Ter Abr 15 2014, 12:23, editado 2 vez(es)
Ventura

Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nikas em Ter Abr 15 2014, 09:58

HugoSousa escreveu:
Nikas escreveu:Grrrrr... isto aos poucos vai-nos matando  Mad Mad Mad Mad 

A parte boa é ter consciência disto, saber de onde vem o que realmente está mal. Porque algo está mal, não será no que fazemos mas sim no modo como nos avaliamos a fazê-lo, elevamos muito a fasquia. Percebendo isso vai então tornando-se progressivamente menos difícil, ou mais fácil melhor dizendo. Se não consegues para já calar esses pensamentos, se não consegues para já destituí-los da sua excessiva importância, tenta apenas deixá-los passar com o tempo deles. Não os alimentes Wink

Obrigada Hugo!
Sim eu tento não dar muita importância. E já estou bem melhor... antes martirizava-me durante dias e dias e dias. Agora já consigo controlar para 1/2 dias no máximo. Aos poucos vou indo. Agora decidi sair deste emprego... que não me estava a ajudar nada como pessoa ansiosa. E só estava a piorar... Claro que me senti bem no inicio. E depois vieram as incertezas e sentimentos de culpa. Enfim vamos ver como corre! Obrigada pela resposta Smile

Nikas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nikas em Ter Abr 15 2014, 10:04

Ventura escreveu:Isso tambem não será depressão? Vocês tomam alguma medicação? Eu tomo alprazolam e sertralina, as exagero na bebida e quando isso acontece tambem me sinto culpado, em baixo e deprimido...    

Olá Ventura.
Na minha pior fase neste trabalho (Dezembro Janeiro e Fevereiro) pensei muito nisso de estar numa depressão. Tinha a certeza que estava, até foi assim que encontrei este forum que em muito me tem ajudado. Não tomo nada. Nessa fase pior tomei diazepam que a minha mãe tem em casa para usar em SOS. E foi o que fiz... tomava um no inicio da semana e não tomava mais nenhum durante essa semana. Não quero criar dependências. Tinha vomitos todas as manhãs, diarreia, etc... chorava a toda a hora. Tudo devido à porcaria da ansiedade. E por isso recorri aos comprimidos. A minha mãe andou muito assustada nessa altura.
Consegui ultrapassar isso e fui melhorando. Agora piorei um pouco novamente, mas tento ser mais forte que isto. Claro que há dias que me vou completamente abaixo e lá venho aqui desabafar.
Ventura... conheço de perto uma pessoa com problemas com bebida. Por favor não te deixes ir por ai... só vais piorar a tua situação e não te ajuda em nada. Tu proprio dizes que nesses momentos te sentes mais culpado, em baixo e deprimido. E cada vez vai piorando mais, porque vais sentir necessidade de estar sempre a beber para evitar esses sentimentos!
Força Smile

Nikas

Ver perfil do usuário

Mensagem por HugoSousa em Ter Abr 15 2014, 15:43

Nikas escreveu:Nessa fase pior tomei diazepam que a minha mãe tem em casa para usar em SOS. E foi o que fiz...

É que nem vou comentar  Evil or Very Mad 
Mas como foi pouco...  Rolling Eyes 

Nikas escreveu:Agora piorei um pouco novamente, mas tento ser mais forte que isto. Claro que há dias que me vou completamente abaixo e lá venho aqui desabafar.

É mesmo assim, os retrocessos são normais em qualquer recuperação. O importante é passares cada um por ti, e cada vez que o fazes vais ficando mais forte Wink

Se te sentires pior vem aqui desabafar sim, e a malta logo avalia se isso está a descer demais (o que não me parece)
Mas se te sentires melhor vem à mesma, a malta gosta sempre de ler coisas boas Wink

HugoSousa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nikas em Qua Abr 16 2014, 15:32

HugoSousa escreveu:
Nikas escreveu:Nessa fase pior tomei diazepam que a minha mãe tem em casa para usar em SOS. E foi o que fiz...

É que nem vou comentar  Evil or Very Mad 
Mas como foi pouco...  Rolling Eyes 

Nikas escreveu:Agora piorei um pouco novamente, mas tento ser mais forte que isto. Claro que há dias que me vou completamente abaixo e lá venho aqui desabafar.

É mesmo assim, os retrocessos são normais em qualquer recuperação. O importante é passares cada um por ti, e cada vez que o fazes vais ficando mais forte Wink

Se te sentires pior vem aqui desabafar sim, e a malta logo avalia se isso está a descer demais (o que não me parece)
Mas se te sentires melhor vem à mesma, a malta gosta sempre de ler coisas boas Wink

Eu sei eu sei... não se faz e tenho consciencia disso! e não recomendo a ninguém fazê-lo pois pode ser mt perigoso. Foi mesmo uma cena do desesperto  Embarassed 

Eu venho aqui todos os dias! gosto de ver o que escrevem mesmo que não comente Smile Gosto de ver o companheirismo e sentimento de entreajuda que todos têm coisa que já não se vê muito por este mundo fora.
Podem sempre contar comigo para dizer coisas boas também Smile
Obrigada e força a todos!

Nikas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paciente em Sab Abr 19 2014, 22:09

Nikas escreveu:Olá a todos!
Decidi escrever este tópico para vos perguntar se a vossa ansiedade vos faz ter sentimentos de culpa em relação a tudo e a nada. É que eu passo o dia a sentir-me culpada de tudo e a martirizar-me com isso! A fazer tempestades num copo de água lol
Ontem por ex foi um dia pa esquecer. Tive uma tarde com uma situação tão stressante que pela primeira vez pensei que ia ter um ataque de pânico! Ao fim do dia tive de ir entregar umas coisas... e esqueci-me de uma coisinha. Hoje lá me disseram "olha faltou isto..." pronto!!! Lá expliquei que sim que me esqueci e pedi desculpa... mas tenho estado a manhã toooooooooda a martirizar-me com isso  Mad uma coisa minima... sem importância!
Estupidez eu sei... e digo isso a mim mesma... só que adivinhem??? Não RESULTA  scratch 

Olá Nikas!

Pelo que descreves é sem dúvida alguma momentos de Ansiedade.

Tenho dias em que me acontece exatamente o mesmo, (se não pior) como por Ex: Ir fazer um recado ao Patrão, (sendo que por norma não é uma nem duas coisas de cada vez, mas sim um monte delas ao mesmo tempo), e como tal, é normal que me esqueça de algo, (o que acaba quase sempre por acontecer).

E quando tal acontece, fico sempre com um enorme sentimento de culpa!  Mad  (Mesmo que o Patrão nem fique zangado), mas eu não suporto estas minhas "falhas", mesmo que sejam mínimas.
Eu sei que o meu problema não se deve só á Ansiedade, mas sim, também ao perfeccionismos.

Por fim, gostava muito de encontrar uma solução para o problema, mas quando penso que isso tem de passar por químicos, perco logo a pica toda  Sad . Por isso, olha, mais vale ir deixando andar, esperar que o dia acabe e que consiga dormir bem para estar bem no dia seguinte.

O pior de tudo, é que estas "falhas" permanecem semanas e semanas pela minha cabeça. (que mais parece uma torradeira)  Razz Mas como já disse na linha de cima, o melhor é ir deixando andar...

Cumprimentos!

Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Panda em Dom Abr 20 2014, 00:19

Olha e eu acho que os outros na maior parte das vezes é que têm culpa.

Panda

Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nikas em Seg Abr 21 2014, 14:42

Olá Paciente! Obrigada pela resposta!
Paciente escreveu:
Olá Nikas!

Pelo que descreves é sem dúvida alguma momentos de Ansiedade.

Tenho dias em que me acontece exatamente o mesmo, (se não pior) como por Ex: Ir fazer um recado ao Patrão, (sendo que por norma não é uma nem duas coisas de cada vez, mas sim um monte delas ao mesmo tempo), e como tal, é normal que me esqueça de algo, (o que acaba quase sempre por acontecer).

E quando tal acontece, fico sempre com um enorme sentimento de culpa!  Mad  (Mesmo que o Patrão nem fique zangado), mas eu não suporto estas minhas "falhas", mesmo que sejam mínimas.
Eu sei que o meu problema não se deve só á Ansiedade, mas sim, também ao perfeccionismos.

Sim é definitivamente ansiedade e não são só momentos porque não é só isto Sad Mas tal como tu sou extremamente prefeccionista! O que faz com que não admita errar. Em nada! A coisa que mais tenho dificuldade em aceitar são criticas, porque não consigo admitir a mim mesma que posso errar, que sou humana e não consigo fazer tudo bem.

Paciente escreveu:Por fim, gostava muito de encontrar uma solução para o problema, mas quando penso que isso tem de passar por químicos, perco logo a pica toda  Sad . Por isso, olha, mais vale ir deixando andar, esperar que o dia acabe e que consiga dormir bem para estar bem no dia seguinte.

O pior de tudo, é que estas "falhas" permanecem semanas e semanas pela minha cabeça. (que mais parece uma torradeira)  Razz Mas como já disse na linha de cima, o melhor é ir deixando andar...
Tal como eu não quero ir pelos quimicos e como tal deixo andar à espera de melhorar com força de vontade. Também eu fico a "matutar" durante dias e dias na mesma coisa. Erros que para mim parecem o fim do mundo e são coisas simples que não incomodaram ninguém... exepto... EU  lol! A minha cabeça não diria que parece uma torradeira mas mais uma máquina lavar roupa  lol! a dar voltas e voltas sempre na mesma coisa Razz

PANDA: Quem me dera conseguir por a culpas nos outros Razz acho que me aliviava muito mais esta pressão que ponho em cima de mim mesma Razz

Obrigada a todos Smile

Nikas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: