Últimos assuntos
» Preciso da vossa opinião
Hoje à(s) 05:57 por vifc79

» 12 semanas sem sedoxil.
Hoje à(s) 01:01 por Brick

» desmame alprazolam
Hoje à(s) 01:01 por Brick

» A minha história
Ontem à(s) 21:56 por Brick

» Victan efeitos secundários
Ontem à(s) 20:39 por viper

» Clínica da Mente - Alerta com base na minha (má) experiência
Sex Jan 20 2017, 12:22 por viper

» Ansiedade e Hipocondria
Sex Jan 20 2017, 11:10 por Pet

» kuhgtfggtff
Sex Jan 20 2017, 03:54 por thiagochaise

» TOU A FICAR MALUCO
Qui Jan 19 2017, 15:50 por viper

» Ansiedade, nervosismo e stress, tudo de forma repentina em tarefas básicas diárias e sociais
Ter Jan 17 2017, 19:58 por viper

Quem está conectado
6 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 6 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

Despersonalização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Despersonalização

Mensagem por TGoD em Sab Abr 05 2014, 11:12

Boas,
gostava de saber quais são as vossas experiencias com este tal sintoma de Despersonalização.

Eu lembro-me de falar na altura ao meu psiquiatra e com uma psicóloga na altura em que tinha ataques de pânico sobre esta sensação de irrealidade e distânciamento de tudo e de todos, mas deu-me a sensação que eles não perceberam nada ou então não tinham conhecimento desta tal Despersonalização.

Às vezes pesquisava na internet e pelo que parece é um sintoma bastante comum, mas parece algo pouco discutido.
Enquanto toda a gente sabe o que é ter uma doença mental como por exemplo a depressão ou doença bipolar, a despersonalização passa um pouco "ao lado" das pessoas em geral.

Alguém já teve este problema? Alguém já conseguiu livrar-se disto? Qualquer coisa que queiram falar sobre isto...

TGoD

Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Re: Despersonalização

Mensagem por TGoD em Sab Abr 05 2014, 11:15

Ah, a despersonalização foi provavelmente a razão pela qual eu desde muito cedo comecei a exagerar com o alcool e com benzodiazepinas, pois noto que estas "drogas" às vezes são a única coisa que nos consegue aliviar em alguns momentos...

TGoD

Ver perfil do usuário

Mensagem por mrbombas em Sab Abr 05 2014, 23:50

Depende das situações, mas a mim piora os sintomas com álcool...

mrbombas

Reputação : 90

Ver perfil do usuário

Mensagem por Panda em Dom Abr 06 2014, 02:07

Podem.me explicar o que é a despersonalização?

Panda

Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Dom Abr 06 2014, 09:56

A despersonalização é simplesmente o sintoma MAIS HORRÍVEL de todos.

Na wikipedia é descrita como: "Nas áreas da psiquiatria e da psicologia, a despersonalização é entendida como uma desordem dissociativa, caracterizada por experiências de sentimentos de irrealidade, de ruptura com a personalidade, processos amnésicos e apatia. Pode ser um sintoma de outras desordens como transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline, depressão, esquizofrenia, estresse pós-traumático e ataques de pânico. A despersonalização pode ainda surgir com o consumo de drogas, como Cannabis ou Ecstasy; mas há outras causas: esta pode desenvolver-se devido a uma exposição prolongada a estresse, mudanças repentinas no contexto pessoal, laboral ou social, entre outros factores. A despersonalização encontra-se intimamente relacionada com a ansiedade. Enquanto desordem isolada, é desencadeada pela vivência de uma situação traumática, como maus-tratos (de natureza física ou psicológica), acidentes, desastres. Esta pode ainda despoletar-se no indivíduo se este atravessar um conflito interno insuportável: a mente passa por um processo inconsciente de dissociação - separa (dissocia) conhecimento, informações ou sentimentos incompatíveis ou inaceitáveis oriundos do pensamento (realidade) consciente. Foi descrita pela primeira vez pelo psiquiatra francês Ludovic Dugas."

Eu comecei com sintomas de despersonalização/desrealização aos 11 anos, era um miúdo na altura e ao me queixar aos meus pais, levaram me a vários médicos e ninguém sabia do que raio eu estava a falar, fiz N exames ao cérebro e estava tudo normal, concluíram que eram "ausências". Só descobri o nome do maldito sintoma anos depois em um neurologista. Mas sei de pessoas que vão ao psiquiatra e eles dizem que não sabem o que é isso. Acham isto normal?

Agora por palavras minhas vou descrever exactamente como descrevi em jovem quando senti pela primeira vez essa coisa horrível, que nem ao meu pior inimigo (caso tivesse um) eu desejava:

É como se em qualquer momento do quotidiano, despertasse para a realidade, como que acordar de um sonho, em que toda a nossa vida foi um sonho e agora percebemos que estamos mesmo aqui, a viver, e tudo é real, e sentimos nos aflitos por perceber que estamos mesmo a viver aquele dado momento.

Parece simples não é? Agora digam isso ao vosso cérebro quando ele acorda deste suposto sonho e parece que começam a viver a vida pela primeira vez.

Pedro_S

Reputação : 33

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Dom Abr 06 2014, 10:38

É como se estivesse a ver o mundo que me rodeia de fora

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)

Brick
Admin
Admin

Reputação : 543

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Mensagem por TGoD em Dom Abr 06 2014, 12:24

Pedro_S escreveu:A despersonalização é simplesmente o sintoma MAIS HORRÍVEL de todos.

Na wikipedia é descrita como: "Nas áreas da psiquiatria e da psicologia, a despersonalização é entendida como uma desordem dissociativa, caracterizada por experiências de sentimentos de irrealidade, de ruptura com a personalidade, processos amnésicos e apatia. Pode ser um sintoma de outras desordens como transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline, depressão, esquizofrenia, estresse pós-traumático e ataques de pânico. A despersonalização pode ainda surgir com o consumo de drogas, como Cannabis ou Ecstasy; mas há outras causas: esta pode desenvolver-se devido a uma exposição prolongada a estresse, mudanças repentinas no contexto pessoal, laboral ou social, entre outros factores. A despersonalização encontra-se intimamente relacionada com a ansiedade. Enquanto desordem isolada, é desencadeada pela vivência de uma situação traumática, como maus-tratos (de natureza física ou psicológica), acidentes, desastres. Esta pode ainda despoletar-se no indivíduo se este atravessar um conflito interno insuportável: a mente passa por um processo inconsciente de dissociação - separa (dissocia) conhecimento, informações ou sentimentos incompatíveis ou inaceitáveis oriundos do pensamento (realidade) consciente. Foi descrita pela primeira vez pelo psiquiatra francês Ludovic Dugas."

Eu comecei com sintomas de despersonalização/desrealização aos 11 anos, era um miúdo na altura e ao me queixar aos meus pais, levaram me a vários médicos e ninguém sabia do que raio eu estava a falar, fiz N exames ao cérebro e estava tudo normal, concluíram que eram "ausências". Só descobri o nome do maldito sintoma anos depois em um neurologista. Mas sei de pessoas que vão ao psiquiatra e eles dizem que não sabem o que é isso. Acham isto normal?

Agora por palavras minhas vou descrever exactamente como descrevi em jovem quando senti pela primeira vez essa coisa horrível, que nem ao meu pior inimigo (caso tivesse um) eu desejava:

É como se em qualquer momento do quotidiano, despertasse para a realidade, como que acordar de um sonho, em que toda a nossa vida foi um sonho e agora percebemos que estamos mesmo aqui, a viver, e tudo é real, e sentimos nos aflitos por perceber que estamos mesmo a viver aquele dado momento.

Parece simples não é? Agora digam isso ao vosso cérebro quando ele acorda deste suposto sonho e parece que começam a viver a vida pela primeira vez.

Eu lembro me de ter certos episódios disto com 8/9 anos e de ir falar com a minha mãe assustado e não lhe sabia explicar bem... Mas depois passava e eu deixava de dar importância.
Só quando comecei a ter ataques de pânico aos 15 é que voltei a ter essa sensação da despersonalização, e apesar de achar que melhorei bastante, não esta a 100%.

O meu psiquiatra e a minha psicóloga na altura em que lá ia simplesmente não precebiam o que a despersonalização era, apenas me diziam que podia ser um efeito secundário de medicamentos (é verdade que certos medicamentos tipo SSRI aumentam a despersonalização), e tudo o que diziam era para não pensar nisso.

Às vezes esta despersonalização até parece uma espécie de uma experiência algo psicótica, e que se explicar às outras pessoas, elas não percebem, e isso deixava-me um bocado triste por ser incompreendido.

Provavelmente, de todos os sintomas que existem, a despersonalização é o menos perigoso para a saúde, mas é sem dúvida um dos mais terriveis emocionalmente ):

Brick escreveu:É como se estivesse a ver o mundo que me rodeia de fora

de uma forma mais simples, é isso ^

TGoD

Ver perfil do usuário

Mensagem por mrbombas em Dom Abr 06 2014, 17:51

Estamos com a cabeça dentro de um aquário...
Até o falar fica estranho...
Mas piora quando nos focamos nisso, embora não passe totalmente, o não dar valor ou pensar nisso alivia muito ...

mrbombas

Ver perfil do usuário

Mensagem por TGoD em Dom Abr 06 2014, 18:27

mrbombas escreveu:Estamos com a cabeça dentro de um aquário...
Até o falar fica estranho...
Mas piora quando nos focamos nisso, embora não passe totalmente, o não dar valor ou pensar nisso alivia muito ...

Há alturas em que me sinto normal, mas há outras que começo a pensar nesta sensação e começo a ficar meio paranóico e acabo no final por piorar e ir buscar uns valiuns ou bebida ):

Tem dias...

TGoD

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Dom Abr 06 2014, 20:34

Quando andei no Neurologista, ele explicou-me que o sintoma da despersonalização não é bem um problema cerebral em si, mas sim uma protecção do próprio cérebro. A cabeça é como se nunca parasse de pensar, sente demais, exige demais, então antes de dar o "tilt" desliga-se, faz reset. Quando voltamos a nós, após esse reset sentimos o que classificamos de despersonalização e claro que nos assusta, mas no fundo é para o nosso bem.

Mas depois eu penso, que vale alguém que nunca sentiu, nem passou por isto explicar tudo na teoria. Só quem de facto passou sabe o quão horrível é.

Pedro_S

Ver perfil do usuário

Mensagem por mrbombas em Dom Abr 06 2014, 20:51

Sim, e os que estão a falar passaram por isso...

Eu tenho dias melhores ou piores mas já consigo ignorar ...

mrbombas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Panda em Seg Abr 07 2014, 00:28

Eu ja tive isto em pequena escala e consigo parar e perceber. Nao me causa mal estar. Acho é estranho. As vezes consigo olhar pra mim de fora, mas é sempre quando faco algo de errado ou estou mal. Se estiver bem nao acontece.

Panda

Ver perfil do usuário

Mensagem por TGoD em Seg Abr 07 2014, 14:54

Bem, eu acho que iniciei este tópico porque fiz um disparate acho eu.

Eu criei este tópico num sábado, porque na sexta passada tinha ido sair e, apesar de eu normalmente não fumar e quando o faço fumo pouco, naquela sexta fumei uma grande quantidade de cannabis, e deu-me um grande ataque de despersonalização Sad

Desde então, essa depersonalização já mais ou menos superada parece que voltou ao que era. Eu já a conseguia mais ou menos controlar mas voltou ao que era antes, uma sensação permanente  No 

Eu acho que criei este tópico para, no fundo, encontrar "conforto" naquilo que outras pessoas que já passar pelo menos podessem dizer.

No fundo é um desabafo ...

TGoD

Ver perfil do usuário

Mensagem por mrbombas em Seg Abr 07 2014, 17:47

Mais uma lição para ti...

mrbombas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Seg Abr 07 2014, 19:53

O consumo de Cannabis parece ser bom no momento, principalmente a relaxante. Mas garanto-te que a médio/longo prazo vai piorar imenso a condição psiquiátrica.

Pedro_S

Ver perfil do usuário

Mensagem por TGoD em Seg Abr 07 2014, 20:16

mrbombas escreveu:Mais uma lição para ti...
Nem mais... Para a próxima secalhar penso 2 vezes.

Pedro_S escreveu:O consumo de Cannabis parece ser bom no momento, principalmente a relaxante. Mas garanto-te que a médio/longo prazo vai piorar imenso a condição psiquiátrica.
Neste caso até piorou a curto prazo...

TGoD

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Seg Abr 07 2014, 20:49

esse é motivo de muitos virem aqui parar...

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)

Brick
Admin
Admin

Reputação : 543

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Mensagem por Panda em Qua Abr 09 2014, 01:31

Qd era novita tb fumava uma ervinha, nada de abusado. Mas deixei exactamente pq ja nao me fazia rir nem me deixava alegre. Ficava com paranoia. Alias sou contra drogas agora.

Panda

Ver perfil do usuário

Mensagem por TGoD em Qui Abr 10 2014, 00:51

Panda escreveu:Qd era novita tb fumava uma ervinha, nada de abusado. Mas deixei exactamente pq ja nao me fazia rir nem me deixava alegre. Ficava com paranoia. Alias sou contra drogas agora.
Eu já tive bons momento com cannabis, mas desta vez detestei

TGoD

Ver perfil do usuário

Mensagem por Panda em Qui Abr 10 2014, 00:53

So faz é mal!

Panda

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rosa Oliveira em Sex Abr 18 2014, 14:00

Sei bem o k passaste.... parece k estamos d fora a ver um filme tudo à nossa volta fica estranho o falar das pessoas parece longe parece tudo inalcançavel .... foi mais ou menos aí k começou toda a minha história da ansiedade.... horrível mesmo mas eu não fumei nada aconteceu sem mais nem menos.... chega a ser incapacitante....

Rosa Oliveira

Reputação : 27

Ver perfil do usuário

Mensagem por TGoD em Sex Abr 18 2014, 23:29

A mim também não foi causado por fumar, já tinha. Comecei a ter este sintoma de despersonalização quando comecei a ter ataques de pânico do nada, e já passado 3 anos ainda não sei por que os tive.

TGoD

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:01

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: