Últimos assuntos
» Meu diário enfrentando Depressão e TAG
Ontem à(s) 19:29 por Jana_10

» Sertralina
Ontem à(s) 18:48 por Convidado

» 194 dias sem Sedoxil!
Ontem à(s) 17:27 por Jana_10

» Meu relato de depressão...
Ontem à(s) 17:26 por Jana_10

» Ansiedade e ataques de pânico
Qua Mar 22 2017, 15:06 por MEB

» Fluvoxamina - efeitos secundários
Ter Mar 21 2017, 12:33 por 1006

» Porque sinto isto desta forma tão estranha?
Ter Mar 21 2017, 12:19 por sombraescura

» Em Nome do Pai, Em Nome do Filho
Seg Mar 20 2017, 00:44 por Vicent_Vega

» Falta de concentração e tonturas
Dom Mar 19 2017, 14:14 por Duarte

» DESMAME DE ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS
Sab Mar 18 2017, 22:32 por Brick

Quem está conectado
16 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 16 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

Não tenho amigos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Não tenho amigos

Mensagem por lfcosta em Dom Ago 31 2014, 00:02

No passado
Há cerca de 7 anos, passei por uma fase difícil (que demorou 1 ano) de grande isolamento social. Foi uma fase continuada, sem explicação aparente, que surgiu quando tudo ia bem e que talvez até aconteceu apenas por um conjunto de pequenas coisas que aconteceram ao mesmo tempo.

Ao longo dos dois anos seguintes, mudei de ambiente e tudo se resolveu, de modo mesmo muito bom. Atingi um pequeno "auge".

Depois, fui obrigado a mudar de ambiente outra vez e aí sofri uma recaída de um ano. Desde então, tenho melhorado lentamente e há certas coisas que, por falta de amigos, não faço desde aquele "auge" de que falei acima (embora tenha feito algumas outras, algumas até que nunca tinha feito, com pequenos amigos "temporários" ou conhecidos).


Situação actual
O principal problema é não ter amigos. Dependendo das pessoas, ora me vêem como independente/seguro/arrogante ou inseguro/acanhado. A realidade é que sou um pouco dos dois.

Tenho estado bem nos últimos 3 anos, não tendo já fobia social, embora não me consiga relacionar bem e ainda pense muito naquilo que os outros pensam de mim.

Consigo perfeitamente fazer apresentações, mesmo que para muita gente e/ou desconhecidos (acho até mais fácil do que para conhecidos), e ter excelentes conversas dois-a-dois, mas, quando entram mais pessoas, acabo por simplesmente ouvir a conversa dos outros, sem participar activamente. Como essa é a situação padrão, acabo por falar pouco e as pessoas vêem-me como reservado. Ainda assim, respondo sempre que me fazem perguntas.

Como explicava o JCDaniel noutro tópico, "quando estou com outras pessoas sinto que a minha inteligência desaparece. Numa conversa em grupo, tenho a percepção que não acompanho bem o ritmo das conversas, apenas sinto que as frases e as opiniões voam à minha frente num ápice. Apanhá-las e perceber rapidamente do que se está a falar é um desafio mental fatigante para mim. Quando finalmente formulo uma opinião na minha mente sinto sempre que já vai tarde e que quando a tento transmitir, de repente já estão a falar de outra coisa e então decido não dizer nada e mantenho-me calado". (De resto, existem coisas em que já não me identifico com ele e outras pelas quais felizmente não passei.)


E agora?
Apesar disto, não assumo uma postura de vítima, até porque profissionalmente sou minimamente bem-sucedido. Ainda assim, por ter má linguagem corporal e más capacidades de comunicação, acabo por perder oportunidaes.

Queria acabar com isto de vez, mas não sei bem o que fazer.

Nunca cheguei a ir a um psicólogo, porque, embora fosse minha vontade, não tenho dinheiro, embora já tenha visto aqui no fórum que há consultas no hospital público.

Talvez vá à psicóloga da universidade (outra coisa de que não me tinha lembrado, mas li aqui no fórum). Sinceramente, preferia não ir, porque estou a trabalhar com ela num projecto e preciso que ela sinta que tenho confiança. É um pouco como se fosse minha "chefe".

_________________
Não sou um profissional da área, pelo que as minhas recomendações se baseiam na minha experiência pessoal.
avatar
lfcosta

Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por anailil em Qui Set 04 2014, 15:00

Sinceramente,acho q nunca me senti assim,sempre tive (e tenho)fases de isolamento (q ng entende o pq de eu as ter,inclusivamente sofri violencia por parte do meu ex marido por causa disso,pq ele n entendia) ou as fases q me apetece estar com outras pessoas a rir e super nomal (so regressei a ter esta fase apos o divorcio)
Mas n estamos aqui para falar de mim...ora pq n tentas ir aumentando o numero de pessoas,se tens uma relacao na conversa dois-a-dois pq n vais umentando gradualmente o numero de pessoas no grupo?fazes tu proprio essas gestao tomando a iniciativa de convidar outras pessoas Wink
Vai.te custar a primeira vez,mas pelo menos assumes tu esse controlo,ou qd te convidarem expressa a tua opiniao,n te deves preocupar com o q os outros pensam de ti,se nao nao vais estar a viver a tua vida,vais andar aqui so "para ver a banda passar",tu e q importas,olha eu ca digo sempre a primeira coisa q me vem a cabeca e a mim tanto me da q digam o q disserem,n estou aqui para agradar a ng,quem gosta de mim gosta de mim como eu sou,quem n gosta paciencia....obviamente q tem mau gosto Very Happy Very Happy
Mas se achas q te faria bem,vai ao medico da caixa e pede para te arranjar um psicologo demora imenso,mas pelo menos n pagas!

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 32
Localização : sintra

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por arturpendragon em Sex Set 05 2014, 19:25

É engraçado que sou bem parecido com você, a única coisa que muda é que, ao contrário de você, eu quando estou conversando a dois fico muito nervoso, mas quando estou em um grupo de pessoas eu me comunico muito bem.

arturpendragon

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por mrbombas em Sex Set 05 2014, 20:17

Não misturem timidez com algum transtorno, regra geral, quando estamos num grupo há sempre o membro dominante... Eu era tímido depois era o dominante, agora aprendi que não é falta de confiança ser tímido mas sim o contrário...

Já se aperceberam quando o membro dominante do grupo nem deixa os outros falarem pois tem medo de ser ignorado a partir do ponto em que deixou de ser o centro das atenções?

Num grupo acima de 3 já pode haver conversas paralelas...

Não se sintam mal por ouvir apenas, afinal quem não gosta de desabafar com um bom ouvinte?

Uns falam, outros ouvem, isso é o diálogo...

Haverá concerteza mais pessoas no grupo que sentem a mesma coisa e esses serão os vossos aliados na luta contra esse sentimento...

Parem a vossa auto análise, e analisem o dominante, será interessante no final do encontro perceberem o que estou aqui a dizer agora...


_________________
distorções cognitivas
avatar
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 34
Localização : Fátima

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por lfcosta em Ter Set 09 2014, 09:16

anailil, obrigado pelas sugestões. O problema é que, mesmo sendo eu a convidar mais pessoas, basta que essas pessoas comecem a falar entre si para que eu deixe de falar também.

mrbombas, concordo contigo em relação ao membro dominante. Também já tinha lido/pensado que o membro dominante pode ser (o) mais inseguro.


Geralmente, existem situações em que dominamos algumas conversas e outras em que simplesmente ouvimos. No meu caso, a primeira acontece-me apenas raramente, quando estou apenas com outra pessoa (vai depender de quem é).

O meu problema é não conseguir criar amizades, sem saber porquê.

Estou longe ser o típico introvertido e talvez não tenha nenhum transtorno, mas possivelmente existem aqui no fórum que já estiveram em situações mais graves e as conseguiram ultrapassar, pelo que podem saber o que pode ser feito.

_________________
Não sou um profissional da área, pelo que as minhas recomendações se baseiam na minha experiência pessoal.
avatar
lfcosta

Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por anailil em Ter Set 09 2014, 10:07

Ifcosta
Infelizmente nao te posso ajudar mais,pois no meio dos "meus problemas" esse nunca foi um deles,alias sempre fui bastante cominicativa e muito conversadora...

anailil

Mensagens : 32
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/08/2014
Idade : 32
Localização : sintra

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por mrbombas em Ter Set 09 2014, 13:20

as amizades não se encontram, geralmente elas encontram-nos, lembrem-se que o amigo não é o que fala connosco no grupo, mas sim o que nos pergunta no grupo porque razão nós não falamos, o amigo é o que se preocupa com o nosso bem estar acima do dele... etc...

_________________
distorções cognitivas
avatar
mrbombas

Mensagens : 861
Reputação : 90
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 34
Localização : Fátima

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por suazyn em Seg Out 27 2014, 23:31

neste momento nao tenho amigos por duas razoes :

-os que tinha "desistiram" de mim, perderam a paciência com a minha condição.
-arranjar agora amigos, sem ser online é complicado porque olham para mim de lado devido ao meu "aspecto" digamos. como fiquei isolado e perdi peso, quem olhe para mim, como eu já "ouvi" pensa que sou um "drogado".

Aprendi que convém não exagerar nos amigos online porque isso condiciona um bocado a nossa skill social, como ja estou assim à 10 anos ( uns anos melhores que outros ) infelizmente entendo o que é perder essa skill.

Resta uma coisa que felizmente no meu caso não falhou ( falha para muitos e isso sim é grave... ) : FAMÍLIA.
Alguns, tal como amigos, simplesmente desistiram mas graças a Deus ainda tenho pessoas perto. Não sei o que vai ser de mim se as perder ( ou quando as perder ) mas isso é algo que prefiro nem pensar...

Um pequeno "truque" que aprendi foi interagir com pessoas que nos encontramos diariamente que não são amigas, mas fazem-nos sentir "bem" e ganhar um pouco essa capacidade. Eu por exemplo sou viciado em café, vou 4 / 5 vezes ao dia, isso faz com que as pessoas que me atendem ( cafés pequenos, óbvio ) nos conheçam bem ao ponto de por vezes iniciarem conversa ou tu mesmo meteres conversas com coisas simples que aconteçam.

suazyn

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por Kity em Sab Nov 01 2014, 15:57

Olá!
Não tens amigos pk?
Queres mm ter amigos?
Questiona-te...
sai da tua zona de conforto....
enfrenta os teus medos/receios....o medo/receios só existe na "nossa" cabeça...nós fazemos esta prisão....tenta ir mudando, aos poucos...
Pergunta a ti próprio: Este receio é meu??? Quem sou eu??? e escuta-te....
avatar
Kity

Mensagens : 622
Reputação : 146
Data de inscrição : 16/06/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por JNB em Dom Nov 02 2014, 22:33

Sinto-me como tu lfcosta....a grande questão e que os amigos não nascem das arvores, não e fácil fazer amigos.
Sinto-me muito solitária, e não vejo onde vou fazer novas amizades Sad

_________________
Não sou um profissional da área, pelo que as minhas recomendações se baseiam na minha experiência pessoal.
avatar
JNB

Mensagens : 83
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 32
Localização : Carnaxide

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por catarina em Sex Jan 02 2015, 18:03

Eu também estou assim . muita gente diz que tenho cara de arrogante mas não sou quando me conhecem melhor já não pensem assim infelizmente e muito difícil ter amigas ou amigos não sei como se confia se por trás são diferentes vê complicado então sempre que me sinto sozinha ou leio e escrevo o que e muito bom ou então vou as redes sociais só que la esta na falo de mim o que logico. Falo muito sozinho caminho sozinha falo com Deus enfim faço assim.

catarina

Mensagens : 25
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/01/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Não tenho amigos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum