Últimos assuntos
» COMPULSÃO ALIMENTAR
Hoje à(s) 00:16 por mamã_gu

» Grupo de Ajuda no WhatsApp
Ontem à(s) 19:36 por cosmjk

» A minha pequena "história"
Ontem à(s) 19:23 por cosmjk

» USAR E ABUSAR DISTO...
Ontem à(s) 15:57 por Vitor

» Nervosismo e mau estar após descontinuação de Paroxetina 20mg
Ontem à(s) 15:34 por Vitor

» Alprazolam ou Triticum
Sex Ago 18 2017, 15:16 por Convidado

» Conviver com o monstro da Insônia
Sex Ago 18 2017, 14:53 por zeta

» Medo de enlouquecer
Qui Ago 17 2017, 16:15 por JonnyFrota

» Por favor, conselhos, ajuda
Qui Ago 17 2017, 11:12 por SuMarques

» Alprazolam sem efeitos p/ Insônia
Qui Ago 17 2017, 11:09 por SuMarques

Quem está conectado
17 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 16 Visitantes

cosmjk

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 57 em Qui Maio 25 2017, 20:26

Depressão, o que fazer?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Depressão, o que fazer?

Mensagem por waz1 em Sex Mar 13 2015, 00:19

Olá a todos, sou o waz1 tenho 19 anos e sou da Madeira e deparei-me com este fórum através de um amigo meu.
Venho aqui criar este tópico para saber o que devo fazer.. e para ter opiniões vou contar a minha história..
então é assim.. eu sempre fui gozado... desde que entrei na escola ( primária ) até hoje.. em dia o sou, sempre fui tímido, nunca tive amigos, se tive foi no máximo conhecidos, nunca tive ninguém com quem contar os meus problemas a não ser os médicos ( essa parte já vou falar ), nunca tive namorada nem nada que se pareça, nunca beijei nem nada disso.. e na primária eu até que me dava mais ou menos com os meus colegas apesar de ser sempre o mais gozado e isso.. até que cheguei ao quinto ano e mudo de escola e deparo-me com 1 realidade diferente, começaram a aparecer os problemas, não conhecia ninguém, tive numa turma problemática em que eram só rebeldes ( na escola também ) e eu como era o mais caladinho, tímido, retraído sempre fui gozado.. até que apanhei depressão la para o 6º ano e até hoje ainda tenho.. 7 anos depois. Eu sempre fui seguido por 1 psicólogo, e 1 psiquiatra.. o problema é que a depressão nunca passou só amenizou... e tenho fases em que estou bem e fases em que estou cheio de melancolia/raiva/pensamentos negativos em que não me consigo controlar emocionalmente e aos meus impulsos. Acham que devo perguntar ao meu psicólogo que terapia ele me está a fazer? Devo-lhe dizer para fazer psicoterapia ( TCC )? Como posso resolver o problema dos maus tratos na escola e na vida em sociedade em geral? Como posso ultrapassar esta depressão e não levar a vida tão a sério e aumentar a auto-estima e confiança? Como posso parar de andar em ciclos de pensamentos em que por vezes até estou a mudar mas depois volto a estaca 0 e basicamente nunca saiu do lugar e nunca evoluo? Como posso ter uma vida socialmente activa? Como posso controlar estes ataques de raiva/melancolia que acontecem por simples inveja e por me terem rebaixado abaixo de um animal ao longo destes anos todos? É que já nem sei distinguir o que é 1 piada de 1 ofensa.. e eu nestes 7 anos passei muito tempo no computador.. visto que era o meu porto de refúgio.. e agora percebi que quero mudar e tenho medo que seja demasiado tarde.. :\ E o meu maior problema é que nunca consigo seguir conselhos.. ou seja tal como expliquei acima.. eu sigo no início mas depois vem os ataques e isso.. e volto a estaca 0...... e tenho muita dificuldade em me lembrar dos conselhos e de pensar por mim mesmo.. a medicação que estou a tomar atualmente é esta: 50mg sertralina + 10mg abilify.

waz1

Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Depressão, o que fazer?

Mensagem por Vitor em Sex Mar 13 2015, 11:07

Olá waz1
Bem vindo ao fórum.
Está na altura de fazeres alguma coisa por ti. Primeiro ESQUECE o passado porque já passou e não se pode modificar e deixa o futuro porque ainda não chegou. Estabelece um plano de rotinas diárias com vista a saíres do teu estado. Não basta a medicação, tens que dar uma ajuda diária e continuamente. Antes de tudo tens que desenvolver a motivação e a vontade em começares uma "vida nova". Neste fórum encontras várias ferramentas que te vão ajudar nesse sentido.
Estamos por aqui para te ajudar. Entretanto vai lendo o fórum principalmente aqueles que tiveram êxito.

Fica bem

As minhas intervenções neste forum não visam de modo algum substituir o acto médico. Baseiam-se na minha experiência pessoal, de participantes deste forum e de outros. Cabe a cada participante do forum procurar aconselhamento médico, psicólogo ou outro pessoal qualificado.
Vitor
Moderador
Moderador

Reputação : 82

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sex Mar 13 2015, 13:28

Boa tarde Vítor e o que posso fazer sozinho e que envolva pessoas de preferência ? Atualmente não tenho com quem sair.. depois quando chegar a casa vou ler melhor o fórum.

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor em Sex Mar 13 2015, 14:17

Mesmo que não envolva pessoas, tens que trabalhar sozinho. Isto do sozinho vendo bem não existe. Quando dizes para ti que não queres estar assim, significa que existe um Eu, uma consciência "separada" do estado.
O que podes fazer sozinho? O que estás disposto a fazer?
De 1 a 10 como qualificas a tua vontade e determinação em mudar e acabar com os problemas? ( 10 = muito motivado, 1 = nada motivado)

As minhas intervenções neste forum não visam de modo algum substituir o acto médico. Baseiam-se na minha experiência pessoal, de participantes deste forum e de outros. Cabe a cada participante do forum procurar aconselhamento médico, psicólogo ou outro pessoal qualificado.
Vitor
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Sex Mar 13 2015, 14:18

Waz, como diz o Vitor, esquec o passado, tu estás em 2015, mas o teu pensamento está na escola primária?!!! tens um psicólogo que diz que tens trauma de infância? Passa à frente, vive o agora, sai daí. Precisas de ajuda para mudar e precisas de mudar mesmo! Até custa ler o que escreveste!

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)
Brick
Admin
Admin

Reputação : 550

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Mensagem por waz1 em Sex Mar 13 2015, 17:35

Porque custa ler? O que mais me magoa é o facto de mais uma vez ter sido rejeitado por uma rapariga. . E de nao ter amigos.. e tb ser constantemente gozado, humilhado e rebaixado... enfim tenho mm de sair desta... e o meu problema e que também tenho dificuldade em ver as intenções das pessoas... e estou sempre em ciclos.. nunca melhoro.. espero melhorar agora

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sex Mar 13 2015, 18:17

Acham normal Eu ter pensamentos destrutivos do tipo : "eu nao sou bom em nada... nao sei fazer nada ... sou feio... ninguém gosta de mim e nem se preocupam comigo.. nunca vou conseguir ser bom rm nada. . Nunca vou arranjar amigos nem namorada... nunca vou ter resultados no gym.. que faço eu neste mundo se estou completamente sozinho" e etc..

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor em Sex Mar 13 2015, 19:37

waz1 escreveu:Acham normal Eu ter pensamentos destrutivos do tipo : "eu nao sou bom em nada... nao sei fazer nada ... sou feio... ninguém gosta de mim e nem se preocupam comigo.. nunca vou conseguir ser bom rm nada. . Nunca vou arranjar amigos nem namorada... nunca vou ter resultados no gym.. que faço eu neste mundo se estou completamente sozinho" e etc..

Faz um STOP ao "mim" "mim" "mim" "eu" "eu" "eu". Volta-te para fora de ti. E vai ler o tópico ACABAR COM A DEPRESSÃO

Vitor
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sex Mar 13 2015, 19:38

Vitor escreveu:
waz1 escreveu:Acham normal Eu ter pensamentos destrutivos do tipo : "eu nao sou bom em nada... nao sei fazer nada ... sou feio... ninguém gosta de mim e nem se preocupam comigo.. nunca vou conseguir ser bom rm nada. . Nunca vou arranjar amigos nem namorada... nunca vou ter resultados no gym.. que faço eu neste mundo se estou completamente sozinho" e etc..

Faz um STOP ao "mim" "mim" "mim" "eu" "eu" "eu". Volta-te para fora de ti.
Como assim voltar-me para fora de mim? Não percebi...

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor em Sex Mar 13 2015, 19:57

waz1 escreveu:
Vitor escreveu:

Estás demasiado centrado em ti. Relê o teu texto e conta as vezes de utilizas o "eu", sou", "comigo", etc, etc. Voltar para fora de ti é olhares o mundo à tua volta e ver como ele funciona. Se quiseres ajuda para sair desse estado vai ler o tópico ACABAR COM A DEPRESSÃO e faz aquele curso.

"Deixe de se focalizar nos aspetos negativos
Porque se queixa?
Mude o que puder mudar
Encontre aspetos positivos
Assuma a responsabilidade da sua vida
Pare de arranjar desculpas
Aceite-se como é
Aprenda a apreciar o que tem
Pense nas razões para estar feliz
Reflicta nas condições gerais
Fique feliz: o mau podia ser pior
Há males que vêm por bem
Aprecie o momento
Sinta-se grato
Esteja grato às pessoas
Seja mais feliz!"
Tsering Paldron

Vitor
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sex Mar 13 2015, 20:12

Vitor escreveu:
waz1 escreveu:
Vitor escreveu:

Estás demasiado centrado em ti. Relê o teu texto e conta as vezes de utilizas o "eu", sou", "comigo", etc, etc. Voltar para fora de ti é olhares o mundo à tua volta e ver como ele funciona. Se quiseres ajuda para sair desse estado vai ler o tópico ACABAR COM A DEPRESSÃO e faz aquele curso.

"Deixe de se focalizar nos aspetos negativos
Porque se queixa?
Mude o que puder mudar
Encontre aspetos positivos
Assuma a responsabilidade da sua vida
Pare de arranjar desculpas
Aceite-se como é
Aprenda a apreciar o que tem
Pense nas razões para estar feliz
Reflicta nas condições gerais
Fique feliz: o mau podia ser pior
Há males que vêm por bem
Aprecie o momento
Sinta-se grato
Esteja grato às pessoas
Seja mais feliz!"
Tsering Paldron
Estou a tentar registar-me mas está difícil... podes me dizer como posso fazer?

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sex Mar 13 2015, 20:19

By the way o curso é de 4 meses... vou fazer o curso.. mas queria começar a mudança a 100% mais cedo.. por isso queria que me explicasses como ver a realidade como ela é em vez de me focar em mim..
Edit: Acho que não vou aguentar esperar 4 meses..... enfim já começo a ficar farto desta minha mentalidade e vida... Neutral

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sab Mar 14 2015, 10:10

Boas... já vi o 1º capitulo do tal curso.. agora e so dia 20 que tenho acesso a outra parte... já agora Vítor como é que posso ver como mundo a minha volta funciona?

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor em Sab Mar 14 2015, 10:32

waz1 escreveu:Boas... já vi o 1º capitulo do tal curso.. agora e so dia 20 que tenho acesso a outra parte... já agora Vítor como é que posso ver como mundo a minha volta funciona?  

Não basta ver o 1º capítulo. Por cada vídeo tens que praticar diariamente, repito diariamente o que a senhora diz para fazer.
Ver como o mundo funciona faz parte de um processo gradual de mudança em ti. Essa mudança podes obter se te dedicares com vontade, amor, paciência, entusiasmo àquele curso. Não tenhas pressa porque todas as mudanças boas e duradouras levam o seu tempo, mas aos poucos começamos a ver os resultados. Diz para ti mesmo que uma nova vida vai começar e acredita nisso.
Absorve e pratica o que a senhora diz. Em simultâneo aconselho-te a leitura do livro "A Prática do Poder do Agora" de Eckhart Tolle. enquanto estiveres a ler este livro faz resumos escritos e com os vídeos também

Última edição por Vitor em Sab Mar 14 2015, 20:15, editado 1 vez(es)

Vitor
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sab Mar 14 2015, 12:06

Vitor escreveu:
waz1 escreveu:Boas... já vi o 1º capitulo do tal curso.. agora e so dia 20 que tenho acesso a outra parte... já agora Vítor como é que posso ver como mundo a minha volta funciona?  

Não basta ver o 1º capítulo. Por cada vídeo tens que praticar diariamente, repito diariamente o que a senhora diz para fazer.
Ver como o mundo funciona à faz parte de um processo gradual de mudança em ti. Essa mudança podes obter se te dedicares com vontade, amor, paciência, entusiasmo àquele curso. Não tenhas pressa porque todas as mudanças boas e duradouras levam o seu tempo, mas aos poucos começamos a ver os resultados. Diz para ti mesmo que uma nova vida vai começar e acredita nisso.
Absorve e pratica o que a senhora diz. Em simultâneo aconselho-te a leitura do livro "A Prática do Poder do Agora" de Eckhart Tolle. enquanto estiveres a ler este livro faz resumos escritos e com os vídeos também
Já tive a ler o livro.. e sei que o poder está no presente.. e não no passado/futuro que são apenas ilusões.. o futuro traz ansiedade/medo e o passado sofrimento/depressão/saudade..
A questão aqui é.. se não sou a minha mente, então sou o quê? É que não percebi muito bem o livro.. daí estas dúvidas desde o início... do tópico.....
Edit: Eu ando a ler muita coisa.... mas nunca consigo interiorizar nada.... quero mudar e hoje ainda não me queixei com ninguém portanto vou ver se continuo assim... Smile

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Sab Mar 14 2015, 12:46

não questiones muito, vive o presente...

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)
Brick
Admin
Admin

Mensagem por waz1 em Sab Mar 14 2015, 12:59

Brick escreveu:não questiones muito, vive o presente...
O que devo fazer é: Definir objetivos para o dia-a-dia ( por exemplo para hoje )? Por exemplo posso definir como objetivo: Hoje eu quero ler o resto de "x" livro, ou quero ver "x" filme ou quero fazer "x" treino ou então não pensar em "x" pessoas e claro que também devo ter em atenção os objetivos a longo prazo e fazer com que os de curto prazo sejam benéficos para tal certo? Smile

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Sab Mar 14 2015, 13:06

Sim, podes começar por aí. Pensar no hoje e definir objectivos para o agora e para daqui a pouco. Aos poucos, vais pensando mais alto, mas não muito alto. Podes pensar em ter um emprego melhor, tirar outro curso, arranjar namorada, casar... essas coisas.

Brick
Admin
Admin

Mensagem por waz1 em Sab Mar 14 2015, 13:44

Brick escreveu:Sim, podes começar por aí. Pensar no hoje e definir objectivos para o agora e para daqui a pouco. Aos poucos, vais pensando mais alto, mas não muito alto. Podes pensar em ter um emprego melhor, tirar outro curso, arranjar namorada, casar... essas coisas.
Por exemplo um dos meus objetivos é curar a depressão então devo meter como objetivo diário algo que o faça melhorar certo? Como por exemplo não pensar demasiado, fazer atividades, sair e isso.
Depois outro objetivo meu é acabar o curso e a escola este ano, então devo estudar e isso hoje como por ex Smile
Outro objetivo é ficar com com um bom corpo e uma boa cultura geral.. então devo praticar desporto hoje ( que eu ja fiz Very Happy ) e ler notícias e isso Smile
Outro objetivo meu é não pensar na rapariga nem em problemas então entra mais uma vez a ocupação e isso Smile

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Sab Mar 14 2015, 13:53

amigo, é isso e se começares por praticar isso diariamente, vais ver que nem precisas de pensar mais, sai de forma automática.

Força!

Brick
Admin
Admin

Mensagem por waz1 em Sab Mar 14 2015, 17:11

Acham normal eu ficar tipo zombie no dia-a-dia?
Tipo sempre com sono, não conseguindo me concentrar nas tarefas do dia-a-dia.... até na escola piorei as notas, na condução ja n consigo conduzir pq parece que nem penso... estou sempre desconcentrado.. e quase a dormir com olhos abertos, fico a falar com 1 pessoa... oiço mas depois não escuto... o que ela me diz e acabo por me esquecer no segundo a seguir.. e o problema e que as pessoas me julgam por isso... e mais... quando tento interiorizar algo..no início penso bastante mas depois acabo por me esquecer e depois de tanta pesquisa e sem nada pa fazer em casa acabo por voltar a estaca 0... e mais perdi a capacidade de perceber as pessoas.. e de perceber as intenções das ações delas no dia-a-dia sinto-me tão limitado.. não há nada que possa fazer para inverter esta situação?! E o que mais me assusta e que estou a tomar medicação nem quero imaginar sem ela Sad

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Sab Mar 14 2015, 17:29

há coisas que podes fazer: esquece o que as pessoas pensam de ti, ninguém quer saber e não te preocupes nada em perceber as pessoas, esquece isso não interessa nada. Vive a tua vida.

Brick
Admin
Admin

Mensagem por waz1 em Sab Mar 14 2015, 18:58

Brick escreveu:há coisas que podes fazer: esquece o que as pessoas pensam de ti, ninguém quer saber e não te preocupes nada em perceber as pessoas, esquece isso não interessa nada. Vive a tua vida.
Porque não interessa? visto que os problemas de relação interpessoal deve ter sido o que originou o problema da depressão... mas pronto vou fazer aquilo que disse hoje a tarde.. a ver se vejo melhorias Smile e porque ninguém quer saber? e pq e pa esquecer o que as pessoas pensam e pa n me preocupar em percebe-las? :\ Desculpa tar sempre a questionar.. mas ja faz parte de mim :X

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor em Sab Mar 14 2015, 20:30

E quando começares a sentir melhoras, então aí vamos falar num desmame como deve ser, para acabar com esse "zombie", certo? Mas se começares a fazer o que dizes é um bom caminho. Depois seguir-se-ão outras ferramentas para te ajudar. Relativamente ao livro, e à questão da mente, deixa isso por agora. Mas uma coisa é certa: quando começamos a ter alguma percepção de como surgem os pensamentos, aí nasce a questão: existem dois "eus" o que está a pensar e o que está a observar. O segredo é ESTAR ATENTO, desenvolver a atenção no momento presente, o máximo possível como diz no livro. Existe uma aplicação para smartphone que se chama Mindfullness Bell, periodicamente o telefone dá um toque para que a pessoa desligue o "piloto automático" e se concentre nesse momento na respiração. Sim porque a respiração é aquela coisa que está no momento presente e connosco.

Vitor
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por waz1 em Sab Mar 14 2015, 20:40

Vitor escreveu:E quando começares a sentir melhoras, então aí vamos falar num desmame como deve ser, para acabar com esse "zombie", certo? Mas se começares a fazer o que dizes é um bom caminho. Depois seguir-se-ão outras ferramentas para te ajudar. Relativamente ao livro, e à questão da mente, deixa isso por agora. Mas uma coisa é certa: quando começamos a ter alguma percepção de como surgem os pensamentos, aí nasce a questão: existem dois "eus" o que está a pensar e o que está a observar. O segredo é ESTAR ATENTO, desenvolver a atenção no momento presente, o máximo possível como diz no livro. Existe uma aplicação para smartphone que se chama Mindfullness Bell, periodicamente o telefone dá um toque para que a pessoa desligue o "piloto automático" e se concentre nesse momento na respiração. Sim porque a respiração é aquela coisa que está no momento presente e connosco.
Que outras ferramentas seguir-se-ão? Smile
Estás a falar do curso certo? Smile
E como assim o "eu" que está a observar? Não percebi essa parte que também estava no livro..
E porque o mindfullness é assim tão importante? x)
btw meu objetivo para amanhã é ver 2-3 filmes e estudar e se puder/tiver oportunidade de sair de casa também saiu!
Uma coisa que ainda não tenho força de vontade suficiente para fazer é largar mais o pc.. visto que sair sozinho não é lá muito agradável.. mas com o tempo irei lá! Espero eu Smile
Quanto ao objetivo de acabar com o bullying/problemas interpessoais vai ser questão de aprender a não me queixar aos outros, e ver o que ando a fazer mal e corrigir....

waz1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: