Últimos assuntos
» COMPULSÃO ALIMENTAR
Hoje à(s) 00:16 por mamã_gu

» Grupo de Ajuda no WhatsApp
Ontem à(s) 19:36 por cosmjk

» A minha pequena "história"
Ontem à(s) 19:23 por cosmjk

» USAR E ABUSAR DISTO...
Ontem à(s) 15:57 por Vitor

» Nervosismo e mau estar após descontinuação de Paroxetina 20mg
Ontem à(s) 15:34 por Vitor

» Alprazolam ou Triticum
Sex Ago 18 2017, 15:16 por Convidado

» Conviver com o monstro da Insônia
Sex Ago 18 2017, 14:53 por zeta

» Medo de enlouquecer
Qui Ago 17 2017, 16:15 por JonnyFrota

» Por favor, conselhos, ajuda
Qui Ago 17 2017, 11:12 por SuMarques

» Alprazolam sem efeitos p/ Insônia
Qui Ago 17 2017, 11:09 por SuMarques

Quem está conectado
16 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 16 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 57 em Qui Maio 25 2017, 20:26

Ansiedade e Hipocondria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por donato em Sex Set 09 2016, 01:09

Boas.

Registei-me neste fórum para relatar a minha história e saber se existem pessoas na mesma situação.

Acho que sofro de ansiedade com tendências hipocondriacas.

Há uns anos atrás em miúdo fui ao hospital e diagnosticaram-me asma, ou ponta de asma, o que raio seja. Comprei a bomba e tudo, mas tinha medo de a usar e nunca foi preciso.

Passado uns anos, houve uma altura em que fui ao hospital às 3h da manhã porque pensava que me estava a dar um ataque cardíaco. Era ansiedade, receitaram-me atarax, tudo bem, passou. Volta e meia aparecia, coração apertado, sensação de nó na garganta, dificuldade em respirar e encher o peito de ar.

Há uns meses fui ao médico de família porque não andava bem. Acho que ando a piorar. Agora o meu coração parece estar ok, mas só tenho pensamentos negativos sobre doenças graves a toda a hora. A isto junta-se dor de costas, as vezes umas pontadas, mas não consigo definir uma dor, vai de um lado para o outro, não sei se é dormência se é picada, se é pressão. É qualquer coisa. E depois parece que na minha cabeça se juntam todas as peças do puzzle, esta dor é deste órgão, depois lembro-me de um tipo novo que morreu com qualquer coisa, imagino-me doente e faço um filme gigantesco em que me restam dias de vida.

Isto chega a ser triste. Quando não tenho sintoma nenhum, consigo-me rir da situação. Quando estou assim é difícil desligar-me dos pensamentos que me assombram a cabeça. Eu penso que tenho todas as doenças do mundo. Mas tenho medo de ir ao médico, já cheguei a ficar alterado com o médico a auscultar-me, com medo e eu sei que não tem nada de mal nem dói. Só o facto de ele parar mais num sítio para ouvir o coração eu fico a achar que ele descobriu qualquer coisa estranha. Ou uma vez que vomitei quando uma enfermeira me estava a medir a tensão porque disse que tinha a tensão ligeiramente alta para a minha idade, pudera nervoso como estava.

Sempre fui um bocado isolado socialmente e na minha família há registo de doenças. Eu quero acreditar que isto é psicológico, mas sei lá às vezes é complicado.

Estes pensamentos assombram-me mais quando estou sozinho ou quando estou a trabalhar ou a fazer qualquer coisa e tenho tempo para pensar.

Por exemplo, tenho medo de fazer análises. Não do acto em si, mas dos resultados. Do choque de algo mau. Alguém passa por isto? Fogo que tormento.

Ando assim há uns dias com dores nas costas, pontadas de um lado e de outro. Parece que a dor nas costas irradia para as nádegas, não sei se é rins, se é lombalgia, eu sei lá. Dura minutos, vai e vem. O meu médico de família diz para não procurar doenças na internet e espairecer mas cá estou eu num fórum de ansiosos a lembrar-me a massacrar o problema.

Isto é extremamente frustrante. Estou a tomar atarax desde o início da semana. Se até segunda não apresentar melhoras, vou ao médico de família.

Se morrer, morri. Ninguém fica para semente, mas queria viver até aos 90 anos sem dores. Crying or Very sadLaughing

donato

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por donato em Sex Set 09 2016, 01:19

Entretanto na wikipédia:

Hipocondria - Sintomas
A maioria dos hipocondríacos confundem sintomas ou deformações irrelevantes e, por vezes, inexistentes como indicativos de doença grave.[5]

Pessoas que já são doentes, como diabéticos ou reumáticos, podem confundir os sintomas de suas doenças com outras e, consequentemente, apresentarem problemas psicológicos. Da mesma maneira, pessoas ansiosas ou depressivas podem apresentar flutuações afetivas que resultam em sintomas inexplicáveis pelos médicos, o que as leva para a hipocondria. Dentre esses sintomas, os mais comuns são: dores de cabeça, abdominais, nas costas, articulações, retais e no trato urinário, bem como febre e/ou suor noturno, coceira, diarreia, tontura e perda de equilíbrio. Como na maioria das vezes os médicos não conseguem encontrar nada de anormal na saúde física dessas pessoas, muitas vezes elas passam a duvidar da capacidade de seus médicos ou sentem-se deprimidas pela impossibilidade de aliviar seus sintomas. Como o hipocondríaco muitas vezes acredita que vai sofrer com doenças graves pelo resto da vida ou que poderá morrer em breve, alguns passam a apresentar tendências suicidas. Além disso, é comum a busca incessante de informações sobre doenças na internet, fenômeno denominado Cibercondria]]

---

Bem, o melhor é nem ir ver os sintomas de reumatismo e diabetes porque de certeza que tenho.
Vou tomando atarax e tentar que isto passe. Ver se me consigo desligar destas coisas e dizer para mim mesmo quando sentir qualquer dorzita "caga nisso, não ligues é ansiedade".

donato

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por ester em Sex Set 09 2016, 21:07

Boa noite, o medo de morrer ou de ter uma doença mortal é comum para os ansiosos e hipocondríaco.
talvez tiveste uns pais que te levavam ao medico ao menor doí doí ou tiveste uma perda dum ente querido?
A medicação apenas melhoras os sintomas e não as causas.
para estas pessoas as consultas na Internet ou livros é a coisa pior que se pode fazer.
Toda a gente já teve uma dor qualquer e vai pesquisar os sintomas e assustas com doenças graves como o cancro.
Mas como a nossa mente não está obsedada por doenças, dizemos:
« sou muito nova para ter esta doença, não tenho antecedentes destas doença, vamos aguardar alguns dias a ver se a dor passa sozinha, isto é devido ao stress que tenho vivido nestes últimos tempos, etc»
E se o problema continua, consulta-se o medico sem medo porque nunca pensamos no pior que pode acontecer.
E se o pior acontece, temos que lidar com isto na altura e não antes.
é isso que tens que fazer. confiar nos médicos e parar de estragar a tua vida por coisas que em principio, não acontecem.
Todos os medos que temos todos muitas vezes, existe a probabilidade de só 5 a 10% de chances de acontecer ou a percentagem ainda é menos se for ter um acidente, um dos nossos filhos morrer ou ter uma doença incurável.
Quanto mais pensares em doença mais tens probabilidade de desenvolver sintomas que viste na Internet.
Por vezes uma simples dor de cabeça se transforma em um AVC iminente.
Boa sorte!

ester

Mensagens : 116
Reputação : 8
Data de inscrição : 08/04/2016
Localização : portugal

Ver perfil do usuário http:// http://portuguesesfelizes.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por BrJods em Dom Set 25 2016, 05:03

Olá, tenho 18 anos, sou brasileiro e encontrei este fórum enquanto pesquisava sobre hipocondria, pois há cerca de dois meses penso praticamente todos os dias que tenho uma doença grave. No início estava com sintomas de gastrite e logo após meu intestino ficou desregulado, fui ao médico e fiz uma série de exames, mas todos estavam normais, e passei a tomar fibras em pó para regulagem do intestino. Porém passei a ter constipação nasal constante e consequentemente dificuldade para respirar, e desde então já passou através da minha cabeça que eu sofria de cancro de estômago, depois de cólon, depois de pulmão, pensei ser portador do vírus HIV (mesmo sendo virgem), e ontem mesmo, pesquisando na internet, me autodiagnostiquei com cancro de boca.
A todo momento penso que morrerei daqui poucos anos vítima de algumas dessas enfermidades e isso está me atrapalhando muito, pois ao ficar ansioso, meu intestino já deixa de funcionar muito bem e me sinto ainda mais doente. Na próxima segunda irei falar com meu médico ver se consigo uma consulta com um psicólogo, pois é muito ruim ficar nesta situação, e acabo não compartilhando isso com ninguém, com receio de parecer um louco que está inventando doenças porque quer.

BrJods

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/09/2016
Idade : 19
Localização : São Paulo, Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por joaonunes em Sex Nov 18 2016, 02:41

Hipocondria é um negócio terrível. Faz um mês que estou com remédio pra ver se ajuda, além de psicóloga.

Ano passado, achei que estava com câncer, tudo era câncer. Um urologista disse que eu estava com verruga (HPV), mas fui em outro médico e descobri com exame que não tinha nada a ver, era só varizes. Como consegue falar que é uma "verruga" assim?!? Agora direcionei todo o pânico para HPV. É uma doença perfeita pra quem está com TOC... tive um ataque de desespero porque minhas partes encostaram num vaso de banheiro público por um segundinho (e nem estava sujo ou úmido) e PRONTO, agora não sai da minha cabeça que estou com HPV por causa dessa encostadinha. Tentei lavar com água (porque sabão não tinha), só pude tomar banho uma hora depois.

Eu tenho muito medo de sempre achar que estou com HPV. Muitas vezes nem dá sintomas... não dá pra se guiar por sintomas. Meu urologista (o que fez o exame direitinho, não o outro) vai me passar a vacina, mas estou morrendo de medo de ter contraído no vaso e tudo ter sido em vão. Tenho muito medo de ficar sozinho por causa dessa loucura toda.

joaonunes

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por ester em Sex Nov 18 2016, 13:04

Bom dia, se médico disse que não é nada de grave. pronto concentra se nisso. diga muitas vezs por dia
» estou optimo! não tenho nada de grave«( isso varias vezes ao dia)
Se por acaso tiveres algo mais grave, no momento certo, preocupas com isso, certo?
Porquê estragares a vida com se.....se isto.... se aquilo.....
Tens que forçar a tua mente a ter pensamentos bons porque assim, atrías coisas boas.
Se sismas que tens algo grave, um dia, vais atrair algo grave.
Pode utilizar as afirmações de louise hay áta modificar os teus pensamentos. Ela curou um cancro com a positividade e uma dieta.
Tu es maravilhoso, tens a vida na tua frente. Es tu que mandas na tua vida e se decides ser feliz, vais o ser.
Coragem
aí vai algumas afirmações de louise hay ( experimenta!)

http://www.portuguesesfelizes.com/livros-de-motiva%C3%A7%C3%A3o-e-positividade-que-mudam-a-vossa-vida/podes-curar-a-sua-vida-de-louise-hay/

ester

Mensagens : 116
Reputação : 8
Data de inscrição : 08/04/2016
Localização : portugal

Ver perfil do usuário http:// http://portuguesesfelizes.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por araucaria em Sex Nov 18 2016, 13:32

A melhor forma para acabar com os pensamentos cíclicos é mesmo ocupar a cabeça com algo que exige atenção plena. Fugir de pessoas que só foram de doenças, pois se estamos muito sensíveis não tarda nada acabamos por apresentar todos os sintomas e mais alguns de determinada patologia. Caminhar ou outra forma de exercício, na natureza de preferência, costumam ajudar.

araucaria

Mensagens : 72
Reputação : 8
Data de inscrição : 28/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por Pet em Sex Jan 20 2017, 11:10

Boa tarde,
Sou nova aqui no forum e encontrei-o precisamente porque tenho o mesmo problema.
Fui operada no início do ano para corrigir a minha miopia e entrei numa onde de pânico constante com tudo o que podia correr mal. Felizmente ja me sinto muito melhor, a cada dia que passa mais confortável estou. Mas claro que a noite vêm logo os pensamentos todos " e se estraguei tudo? E se fico com sequelas? (Mesmo com probabilidades de menos de 0.5%) e se fico com os olhos para sempre secos e ultra irritados e deixo de poder trabalhar quem me vai pagar o credito e me manter?"
Sou veterinária e digo isto a todos os clientes em que o diagnóstico  é algo mais grave "nao se ponham a fazer pesquisas na internet que so vao la parar os relatos do que corre mal.  Os casos normais e felizes ninguem se da ao trabalho de os partilhar". Portanto aconselho a todos fazer o mesmo.  O dr Google nao ajuda em nada. Eu proibi-me de o fazer porqu toda a ansiedade começou por ter começado a pesquisar os malefícios da cirurgia.  (Com taxa de sucesso de 96% é mais provável ser atropelada por um carro certo?)
De noite tem ajudado o planear a preocupação, adiar para uma hora do dia seguinte. Ridicularizar as preocupações exagerando-as ao maximo. E tentar parar de sofrer por antecipação, se acontecer logo me preocupo e logo tomo medidas agora nao adianta de nada.
Ja sabia que era um pouco hipocondríaca mas esta experiência mostrou-me o quanto estar fechada num quarto fechado comigo propria me afecta e até onde consigo chegar. Este forum tem ajudado muito a ultrapassar.  Obrigada!
Tambem tava sempre em pânico antes de ir trabalhar com medo de me sentir mal. O meu estômago e intestino tambm sao sensiveis e pronto quanto mais ansiosa mais doente. O medo de contrair uma doença é a possibilidade de deixarmos de viver por causa dela certo? E ja nos estamos a limitar sem ter absolutamente nada! A experiencia mostrou-me o quanto ia perder se ficasse incapacitada pela cirugia.  Portanto até nao estar tenho que aproveitar o presente e ser grata por o poder fazer.
Desculpem o tamanho do post, resumindo deixem o dr google e vamos aproveitar! Eu estou a tentar

Pet

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/01/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ansiedade e Hipocondria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum