Últimos assuntos
» EFEITOS DO DESMAME BENZOADIAZE
Hoje à(s) 08:00 por Brigadamecanizada

» 5 meses a limpo.
Hoje à(s) 07:35 por Brigadamecanizada

» Nada para esperar
Seg Dez 10 2018, 21:14 por Brick

» Serão meras extrassistoles???!!!
Qua Dez 05 2018, 23:34 por RitaS

» Medicação....
Ter Dez 04 2018, 21:50 por Brick

» Ansiedade e Hipocondria
Qua Nov 21 2018, 14:56 por guevara

» SENTINDO SOZINHA, RODEADA DE DE GENTE
Dom Nov 18 2018, 01:50 por Gustavo B

» Um tabu entre clonazepam e alprazolam
Sex Nov 09 2018, 01:21 por LP0956

» 3 dias sem Paroxetina
Qua Nov 07 2018, 22:55 por Gustavo B

» Medicação para ansiedade
Ter Nov 06 2018, 00:31 por LP0956

Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 65 em Seg Jan 01 2007, 03:04

opressão vs depressão

Ir em baixo

opressão vs depressão

Mensagem por 1006 em Qua Abr 19 2017, 17:34

Voltei.

Andei bem, durante uns tempos. Estranhamente bem, energética, decidida, optimista e confiante... mas já estou 'down' outra vez.
Chega-se à conclusão que só estou rodeada de pessoas tóxicas. Pais, "parceiro" e até a pessoa a quem faço uns trabalhos agora que estou desempregada.
Não me sinto no buraco, como antes. Sinto-me desenquadrada, como se fosse de outro planeta. Sinto-me a destoar, sinto que tudo o que obtenho é com grande esforço. Dou, dou, dou e não vejo amizades sinceras, não vejo relacionamentos sinceros, saudáveis, preocupações sãs.
As pessoas com quem me dou têm atitudes de cobrança, de exigência e sinto-me esgotada. A ponto de desejar sair deste filme em que estou...
O meu telefone fixo e telemóvel não pára de tocar, porque as pessoas não entendem que preciso do meu espaço, que não sirvo para estar sempre aqui à disposição de tudo e de todos. Tudo isto me tira energia, e apesar de não me sentir deprimida, sinto-me oprimida e sufocada, e na prática o resultado é o mesmo: só apetece pijama + sofá + não sair de casa e evitar qualquer contacto + pensamentos de que não vale a pena andar aqui.

Não há palavras para isto. No

agora vou ali repetir para mim própria: 'isto é uma fase...'

1006

Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Re: opressão vs depressão

Mensagem por Pedro_S em Qua Abr 19 2017, 23:14

De facto existem pessoas que são verdadeiros "vampiros" energéticos. No entanto não sei se é melhor estar rodeado de pessoas interesseiras ou sozinho. Eu pensava exactamente assim como tu, e tanto me afastei de tudo e todos, que hoje estou complemente só. Também não é boa solução, a solidão é muito triste e piora ainda mais a depressão. A convivência mesmo que pouco saudável com as pessoas, mantém as nossas capacidades sociais a funcionar.

Penso que o ideal será protegeres-te disso, e impor regras e barreiras, mas sem afastar demasiado as pessoas.

Reputação : 36

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Qua Abr 19 2017, 23:40

Desde sempre que estou habituada a estar sozinha.
Exceptuando falar aqui com vcs e com psicólogos, nunca me ajudaram fora desse círculo.
Os meus pais nem entendem o que é a depressão.
O meu "parceiro" se eu reclamo dele (com razão) acusa-me de ser instável e um carrossel... quando ele passa horas a debitar todos os problemas de todas as pessoas que conhece para cima de mim, todos os dias...
A pessoa para quem faço trabalhos, entende que eu não devo ter vida própria e só prestar contas a ela e estar disponível para ela,a toda a hora.

O meu único balão de oxigénio, o momento em que sinto que sou compreendida, é na hora semanal com o psicólogo. E se pensar que pago por isso, por essa compreensão - verdadeira ou forçada - fica uma sensação em mim muito estranha.

A tua última frase pareceu-me A solução. Mas eu não sei dar cumprimento a isso.

Pais, estou há dois dias sem os ver (moramos perto).
"Parceiro", já passou a ex-parceiro.
Pessoa para quem faço trabalhos, se volta a ligar com exigências, entrego tudo (como já fiz uma vez e ela não entendeu) e ela que faça.

Onde há pessoas amigas? genuínas? que não sejam invejosas? onde?

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Qua Abr 19 2017, 23:50

Não há, penso que não existem simplesmente, ou então são raras e eu nunca tive a felicidade/sorte de encontrar uma. O ser humano não presta na sua generalidade e é certo que são os frios e maus que desde sempre conseguiram sobreviver a este "mundo cruel".

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Qua Abr 19 2017, 23:54

Pois. Também nunca vi nenhuma.
Julgo os outros por aquilo que eu sou e só apanho desilusões.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Qua Abr 19 2017, 23:58

Qual tem sido o conselho "profissional" do Psicólogo?

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Qui Abr 20 2017, 00:02

Disse o mesmo que tu. Definir limites, criar barreiras. Educar as pessoas.

Eu não tenho paciência para isso. Com os meus pais, ainda aceito que o faça. Com terceiros, não.
Parceiro é tóxico. Liga às 8 da manhã, ainda eu estou com ramelas nos olhos, e sem saber em que dia estou, e já me está a contar todos os dramas familiares, até de primos... levo 1 hora disso logo pela manhã, depois continua ao longo do dia, sempre a despejar problemas...
Ando de rastos, sem paciência para mais nada.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Qui Abr 20 2017, 00:04

A culpa é toda minha. Dou demais, tento ajudar, tento facilitar. Depois abusam.

A culpa é só minha.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Qui Abr 20 2017, 00:10

Provavelmente ele também precisa de desabafar e falar sobre essas coisas todas. Mas a partir do momento que te está a deixar a ti em baixo com essas conversas, é necessário dizer chega.

Dos pais também tolero, tendo em conta a idade deles, etc. Mas fartei-me de ouvir problemas dos outros, que depois quando era eu a querer falar de algo, não estavam para me ouvir.

Que acontece se lhe tentares explicar que isso que ele faz não é bom para ti?

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Qui Abr 20 2017, 00:15

Uma coisa é a pessoa falar de problemas, com pais, irmão, trabalho, etc... outra coisa é quando já vem falar dos problemas da prima e do ex-marido da prima...
Há 2 anos que oiço tudo, problemas de familiares, problemas dos amigos, problemas de pessoas que nunca vi... nunca fechei portas (ouvidos) a isso, mas entendi que ontem foram passados todos os limites.

Se eu explicar ele não entende. Diz que eu destilo ódio por todos, que é por isso que não tenho amigos, que sou uma instável, etc, etc... Cansei.

Isso que dizes é exactamente o que sinto: oiço tudo o que querem falar, mas se vou dizer alguma coisa, parece que niguém quer saber de ouvir...

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Qui Abr 20 2017, 00:17

Pois, não pagam na mesma moeda...

Ver perfil do usuário

Mensagem por viper em Sex Abr 21 2017, 14:38

Pessoas que não compreendem vale mais serem afastadas... eu sou mais pelo "vale mais só que mal acompanhado"
Vejo isso muitas vezes, pessoas que querem desabafar mas depois não sabem ouvir. Tenho um vizinho que sempre vou falar de qualquer coisa ele lembra-se doutra história qualquer da vida dele e depois bla bla bla.

viper

Reputação : 15

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Sab Abr 22 2017, 00:31

Sim, mas também não é fácil atirar uma relação de anos, pela janela. Principalmente numa altura em que as coisas já estão complicadas.

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Sab Abr 22 2017, 07:16

Pedro_S escreveu:Sim, mas também não é fácil atirar uma relação de anos, pela janela. Principalmente numa altura em que as coisas já estão complicadas.

Neste caso não é, porque é uma 'paixão' já com 30 anos, que marcou muito toda a minha vida, por ter ficado a pensar que era ele a pessoa certa. Marcou a minha vida, marcou todas as minhas relações, com insatisfação.

À pala desse meu pensamento, beneficiou de um estado de graça, que lhe permitiu achar que podia dizer o que queria e fazer o que queria, sem grandes consequências para ele. Além disso, a vida profissional dele podia conjugar com a minha e os dois trabalharmos juntos, o que seria em si uma solução para o outro meu problema - desemprego aos 40's.

É este salto para o desconhecido, que assusta.

Com ele, teria negócio próprio. Sem ele, vou ter de me virar.

Com ele, teria alguém que já me conhece, não seria uma relação a partir do zero. Sem ele, se quiser ter alguém, vou ter de passar por todas as fases que envolvem conhecer uma pessoa... e já nem falo da dificuldade que será, aparecer alguém, visto que eu não saio para lado nenhum. Ou o fulano me abalroa o carro, nas raras ocasiões em que vou às compras, ou então vai ter de trabalhar como carteiro. Razz

E depois de conhecer, ter de passar pelo nha nha nha todo... e as pessoas esconderem os seus defeitos, esconderem a sua vida e os seus problemas... como a pessoa com quem casei, que estava cheia de dívidas, e nunca falou comigo. Como confiar?...

Como é que alguém que passou por tanta coisa, arranja força para confiar, arranja paciência para conhecer?

...mas voltar ao que estava, isso não pode ser mais.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Dom Abr 23 2017, 15:32

Não arranja. Eu pelo menos não arranjei. Decidi que prefiro ficar sozinho.

Por outro lado, com uma relação assim, com tudo isso como base, acho que vale a pena lutar e fazer um esforço para corrigir o que não funciona e tentar melhorar.

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Dom Abr 23 2017, 15:55

Pedro_S escreveu:..., com uma relação assim, com tudo isso como base, acho que vale a pena lutar e fazer um esforço para corrigir o que não funciona e tentar melhorar.

Mas aí, estaria a ficar numa relação por interesse, por comodismo, de não enfrentar o desconhecido. E isso vai contra tudo o que tenho defendido até agora.

Estou muito confusa.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Dom Abr 23 2017, 17:01

Bem, eu expliquei mal o meu ponto de vista. Não me refiro à situação da conveniência profissional, etc. Falo dos pontos: Relação longa e forte.

No dia que chegar à conclusão que ainda só estão juntos por algum interesse, ou conformismo, é porque chegou a altura de seguirem caminhos separados.

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Dom Abr 23 2017, 17:16

Do lado dele não creio que seja assim tão forte, como ele ou eu imaginámos. Ele vê conveniência, por precisar na vida profissional dele de alguém com o meu perfil.
Seja como fôr, ele pretende que eu viva a vida dele, os problemas dele, ao ritmo dele....tudo isso me esgota. Também tenho uma vida para viver.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro_S em Dom Abr 23 2017, 17:30

E medo de acabar sozinha?

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Dom Abr 23 2017, 17:58

Teremos sempre os gatos. Já tenho uma, aumenta-se o número. cat

Pior do que estar sozinha, é estar contrariada e saber, bem lá no fundo, que o caminho não era aquele.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por lanaKayle em Dom Abr 23 2017, 22:47

Nunca sabemos o caminho, somos pessoas sensiveis, temos medo de machucar os outros e esquecemos que também somos humanos, ai todos pensam que somos forte e que é puro drama, mas sabemos que não. E sabe o caminho é teu, tu fazes o que quiseres, sério, isso é bem dificil na prática e parece que nunca vais chegar lá, mas o caminho é teu. Pelo menos ainda consegues manter o controle, se consegues manter o controle também consegues tomar o controle disso tudo. Depois de tantos anos isso pode parecer uma tortura e é, mas não fique tentando decifrar qual o caminho certo. Só vais encontrar o caminho certo quando souberes onde quer ir, e pelo visto ainda não sabes onde quere ir? sabes?

lanaKayle

Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por 1006 em Dom Abr 23 2017, 22:54

Não sei o que me espera, nem por onde hei-de ir.

Sei que não quero sentir-me oprimida;
quero ter a minha própria identidade;
não andar apenas a viver os problemas dos outros, e a ser consumida por eles;
quero ser respeitada e estimada;
quero honestidade.

Saber isto tudo, já é um caminho. É saber o caminho a não seguir.

1006

Ver perfil do usuário

Mensagem por do Mundo em Qua Maio 10 2017, 01:55

Que raio de conversa a vossa. Não estou de acordo em muitas coisas! Que esperam vocês? Pessoas perfeitas? As outras pessoas não passam de espelhos de nós mesmos. Consegues identificar um problema noutra pessoa? Então pára, reflete (mas reflete com olhos de ver) e identifica o mesmo problema em ti, porque certamente o terás. Depois trata de mudar esse teu aspecto menos positivo. Vais ficar surpreendida ao ver que, ao fazeres isso, estás já a mudar a outra pessoa também.
Ficam a saber que há sim um monte de pessoas amigas, genuínas e bondosas. Não percebo como podem dizer o contrário. Claro que o contrário também existe. Mas este mundo está bem longe de estar perdido. Não percam a esperança, quando menos esperarem.. esbarram com elas ao virar da esquina.. Wink

do Mundo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: