Últimos assuntos
» Ansiedade e ataques de pânico
Ontem à(s) 17:18 por Mónica

» Grupo de Ajuda no WhatsApp
Qua Set 20 2017, 14:26 por vifc79

» EMDR alguém conhece ou já fez?
Qua Set 20 2017, 12:32 por sketch

» comecei com o lyrica
Sab Set 16 2017, 09:15 por Convidado

» Serão meras extrassistoles???!!!
Sex Set 15 2017, 08:03 por Mónica

» Gravidez com ansiedade generalizada
Sex Set 15 2017, 07:45 por Mónica

» Boa noite pessoal
Qua Set 13 2017, 22:53 por Paulo machado

» Hipocondriaca
Qua Set 13 2017, 13:17 por CsaSousa

» AJUDA...ESTOU COM A SENSAÇÃO DE DESMAIO E TONTURAS.
Qua Set 13 2017, 09:00 por Duarte

» Ajuda Financeira - Motivo Doença
Sab Set 09 2017, 21:58 por Tiago de Paula

Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 57 em Qui Maio 25 2017, 20:26

Será que sofro de ansiedade social intensa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Será que sofro de ansiedade social intensa?

Mensagem por SkyBeliever em Dom Jul 15 2012, 11:31

Olá a todos.

Tenho 26 anos, e neste momento sinto-me desorientado e incrivelmente pouco confiante no que o futuro me reserva.

Toda esta desorientação e frustração se deve a um único facto: sou extremamente tímido e nervoso quando estou com pessoas. Quando conheço alguém, sinto que até sou capaz de criar uma primeira boa impressão e projectar uma boa confiança de início. Mas a verdade é que gradualmente e numa questão de pouco tempo, toda esta imagem rapidamente se desconstrói, os meus medos começam a vir ao de cima, a minha mente bloqueia e chego a um ponto que já não sei o que dizer, como reagir ao que me é dito, como continuar uma conversação, como preencher os dolorosos momentos de silêncio.

Esta paranóia de não saber o que falar, de bloqueio mental, progrediu de uma forma tal que neste momento até mesmo um simples café com amigos de longa data dá-me um certo medo. É um medo irracional de parecer estúpido e um falhado em frente às pessoas, e todo este nervosismo faz-me criar um bloqueio mental, a minha mente parece ficar enevoada e lenta de tal forma que tolda o meu raciocínio, e no fim a auto-profecia concretiza-se: sou no fim o rapaz tímido, pouco falador, ao qual as pessoas perguntam "Porque não falas? Estás aborrecido?".

Quando estou numa conversa em grupo, por exemplo, custa-me imenso participar nela. A verdade é que parece que não consigo acompanhar o ritmo da conversação. Quando consigo pensar no que dizer, já outra pessoa tem mudado de assunto ou então antecipa-se e fala primeiro que eu, e assim mantenho-me calado.

Procuro constantemente material de auto-ajuda na Internet para combater este meu problema social, já li vários livros e sites inteiros sobre conversação e combate à timidez sem resultados práticos, convenço-me a mim mesmo que se seguir uma rotina disciplinada de ginásio, boa alimentação e meditação, a minha ansiedade diminui e a minha capacidade de raciocínio aumenta nas conversações com as pessoas, mas nunca é suficiente. Cada vez que saio com amigos, chego a casa frustrado e sozinho porque mais uma vez fui o tímido, o reservado, o nervoso e vou-me abaixo.

Posso-vos também dizer que todo este problema que eu tenho dobra de intensidade quando envolve interacção com o sexo oposto. Tenho 100% certeza que é devido a estes medos e bloqueios sociais que neste momento aos 26 anos, me encontro virgem, sem nunca ter namorado e na realidade não me considero tão feio assim.

Outros pormenores esquisitos sobre mim são:
- sinto uma enorme ansiedade quando escrevo enquanto estou a ser observado por alguém, a minha mão chega mesmo a tremer.
- não consigo urinar quando alguém está por perto (muito raramente uso urinóis públicos, e quando uso é porque tenho a certeza que não está ninguém próximo)
- quando estou num evento social, chego a um ponto a partir de uma certa altura que o meu cérebro entra numa espécie de burn-out e simplesmente o meu raciocínio parece ficar enevoado e não sei o que dizer numa conversa,

Não tenho dinheiro para psicólogos nem psiquiatras, uma vez que ainda sou estudante (estou a acabar mestrado). Ninguém sabe sobre este meu problema, apenas vocês.

Cumprimentos a todos.

SkyBeliever

Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: