Últimos assuntos
» Ansiedade/Fobia Social - Xanax Sintomas
Sex Mar 24 2017, 22:22 por Tiago Neves

» Meu diário enfrentando Depressão e TAG
Qui Mar 23 2017, 19:29 por Jana_10

» Sertralina
Qui Mar 23 2017, 18:48 por Convidado

» 194 dias sem Sedoxil!
Qui Mar 23 2017, 17:27 por Jana_10

» Meu relato de depressão...
Qui Mar 23 2017, 17:26 por Jana_10

» Ansiedade e ataques de pânico
Qua Mar 22 2017, 15:06 por MEB

» Fluvoxamina - efeitos secundários
Ter Mar 21 2017, 12:33 por 1006

» Porque sinto isto desta forma tão estranha?
Ter Mar 21 2017, 12:19 por sombraescura

» Em Nome do Pai, Em Nome do Filho
Seg Mar 20 2017, 00:44 por Vicent_Vega

» Falta de concentração e tonturas
Dom Mar 19 2017, 14:14 por Duarte

Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

Estou a perder a força

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estou a perder a força

Mensagem por Mirror em Seg Jul 30 2012, 09:39

Olá a todos! Sou nova neste fórum e devo confessar que me registei porque senti necessidade de desabafar. Tenho-me sentido muito "aprisionada" e tenho noção que isto me está a afectar mas, o que mais me aflige neste momento é eu não poder fazer nada para sair da situação em que me encontro.

Eu sempre fui uma pessoa um pouco ansiosa mas isso nunca foi algo que me atrapalhasse (pelo contrário, sempre fui muito entusiasmada a planear e realizar tarefas e um pouco de ansiedade acabou por me me lavar a aperfeiçoar muitas das coisas que fiz e ter óptimos resultados) mas sinto que agora começo a ficar afectada pelas circunstâncias com as quais a minha personalidade não sabe lidar... Nunca tive uma vida fácil, mas sempre fui bastante extrovertida, com facilidade em fazer amigos, sempre escolhida no grupo de amigos para ouvir os outros desabafar, etc. Sou casada e eu e o meu marido temos uma relação espectacular. O que está a "dar cabo de mim" é o facto de estar desempregada há 9 meses. E o que piora tudo é que não estou assim porque quero, procuro trabalho todos os dias, vou a entrevistas mas nada... Apesar de ter feito uma licenciatura com boas notas, não sou pessoa de correr apenas atrás de uma coisa. Não me importo de trabalhar em qualquer coisa, mas preciso de um trabalho, algo que me mova, uma rotina, alguma exigência, percebem? E claro, de dinheiro, pois não é com 500 do meu marido que nós nos safamos.

Cada dia que passa me sinto mais ansiosa, muitas vezes com vontade de chorar e não consigo. Não quero mostrar ao meu marido que estou a perder as forças para lutar porque já me custa imenso ele ser o único a trabalhar e a sustentar-me e ainda ter uma paciência de anjo comigo. Ele sabe o quanto me esforço e ele percebe o quão afectada estou. Mas eu não queria que ele ainda tivesse que se preocupar comigo quando ele próprio está infeliz com o seu trabalho. Ele fica muito triste por me ver sofrer e eu tento mudar a cara quando ele chega a casa.

Estou prestes a fazer 30 anos e não consigo encontrar trabalho nem a fazer limpezas. Estou assustada em relação ao futuro porque sei que a única parte activa que posso tomar para resolver o problema é procurar trabalho. Mas o problema só será resolvido se alguém me contratar. Já começo a desmotivar para ir a entrevistas, os familiares também não ajudam pois pensam que não quero trabalhar. É muita pressão e embora eu esteja plenamente consciente da realidade do mercado de trabalho e daquilo que sou e que preciso para me sentir bem (que é trabalhar e sentir-me útil) estou impotente Sad completamente impotente perante esta situação.

Precisava mesmo de desabafar

Mirror

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Estou a perder a força

Mensagem por Vitor em Seg Jul 30 2012, 10:41

Olá

Li com atenção o teu texto e várias coisas despertaram-me a atenção. És uma entre milhares na situação de desemprego. Mas uma coisa não pode acontecer: deixares essa ansiedade aumentar ao ponto de te levar a estados mais graves ou seja a depressão. A linha que separa é muito ténue. E uma vez que entramos em estado depressivo entram as drogas dos medicamentos, que eventualmente poderão impedir-te de trabalhares se surgir algum trabalho. Para além disto quando precisares de largares os medicamentos irás ter o problema do desmame, que é para muita gente um pesadelo em termos de sintomas.

Há uma coisa a teu favor: a idade, és muito nova ainda numa fase cheia de recursos, quer seja no nosso país quer seja lá fora.
Mas antes de tudo tenta controlar essa ansiedade com pensamentos positivos ótimistas. Faz projectos de vida com o teu marido no sentido de encontrar uma solução, porque não emigrar se for possível?!!

Agora tens um problema com a falta de emprego luta para não teres dois problemas. E no futuro quando tiveres emprego, muda a tua personalidade no sentido de seres menos ansiosa, no agir, no falar, no pensar. É uma coisa que leva muito tempo a mudar mas ficamos protegidos para as amarguras que a vida nos vai dando.

As melhoras e continuamos aqui para ajudar
avatar
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 875
Reputação : 81
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estou a perder a força

Mensagem por Mirror em Seg Jul 30 2012, 11:55

Obrigada pela força.
Eu penso que estou tão "desesperada" porque tudo o que tento fazer para melhor a situação não surte qualquer efeito. Emigrar, foi coisa que já tentámos mais do que uma vez e não resultou. Pelo contrário, só veio piorar a nossa situação económica. Há mais de 2 anos que pedimos (continuamente) ajuda a um familiar que está fora de Portugal para ver se conseguíamos sair daqui mas ele já mostrou claramente que não está disposto a ajudar. Como não temos dinheiro para emigrar está fora de questão...
Também já pensei em mil e uma coisas para iniciar o meu negócio (não quero ser rica apenas gostava de ter o básico mesmo) mas sem dinheiro, nada feito. Nem ao microcrédito posso recorrer porque não preencho os requisitos, enfim... Sinto-me encurralada porque já esgotei todas as possibilidades que conhecia.

Ir ao médico para me receitarem psicofármacos não me parece que fosse resolver esta situação, visto que não é isso que me vai "por comida na mesa"... Estou a ser afectada por algo que me é externo e não posso controlar. Quem me dera que isto fosse minha culpa porque, aí, poderia esforçar-me para dar a volta por cima. Mas cada vez me desmotivo mais.

Ir a entrevistas de emprego (quando acontecem) têm sido uma tortura. Os dias a seguir à entrevista à espera que o telefone toque (quando me dizem que vão dar uma resposta seja ela positiva ou negativa) e ele não toca... Enfim, é um tormento. Mas tento, todos os dias, manter-me bem e ser o mais razoável possível, só que sinto que estou a ficar sem força...

Mirror

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estou a perder a força

Mensagem por illest em Seg Jul 30 2012, 12:30

Boas Mirror!

Quanto a situação de ansiedade/desemprego, já somos 2, acabei o meu curso e encontrar emprego é mentira, negas atrás de negas e também todos os dias vou a procura seja que trabalho for, compreendo-te perfeitamente pois algumas pessoas da minha família dizem o mesmo "ele não quer e trabalhar!" pois enganam-se se soubessem o quanto e difícil lidar com a situação do desemprego mais problemas de ansiedade/panico, davam mais valor...

Só me resta desejar-te as melhoras e força para um futuro melhor, nao desistas e não sejas tão negativa, pensa nisto, há sempre alguem pior que nós e que depois da tempestade vem a bonança!

FORÇA cheers
avatar
illest

Mensagens : 49
Reputação : 2
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Estou a perder as forças

Mensagem por Vitor em Seg Jul 30 2012, 12:58

Mirror

A tua situação não é fácil, mas não deixes que a ansiedade se desenvolva e tome conta de ti; com saúde mais tarde ou mais cedo o Sol brilha.
avatar
Vitor
Moderador
Moderador

Mensagens : 875
Reputação : 81
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : Algarve

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estou a perder a força

Mensagem por Mirror em Seg Jul 30 2012, 13:29

Sim. Tenho que ser positiva, eu sei Smile Eu esforço-me bastante por ser, acreditem. Há dias que não consigo. Como hoje, por exemplo. Fui a duas entrevistas há duas semanas nas quais me disseram que dariam uma resposta até ao dia 27 e nenhuma delas deu resposta alguma... Numa delas até elogiaram várias vezes o meu currículo e destacaram diversas pontos fortes em relação a outros candidatos. Mas o telefone não tocou, nem para o sim, nem para o não e isso deixou-me muito triste porque eu decidi hoje "ok não vou ter mais esperança nenhuma" Mas não é fácil.
Eu sei que há muitas pessoas pior do que eu, mas isso não ajuda nada... Pelo contrário, só piora saber que há pessoas em siuações piores...

illest, essas pessoas fazem-me perder a cabeça. Nunca passaram pelo que estamos a passar. É muito difícil lidar com elas. Força para ti também!

Mirror

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estou a perder a força

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum