Últimos assuntos
» Ansiedade/Fobia Social - Xanax Sintomas
Ontem à(s) 22:22 por Tiago Neves

» Meu diário enfrentando Depressão e TAG
Qui Mar 23 2017, 19:29 por Jana_10

» Sertralina
Qui Mar 23 2017, 18:48 por Convidado

» 194 dias sem Sedoxil!
Qui Mar 23 2017, 17:27 por Jana_10

» Meu relato de depressão...
Qui Mar 23 2017, 17:26 por Jana_10

» Ansiedade e ataques de pânico
Qua Mar 22 2017, 15:06 por MEB

» Fluvoxamina - efeitos secundários
Ter Mar 21 2017, 12:33 por 1006

» Porque sinto isto desta forma tão estranha?
Ter Mar 21 2017, 12:19 por sombraescura

» Em Nome do Pai, Em Nome do Filho
Seg Mar 20 2017, 00:44 por Vicent_Vega

» Falta de concentração e tonturas
Dom Mar 19 2017, 14:14 por Duarte

Quem está conectado
15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

As causas da depressão.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As causas da depressão.

Mensagem por psg em Ter Dez 25 2012, 23:44

Cumprimentos a todos.
Este é um assunto que me preocupa e revolta, simultâneamente.
Vou tentar ser o mais sucinto possível.
Sofro de depressão crónica, enfim, não é tão grave como a depressão major, mas sendo arrastada no tempo, os efeitos da doença são difíceis de suportar.
Queria deixar um alerta a todos, acerca daquilo que considero ser a má prática clínica, infelizmente generalizada em Portugal, dentro da prestação de cuidados de saúde psiquiátrica.
Aquilo que vou relatar, de certeza não será estranho à maioria dos participantes do fórum.

Deslocamo-nos a um psiquiatra. Estamos deprimidos até mais não. Converseta de 20 minutos, sobre o trabalho, as relações afectivas, o pai que batia, a mãe que bebia, etc... Resultado final: uma prescrição de psicofármacos, variados, muitas vezes com a admitida tentativa do "experimentar a ver se funciona". Depois, voltamos lá. Não funcionou? Ui, agora o médico ou sobe a dose ou muda de medicamentos. Sobe. Passadas 4 semanas estamos lá, ainda piores, com efeitos secundários mil. Vamos mudar. Nova tentativa, o cenário provavelmente repetir-se-á, em muitos casos, durante anos. E a vida dos pacientes à espera de poder recomeçar.
Não tenho nada contra os antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor, hipnóticos e outros.

A minha revolta prende-se com o protocolo, ou melhor, com a ausência dele, de quando de doenças psiquiátricas falamos.
Qualquer médico psiquiatra tem a obrigação de, antes de prescrever medicações, procurar causas fisiológicas para a depressão.
São inúmeras: tiróide, intoxicações, cortisol, carências nutricionais várias, problemas hepáticos, cardíacos, intestinais (celíacos por ex.), hormonas como cortisol, para-tiroide, infecções. O rol é extenso. Na verdade, se a depressão for causada por um ou mais destes distúrbios, os psicofármacos pouco farão de positivo, pelo contrário, são muitas vezes perniciosos.
Sem resolver estas possíveis causas fisiológicas, não há psicoterapia que resulte.
Quem não ouviu falar de depressão pós-parto? É de origem hormonal, alguns psicofármacos podem ajudar, mas assim que os níveis hormonais se equilibram, ela desaparece. Tenho uma amiga que andou anos deprimida, esgotada. Estava deprimida. Pois estava, devido a nódulos na tiróide que lhe alteraram todo o metabolismo. Outro deprimido durante anos, meu conhecido, só após teste de alergias é que descobriram que tinha intolerância ao glúten. Essa intolerância fazia com qie sofresse de inflamação crónica do intestino, o que não lhe permitia absorver correctamente nutrientes essenciais, para a produção de sorotonina e outros neuro-transmissores. Claro que estava deprimido.

Não me querendo alongar muito mais, quantos de vós foram examinados extensivamente antes de começarem a tomar medicações?
Os vossos psiquiatras abordaram com vocês temas de clínica geral, digestão, urina, sono, tensão arterial?
Algum pediu análises ao fígado e aos rins, pelo menos, para ver se não vos matavam com a toxicidade da maioria das medicamentações?

Gostava que esta mensagem fosse um alerta e por outro lado que desse esperança àqueles que perderam a fé (como eu) nas medicações.

Não sou médico, mas tenho bastantes conhecimentos científicos, prefiro não revelar a minha profissão, até porque o meu nick são as minhas iniciais.

Gostava também que comentassem.

Boa sorte para todos!

psg

Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: As causas da depressão.

Mensagem por Brick em Ter Dez 25 2012, 23:59

O problema não é só em Portugal, será na maioria dos países europeus, estados unidos, etc...

A psiquiatria não tem cura para uma única doença, nem uma única forma de diagnóstico!!!!

De resto tens razão em tudo o que dizes. Há muita gente a sofrer sem necessidade e no fundo nunca foram bem diagnosticadas porque dá trabalho como tal nunca foram bem medicadas.

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)
Brick
Admin
Admin

Reputação : 549

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Mensagem por psg em Qua Dez 26 2012, 00:09

Exacto, não é só em Portugal, infelizmente. Eu por iniciativa própria pedi as análises, e ainda me faltam algumas. Já fiz um pouco de tudo. Até agora tudo normal, mas quantos não existirão nas situações que descrevi? Depois dá-se o contrário, desesperadas com a falta de resultados, muitas pessoas viram-se para tratamentos "alternativos" muitos deles paliativos na melhor das hipóteses, e pura e simplesmente charlatanices, nos piores casos.
A especialização extrema dos ramos da medicina, teve estes efeitos negativos. Aconselho a todos, além do psiquiatra, um bom médico de clínica geral ou interna, um endocrinologista, um nutricionista, pelo menos. É difícil, eu estou ciente disso, mas quanto dinheiro é deitado à rua em terapêuticas ineficazes?

psg

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor em Qua Dez 26 2012, 14:49

Segundo parece, factores genéticos nos pais, também é uma das causas, isto é se um dos parentes padeceu do mesmo mal. No meu caso concreto a minha mãe. Contudo não quer isto dizer que em mim tenha sido o factor genético mas poderá de alguma forma ter sido um elemento "facilitador".

As minhas intervenções neste forum não visam de modo algum substituir o acto médico. Baseiam-se na minha experiência pessoal, de participantes deste forum e de outros. Cabe a cada participante do forum procurar aconselhamento médico, psicólogo ou outro pessoal qualificado.
Vitor
Moderador
Moderador

Reputação : 81

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kreissig2063 em Qua Dez 26 2012, 20:11

olá, psg, eu começava por dizer que o contrário também é verdade... muitos pacientes tomam mil e uma coisa para isto e aquilo, quando se resolvia o problema com um antidepressivo. Aliás mais de metade (há quem diga 90%) dos problemas tem como base desordens psíquicas, sabes que faz parte do "quadro geral" : muitos exames, muitos exames, quero ainda mais exames e aversão aos fármacos . Como tudo na vida a questão resume-se ao bom senso , dizer não aos fundamentalismos e consultar um profissional competente. É evidente que alguns exames são necessários, mas a depressão tem um "quadro" tão característico, que não engana ninguém, se somares a isso uma carga genética (pai, mãe, avô, ou avó, bisavô...), a idade, as circunstâncias da vida, bem o diagnóstico acelera ... Depois é começar com uma dose baixa e acertar as agulhas, hoje há medicamentos muito bons, com poucos efeitos secundários. Tu ao dizer que sofres de uma depressão crónica tens toda uma história e muita experiência da "depre", cada caso é um caso (isto é tão, tão, tão importante) conheço amigos com distimia (julgo que é a isto que te referes quando falas em depressão crónica), que com a posologia mínima conseguem sobreviver, juntando muito "insight" , alimentação racional, "higiene" de vida, amigos e namoradas (companheiras) positivas, exercício físico moderado, psicoterapia, interesse por algo (que nos faça levantar às cinco da manhã se for preciso Very Happy ), ajudar os outros, relaxamento, boa música, acupuntura, religião institucionalizada, ou não, filosofia, história, psicologia, e, e, e, e, e, e, e, e, e, e .......................... outros com circunstâncias desfavoráveis ( é desconcertante, mas a vida às vezes é um euromilhões de azar), pouco "insight", companhias desajustadas e, e, e, e, e, e, e, .................... entram numa espiral complicada de "o que fazer, ao dono desta prenda" ????????? É claro que isto são reflexões muito, muito pessoais e como diz o Brick, não substituem a consulta e as recomendações de pessoal qualificado e habilitado com os certificados e diplomas profissionais legais.

Kreissig2063

Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lolitta em Qua Dez 26 2012, 21:46

Acredito que é preciso muita ponderação....como tudo na vida, há o lado bom e o ruim. Nesses casos realmente é temerário generalizar demais. Muita gente pode estar sendo "mal tratada" por falta de exames clinicos mais abrangentes, mas a depressão existe, é um fato e ela mata. Muitas vezes são os "paleativos" que seguram a onda até que a gnt tenha força pra seguir um caminho que nos leve a cura, mesmo que seja sem medicação. A mente humana ainda é um grande mistério.....talvez ainda nao possamos negar alguns tratamentos, mesmo concordado que nos usam como "cobaias" tantas vezes.

Reputação : 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por psg em Qua Dez 26 2012, 22:49

Obrigado aos 2, pelos comentários. Eu tomo anti-depressivos e benzodiazepinas. Tenho distimia, sou filho de um bipolar(várias tentativas de suicídio) e sobrinho de outro que, infelizmente se suicidou. Tenho perfeita noção da carga genética destas doenças. Como tenho em relação à carga genética dos problemas da tiróide. Plenamente de acordo em relação ao "euromilhões do azar", nesta vida, ao contrário do que se diz, nem toda a gente tem o que merece, e no meu caso, algumas experiências traumáticas, particularmente o fim de uma relação, agravou muito a situação, e cheguei a ter episódios de depressão major e ataques de pânico. Eu sou daqueles cujas análises estão sempre bem, e tomo a minha medicação religiosamente. Sou bastante sociável, posso dizer que tenho muitos amigos e amigas, tenho hobbys, toco guitarra, vou fazendo para não baixar os braços. Aquilo que quis transmitir, é tentarmos combater o empirismo, a alquimia. Quem disser que a maioria dos médicos psiquiatras faz tudo como devia, ou é muito ingénuo ou mente, por alguma razão.

psg

Ver perfil do usuário

Mensagem por psg em Qua Dez 26 2012, 23:00

Errata: eu queria dizer aos 3!! Smile

psg

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lolitta em Qua Dez 26 2012, 23:07

psg escreveu:Errata: eu queria dizer aos 3!! Smile
As vezes, na maioria delas, eu acho que nem os psiquiatras sabem exatamente o que fazem....vira e mexe um novo estudo mostra que algo tido como maravilhoso causa mais danos que beneficios....
Particularmente eu acredito em energias, em "algo mais" e também acho que a mente tem um poder imenso, afinal, a minha colocou minha vida abaixo de um dia pro outro....e que nem tudo se explica racionalmente. Bom...eu acho isso.... Smile

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Qua Dez 26 2012, 23:16

sim, muita gente se trata só com a parte espiritual Smile não tenhas medo de falar.

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)
Brick
Admin
Admin

Mensagem por Lolitta em Qua Dez 26 2012, 23:59

sim...nao é por medo de falar nao...rsrs
A espiritualidade ajuda muito, seja ela como for ou o nome que tenha, é capaz de nos modificar por completo. Só que tambem nao é facil, é um longo caminho e requer dedicaçao, abdicaçao e muita fé.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Qui Dez 27 2012, 00:17

Certo e disciplina que é coisa que me falta

Brick
Admin
Admin

Mensagem por Lolitta em Qui Dez 27 2012, 00:23

Brick escreveu:Certo e disciplina que é coisa que me falta

Vc ainda toma remedio? Ou se nao, como conseguiu sair da medicaçao?

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Qui Dez 27 2012, 09:24

Não tomo nada mas também não sei como sobrevivi ao desmame. Só pensava em suicidar me

Brick
Admin
Admin

Mensagem por Lolitta em Qui Dez 27 2012, 10:32

Brick escreveu:Não tomo nada mas também não sei como sobrevivi ao desmame. Só pensava em suicidar me
você já falou sobre isso aqui no forum que eu possa ler? Como foi o desmame, quais as medicações que deixou, o que vc fazia? Queria saber como fazer pra passar por isso....estou tentando deixar, mas é dificil, dores de cabeça, enjoos constantes, oscilação de humor que irrita e, o pior de todos pra mim, a porcaria dos choques eletricos pelo corpo...é o q mais me da vontade de "arrancar" a cabeça. Tem alguma coisa que ameniza, ou é aguentar mesmo e esperar acabar?

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Qui Dez 27 2012, 12:33

a minha história há-de andar por aí, mas nao encontro.

tomava valium e paroxetina, andei 3 anos para largar ambos, portanto foi um desmame lento. também tive choques, foi um dos primeiros sintomas, o que aliviava era o omega 3.

os piores sintomas foram a ansiedade e depressão que nunca tinha sentido antes. passados 5 anos ainda sinto fadiga e alguma ansiedade, mas nada a ver com o que senti.

Brick
Admin
Admin

Mensagem por Lolitta em Qui Dez 27 2012, 22:59

Brick escreveu:a minha história há-de andar por aí, mas nao encontro.

tomava valium e paroxetina, andei 3 anos para largar ambos, portanto foi um desmame lento. também tive choques, foi um dos primeiros sintomas, o que aliviava era o omega 3.

os piores sintomas foram a ansiedade e depressão que nunca tinha sentido antes. passados 5 anos ainda sinto fadiga e alguma ansiedade, mas nada a ver com o que senti.
Vc levou 3 anos pra parar depois de toma-los qnt tempo? Pq começou a toma-los? o q vc faz hj em dia pra relaxar ou algo assim? Sinta a vontade pra responder....é q a gnt fica querendo saber como os outros conseguiram pra tentar e segurar a onda, enfim.....tem dia q é infindável....

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Qui Dez 27 2012, 23:54

eu tomei diazepam 1 mes e fiquei agarrado, tomei para um lombalgia.
depois vieram as tonturas e as ansiedades, o medico receitou me paroxetina para largar o diazepam, mas fiquei agarrado aos 2. Depois fiz um desmame lento do diazepam com acupunctura e correu bem, depois a aproxetina +e que foi muito complicado. larguei 2mg a cada 2 semanas, mas a meio nao aguentei e comecei de novo. Hoje para relaxar durmo, tomo chás de camomila, mas ainda tenho alguns problemas neurológicos, provocados pelo desmame, mas hão-de passar como passaram os outros 35475894 sintomas.

Brick
Admin
Admin

Mensagem por Lolitta em Sex Dez 28 2012, 20:13

Diazepam pra lombalgia??? que estranho...nunca ouvi dizer que diazepan servia pra lombalgia, a menos que o medico tenha pensado que a lombalgia era somatizaçao, sei lá...Era psiquiatra esse medico que te receitou as medicaçoes? enfim...
Depois de tanto tmpo vc ainda ter sintomas, realmente é complicado, mas uma hra vai passar....tb tenho essa certeza.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Sex Dez 28 2012, 23:20

Não, foi um neurologista. Os diazepams e afins são relaxantes musculares e são usados com esse fim, para lombalgias, tendinites, etc... acredita que muitagente ficou agarrada sem terem qualquer problema "mental".

Eu espero que sim, se bem que também começo a achar que estes sintomas que restam serão permanentes.

Brick
Admin
Admin

Mensagem por Lolitta em Sab Dez 29 2012, 09:42

Pois é....como é uma medicaçao que tem enormes chances de causar dependencia, costuma-se usar outros relaxantes musculares e/ou antinflamatorios pra tratar musculos e articulaçoes.....que zica essa sua, hein?! por causa de uma lombalgia....exageiro msm...ainda bem que vc saiu disso!!!

Ver perfil do usuário

Mensagem por Brick em Sab Dez 29 2012, 11:59

saí da medicação, mas foi muito complicado, o tempo tudo cura!

Brick
Admin
Admin

Mensagem por bichobrabo em Sab Dez 29 2012, 12:48

Lolitta escreveu:Diazepam pra lombalgia??? que estranho...nunca ouvi dizer que diazepan servia pra lombalgia, a menos que o medico tenha pensado que a lombalgia era somatizaçao, sei lá...Era psiquiatra esse medico que te receitou as medicaçoes? enfim...
Depois de tanto tmpo vc ainda ter sintomas, realmente é complicado, mas uma hra vai passar....tb tenho essa certeza.

As benzodiazepinas são relaxantes musculares, além de melhorarem a curto prazo os padrões de sono. Poderão ter a sua utilidade em lesões músculo-esqueléticas. Mas sempre em tratamentos de poucos dias.
bichobrabo
Moderador
Moderador

Reputação : 131

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lolitta em Sab Dez 29 2012, 12:57

é que aqui no brasil nao se usa como relaxante muscular....por isso estranhei Wink

Ver perfil do usuário

Mensagem por bichobrabo em Sab Dez 29 2012, 13:02

Na bula acho que não consta como relaxante muscular. Mas há muita gente a usá-lo pelo mundo fora.
bichobrabo
Moderador
Moderador

Reputação : 131

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: