Últimos assuntos
» Ansiedade e ataques de pânico
Hoje à(s) 14:50 por trotsky

» Companheira Depressão
Hoje à(s) 14:47 por Jana_10

» Meu diário enfrentando Depressão e TAG
Hoje à(s) 14:39 por Jana_10

» Tudo a voltar outra vez
Ontem à(s) 23:20 por Sonkinha

» Brintellix (vortioxetina)
Seg Mar 27 2017, 18:30 por xandecool

» Ansiedade/Fobia Social - Xanax Sintomas
Seg Mar 27 2017, 16:06 por 1006

» Sertralina
Qui Mar 23 2017, 18:48 por Convidado

» 194 dias sem Sedoxil!
Qui Mar 23 2017, 17:27 por Jana_10

» Meu relato de depressão...
Qui Mar 23 2017, 17:26 por Jana_10

» Fluvoxamina - efeitos secundários
Ter Mar 21 2017, 12:33 por 1006

Quem está conectado
18 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 18 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 52 em Sab Fev 01 2014, 18:10

As causas da depressão.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: As causas da depressão.

Mensagem por bichobrabo em Sab Dez 29 2012, 13:05

NA wiki aparece isto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diazepam
bichobrabo
Moderador
Moderador

Reputação : 131

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lolitta em Sab Dez 29 2012, 13:07

bichobrabo escreveu:NA wiki aparece isto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diazepam
Pois é, menino, fiquei impressionada.....acho isso meio errado....essa medicação já nao deveria ser tao usada assim, pra doenças que podem ser tratadas de forma "menos arriscada"...eu acho.

Reputação : 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por bichobrabo em Sab Dez 29 2012, 13:13

Menino, qual menino? Talvez mais marmanjão Laughing

Se for durante poucos dias, os riscos são mínimos. O problema das benzodiazepinas são o uso continuado.
bichobrabo
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lolitta em Sab Dez 29 2012, 13:18

;D

Reputação : 12

Ver perfil do usuário

Mensagem por joeloliveirapsi em Seg Jan 14 2013, 19:28

Olá a todos!

Em relação às causas da depressão, são muitas e variadas, sendo muito difícil, ou mesmo impossível de determinar exatamente o que causou uma depressão. Mesmo quando houve um acontecimento específico que despoletou um episódio depressivo, essa pessoa apresentava já anteriormente algumas vulnerabilidades (fisiológicas, genéticas, relacionadas com a história familiar, etc).

A medicação - bem prescrita e com a toma sujeita a avaliações psiquiátricas regulares - tem um papel importantíssimo na estabilização do humor, mas essa é só uma parte do tratamento, a do alívio dos sintomas. A psicoterapia é absolutamente indispensável para abordar a outra parte, a das raízes. Como psicólogo, tenho visto a medicação criteriosamente prescrita operar verdadeiros milagres, mas apenas como um estabilizador, que torna possível a pessoa envolver-se e colaborar no processo psicoterapêutico e não como uma solução definitiva. Quanto às más práticas, há-as em todas as áreas de atividade, mas isso não deve ser motivo de generalizações: na maior parte dos casos que conheço, a intervenção psiquiátrica foi competente, eficaz e bem sucedida.

Votos de rápidas e efetivas melhoras para todos!

Joel Oliveira

visite o meu site: joeloliveirapsi.org
joeloliveirapsi

Reputação : 5

Ver perfil do usuário http://www.joeoliveirapsi.org

Mensagem por Brick em Seg Jan 14 2013, 20:18

Olá Joel.

ainda bem para esses casos que conheces, pois a maioria de nós já passou por aí e não concorda. A psiquiatria deveria ser a ultima opção, mas infelizmente é a primeira. Actua depressa, actua, mas depressa e bem não há quem.

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)
Brick
Admin
Admin

Reputação : 549

Ver perfil do usuário http://www.ansiosos.org

Mensagem por bichobrabo em Seg Jan 14 2013, 21:39

Bem -vindo Joel

O que escreve faz sentido e com certeza que há casos de sucesso. O problema é que o uso ISRS, benzodiazepinas e outros envolvem riscos elevados, as coisas podem correr mal de muita maneira e os casos não se contam pelos dedos.

De maneira geral, os médicos psiquiatras não sabem fazer a retirada dos medicamentos. Elaboram esquemas de redução que reprovariam qualquer estudante da área da saúde nas cadeiras de farmacologia. E percebe-se porquê, pois os fabricantes afirmam que os novos medicamentos não causam dependência. Os médicos limitam-se a cumprir o manual de instruções fornecido pelas farmacêuticas.

Depois ainda há a questão de se receitarem estes medicamentos a torto e a direito, sem se tentarem primeiro alternativas menos perigosas.

Eu acredito piamente no trabalho que o doutor faz, pois após a toma de benzodiazepinas durante quase 15 anos, só resolvi o meu problema educando-me, mudando atitudes e a postura perante a vida. Ainda o faço agora, num processo longo que vai a caminho do 3.º ano após desmame e prolongar-se-á, provavelmente, até ao resto da minha vida.

De fato, a maior parte dos casos de depressão e ansiedade resolve-se assim, através de "reeducação". Os medicamentos terão o seu papel nos casos mais complicados e aparentemente inexplicáveis. Nunca de uma maneira generalizada, como interessa ao lobbie das farmacêuticas.

bichobrabo
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por joeloliveirapsi em Ter Jan 15 2013, 00:37

Brick escreveu:Olá Joel.

ainda bem para esses casos que conheces, pois a maioria de nós já passou por aí e não concorda. A psiquiatria deveria ser a ultima opção, mas infelizmente é a primeira. Actua depressa, actua, mas depressa e bem não há quem.

Olá Brick, prazer em conhecê-lo!
Com certeza que há gente neste forum com uma bagagem de más experiências com a psiquiatria, e respeito muito o sofrimento dessas pessoas. Como eu disse, nos casos que reencaminhei para psiquiatria (e convém dizer que reencaminho para um psiquiatra muito experiente e da minha total confiança), a maior parte foram de sucesso. Mas também conheço em primeira mão histórias de insucesso, e, convivendo com essas pessoas de perto, sei que são experiências extremamente dolorosas. Mas Brick, em perturbações como a depressão, existem alterações químicas ao nível do cérebro que simplesmente não se resolvem de outra forma a não ser com tratamento psiquiátrico. Agora, como eu disse, esse é apenas o primeiro passo. É indispensável juntar á medicação um processo psicoterapêutico que pode durar alguns meses ou mesmo anos, nos casos mais graves.
Por isso concordo consigo, depressa e bem não há quem. Só que a medicação não é suposto resolver o problema todo, mas criar condições psicofisiológicas para a terapia que, essa sim, é eficaz.
Um abraço

joeloliveirapsi

Mensagem por joeloliveirapsi em Ter Jan 15 2013, 00:48

bichobrabo escreveu:Bem -vindo Joel

O que escreve faz sentido e com certeza que há casos de sucesso. O problema é que o uso ISRS, benzodiazepinas e outros envolvem riscos elevados, as coisas podem correr mal de muita maneira e os casos não se contam pelos dedos.

De maneira geral, os médicos psiquiatras não sabem fazer a retirada dos medicamentos. Elaboram esquemas de redução que reprovariam qualquer estudante da área da saúde nas cadeiras de farmacologia. E percebe-se porquê, pois os fabricantes afirmam que os novos medicamentos não causam dependência. Os médicos limitam-se a cumprir o manual de instruções fornecido pelas farmacêuticas.

Depois ainda há a questão de se receitarem estes medicamentos a torto e a direito, sem se tentarem primeiro alternativas menos perigosas.

Eu acredito piamente no trabalho que o doutor faz, pois após a toma de benzodiazepinas durante quase 15 anos, só resolvi o meu problema educando-me, mudando atitudes e a postura perante a vida. Ainda o faço agora, num processo longo que vai a caminho do 3.º ano após desmame e prolongar-se-á, provavelmente, até ao resto da minha vida.

De fato, a maior parte dos casos de depressão e ansiedade resolve-se assim, através de "reeducação". Os medicamentos terão o seu papel nos casos mais complicados e aparentemente inexplicáveis. Nunca de uma maneira generalizada, como interessa ao lobbie das farmacêuticas.

Concordo em absoluto, há um exagero na prescrição. Na minha opinião é absurdo, por exemplo, os médicos de família prescreverem o tipo de medicamentos que referiu. Inclusivamente, nas depressões mais leves ou em estádios mais precoces, a psicoterapia pode ser suficiente, dizem os estudos. Mas como eu disse em resposta ao Brick, nas perturbações depressivas instaladas, há alterações neuroquímicas que são muito difíceis de normalizar sem medicação. A medicação bem prescrita é extremamente útil para rapidamente repor os níveis e criar condições para a reeducação de que fala.
Desejo-lhe a continuação de uma recuperação vitoriosa!

joeloliveirapsi

Mensagem por Brick em Ter Jan 15 2013, 14:21

joeloliveirapsi escreveu:
Brick escreveu:Olá Joel.

Olá Brick, prazer em conhecê-lo!
Com certeza que há gente neste forum com uma bagagem de más experiências com a psiquiatria, e respeito muito o sofrimento dessas pessoas. Como eu disse, nos casos que reencaminhei para psiquiatria (e convém dizer que reencaminho para um psiquiatra muito experiente e da minha total confiança), a maior parte foram de sucesso. Mas também conheço em primeira mão histórias de insucesso, e, convivendo com essas pessoas de perto, sei que são experiências extremamente dolorosas. Mas Brick, em perturbações como a depressão, existem alterações químicas ao nível do cérebro que simplesmente não se resolvem de outra forma a não ser com tratamento psiquiátrico. Agora, como eu disse, esse é apenas o primeiro passo. É indispensável juntar á medicação um processo psicoterapêutico que pode durar alguns meses ou mesmo anos, nos casos mais graves.
Por isso concordo consigo, depressa e bem não há quem. Só que a medicação não é suposto resolver o problema todo, mas criar condições psicofisiológicas para a terapia que, essa sim, é eficaz.
Um abraço

Será que existem? por quê? Como diagnosticar? Como tratar a situação? Infelizmente nenhuma destas perguntas tem resposta. A maior parte da medicação tem uma eficácia de 40%, o placebo tem a mesma eficácia, em certos antidepressivos até é superior.

Não sou médico! Todas as informações prestadas sobre desmames têm como base uma experiência pessoal com antidepressivos e ansiolíticos e não substituem as recomendações dadas por pessoal qualificado!(Psiquiatra ou Médico de Família)
Brick
Admin
Admin

Mensagem por joeloliveirapsi em Qua Jan 16 2013, 02:49

Brick, sem querer ser demasiado argumentativo, essas perguntas têm resposta, apesar de nem tudo ser preto ou branco. Quando uma depressão é diagnosticada, sabe-se que existe uma química cerebral disfuncional subjacente. Não se sabe se as disfunções neuroquímicas são causa ou consequência ou ambas, é certo, mas o que interessa é, primeiramente, repôr os níveis. Essa reposição consegue-se através dos anti depressivos, que atuam exatamente aí.
O efeito placebo é real, e como já disse, em muitos casos de depressões mais leves ou em fase inicial, a psicoterapia seria suficiente e a medicação seria desnecessária. Aqui o efeito placebo é uma realidade incontornável. O mesmo não se poderá dizer de estados depressivos profundos, em que a pessoa se encontra extremamente debilitada. Aqui os medicamentos podem ser de grande valor.
Não me interprete mal, Brick. Eu não sou adepto incondicional da medicação, mas acredito pela minha experiência que esta tem o seu papel e o seu lugar no tratamento e que não pode ser descartada como algo inerentemente maléfico, apesar do mau uso que dela é feito muitas vezes.

joeloliveirapsi

Mensagem por Brick em Qua Jan 16 2013, 12:28

Ok. Mesmo que haja desregulação dos neurotransmissores, achas que tomando antidepressivos vai resolver o problema?

Por exemplo, está provado que a utilização de benzodiazepinas reduz significativamente os níveis de magnésio e outras vitaminas no organismo, achas que se introduzir um antidepressivo, que é o que os médicos fazem, vou resolver o problema "químico"?

Está também provado que a utilização de antidepressivos SSRI reduz os niveis de acetilcolina e desregula outros neurotransmissores.

O grande problema está aqui, no pós antidepressivo, pois ambos sabemos que os antidepressivos até podem ajudar durante um curto período de tempo, e depois? Troca e baldroca, ou retiradas maradas que levam a quê? tiroteios nos states, suicidios e homicidios muitas vezes sem razão aparente.

Quando comecei o tratamento com o seroxat pensei que podia controlar o universo, fazia coisas que nunca pensei poder fazer, era tudo maravilhoso e rapidamente tudo se transformou num autêntico inferno. Sei bem que sou um caso raro, mas não tão raro assim. Este forum não existe por acaso, o paxilprogress não existe por acaso, a GSK não foi condenada em 4mil milhões de dólares por acaso...

Joel, como psicólogo podes tornar-te ainda melhor profissional se te abrires mais um pouco e esquecer o que vem nos manuais. Aquilo que defendes faz parte de um passado negro da psiquiatria que só mesmo os psiquiatras defendem. Passa por aqui, passa pelo paxilprogress, passa por outros foruns do género e lê os comentários reais de pessoas reais, não de manuais ou ensaios clínicos tendenciosos. Não estou a dizer que estás errado, apenas acho que estás completamente fora da realidade.

Brick
Admin
Admin

Mensagem por joeloliveirapsi em Qua Jan 16 2013, 23:57

Ok, Brick, percebo que a sua experiência foi realmente dolorosa. Mas gostava de perceber melhor qual a atitude que adotou em relação aos psicofármacos...fala de um passado negro da psiquiatria. Mas o que entende por presente da psiquiatria? E que atitude recomenda em relação aos psicofármacos? Com certeza não defende a sua abolição...?

Lembro-lhe que as más experiências que temos com alguma coisa muitas vezes nos levam a generalizar, perigosamente. E algumas pessoas reais deste e de outros fóruns relatam experiências que - não sendo boas, porque nenhuma experiência psicopatológica é boa - mostram que os fármacos têm efetivamente um papel regulador que é benéfico quando limitado no tempo. Ou seja, há relatos positivos de uma utilização temporária da medicação. O desmame nunca é fácil mas por vezes o problema é que, em vez de ser orientado e acompanhado por um profissional, é feito por conta própria. E os riscos são enormes, como referiu.

Quanto ao que eu falo, baseio-me nos manuais sim, mas também na minha experiência com pessoas reais. Por isso asseguro-lhe que estou bastante dentro da realidade Smile

joeloliveirapsi

Mensagem por joanaalex em Qui Jan 17 2013, 00:05

Os AD's só têm um efeito significativo nas depressões profundas, isso já está mais que provado. Em depressões menos graves não passam de um Placebo, mas este circo de prescrever este tipo de medicação a qualquer um que se queixe disso não pára.

joanaalex

Reputação : 20

Ver perfil do usuário

Mensagem por joeloliveirapsi em Qui Jan 17 2013, 10:43

joanaalex escreveu:Os AD's só têm um efeito significativo nas depressões profundas, isso já está mais que provado. Em depressões menos graves não passam de um Placebo, mas este circo de prescrever este tipo de medicação a qualquer um que se queixe disso não pára.

É verdade Joana! E infelizmente tenho testemunhado o drama de pessoas que vão ao médico de família queixar-se que dormem mal ou andam tristes por algo na sua vida que não está bem e que não conseguem gerir, e a resposta é quase invariavelmente um ansiolítico e/ou anti depressivo. Caiu-se neste exagero. Entretanto, o apoio psicológico - do qual sou adepto (ou não fosse eu psicólogo Smile ) apesar de existirem más práticas como em qualquer outra área - é relegado para um plano secundário e desnecessário. A Ordem dos Psicólogos tem lutado precisamente contra isso, dado que a primeira resposta deve ser, sem sombra de dúvida, a psicoterapia.

joeloliveirapsi

Mensagem por Brick em Qui Jan 17 2013, 11:18

Olá Joel!

Com certeza não defende a sua abolição...?

A minha opinião é clara neste sentido, alguns medicamentos da classe dos SSRI como o seroxat, cipralex,deviam ser retirados imediatamente do mercado.
Defendo o mesmo para alguns ansioliticos como o xanax.

O desmame nunca é fácil mas por vezes o problema é que, em vez de ser orientado e acompanhado por um profissional, é feito por conta própria.
O problema é que os profissionais deste tipo de medicamentos são os delegados de informação médica e não me parece que eles saibam sequer o que quer dizer a palavra desmame.
Os médicos vão inventando a treta do dia sim dia não, por vezes até funciona e eles ficam todos felizes e contentes.

Sei que está dentro da realidade mas ofereça outras alternativas aos seus pacientes para além da psiquiatria, esta só mesmo em última instância.

Brick
Admin
Admin

Mensagem por joeloliveirapsi em Qui Jan 17 2013, 11:57

Brick escreveu:
Sei que está dentro da realidade mas ofereça outras alternativas aos seus pacientes para além da psiquiatria, esta só mesmo em última instância.

Estamos de acordo em relação a isso Brick, é mesmo o último recurso. acima de tudo acredito na relação terapêutica e num processo de ajuda, e não numa pílula milagrosa.

É inegável que há interesses económicos por trás da generalização da prescrição de psicofármacos. No que me diz respeito, tudo farei para combater a ideia de que esses medicamentos são inofensivos e a resposta para toda e qualquer maleita, como o nossso sistema de saúde parece defender. Um abraço

joeloliveirapsi

Mensagem por bichobrabo em Qui Jan 17 2013, 13:34

O desmame nunca é fácil mas por vezes o problema é que, em vez de ser orientado e acompanhado por um profissional, é feito por conta própria.

Olá Joel

Já se deve ter apercebido, na articulação que faz com a maioria dos psiquiatras que, independentemente da meia-vida do medicamento, são elaborados desmames em que o doente toma a dose de 2 em 2 dias, 3 em 3 dias, alargando progressivamente este período. Esta prática é muito comum.

Passando a analogia grosseira, estes esquemas são quase o mesmo que tentar que alguém agarrado ao cavalo (heroína) deixe a droga dando um xuto de 2 em 2 e de 3 em 3 dias, como se atenuassem os sintomas de abstinência. Antes pelo contrário, desta maneira é mais difícil deixar a droga em questão.
Até para a heroína, há um substituto, que na realidade não é mais que um análogo com propriedades semelhantes, mas com a vantagem de ter uma meia vida mais longa (metadona). Assim minimiza-se a ressaca ao mesmo tempo que se faz uma redução lenta.

Este princípio deve ser aplicado a quase todos os medicamentos psiquiátricos. Existem inclusive apresentações diferentes do mesmo princípio activo (líquidas, por exemplo), que permitem um fraccionamento mais exacto da dose a par de uma redução lenta. No caso de benzodiazepinas de meia vida curta, poderão e deverão ser substituídas pela dose equivalente de uma benzodiazepina de meia vida longa, num processo gradual.
bichobrabo
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: